Recordar: momentos-chave ao longo de 25 anos de Parceria UA-UE

Em 2025, a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) celebram 25 anos da sua parceria única e bem-sucedida (#AUEU25). 

O acordo político formal entre as organizações proporcionou oportunidades inestimáveis para ambos os continentes desenvolverem os seus laços económicos, culturais e políticos.

Segue-se uma rápida passagem pelos principais marcos e concretizações desta viagem de 25 anos:

3-4 de abril de 2000: A primeira cimeira no Cairo, Egito

Intitulada «Uma nova dimensão para a nossa parceria global para o século XXI», a primeira Cimeira África-UE estabeleceu o quadro para um diálogo construtivo com os líderes de ambas as partes que se comprometeram, em primeiro lugar, a reforçar os laços políticos, económicos e culturais.

Principal resultado:

Estabeleceu as bases para uma parceria a longo prazo entre a África e a Europa assente em valores comuns, na igualdade, no respeito mútuo e na cooperação.

Dezembro de 2007: Cimeira de Lisboa, Portugal

A Cimeira de Lisboa constituiu um ponto de viragem na parceria, após a criação da União Africana (UA) e ao seu programa económico.

Principal resultado:

  • Adoção da Estratégia Conjunta África-UE, o primeiro quadro de cooperação a longo prazo.
  • Criação de uma estrutura institucional e de mecanismos de financiamento para as ações-chave.

Novembro de 2010: Cimeira de Trípoli, Líbia

Denominada «Interligar a UE e África», a terceira cimeira centrou-se no crescimento económico e na criação de emprego, salientando a importância de laços económicos mais fortes e da integração regional.

Principal resultado:

  • Adoção da Declaração de Trípoli, que incluía o segundo Plano de Ação (2011-2013) para a Estratégia Conjunta África-UE.
  • Reforço da cooperação em oito domínios temáticos, incluindo a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável.
  • Adoção da Declaração Conjunta sobre as Alterações Climáticas para reafirmar o seu empenhamento na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e no Protocolo de Quioto.

Abril de 2014, Cimeira de Bruxelas, Bélgica

Com o título «Investir nas pessoas, na prosperidade e na paz», a quarta cimeira centrou-se no desenvolvimento do capital humano, no crescimento económico e na paz, com especial destaque para a criação de oportunidades para os jovens através da educação e da formação.

Principal resultado:

  • Adoção de um roteiro para as relações UE-África (2014-2017).
  • A maior Cimeira UA-UE de sempre, com a participação de 90 delegações.

Novembro de 2017, Cimeira de Abidjan, Costa do Marfim

Uma cimeira centrada na juventude. Com os jovens no centro da parceria, a UA e a UE afirmaram o seu papel na promoção do crescimento inclusivo e do desenvolvimento sustentável.

Principal resultado:

  • Reconhecimento de quadros mundiais, como a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.
  • Foco no alinhamento das prioridades com a Agenda 2063 de África.
  • A quarta Cimeira da Juventude África-Europa reuniu 120 dirigentes juvenis, que apresentaram recomendações para a cimeira.

 

Summit grouping prepares to meet the media with EU flag in the foreground.

Fevereiro de 2022, Cimeira de Bruxelas, Bélgica

Com o tema «Uma Visão Conjunta para 2030», a cimeira proporcionou um compromisso renovado para com a solidariedade, a segurança e o desenvolvimento sustentável.

Principal resultado:

As duas União adotaram uma visão conjunta para 2030, alinhada com a Agenda Africana 2063 e as prioridades políticas da UE.

Olhar para a frente: 7a Cimeira UA-UE

Na perspetiva da 7a Cimeira, a parceria continua a ser um farol de cooperação e progresso, centrado principalmente em quatro pilares: Prosperidade, Paz, Pessoas e Planeta.

Ao longo dos últimos 25 anos, a parceria UA-UE evoluiu para um quadro sólido de colaboração. Desde o seu início no Cairo, em 2000, até à adoção, em 2022, de uma visão conjunta para 2030, a África e a Europa reforçaram os seus laços para abordar desafios mundiais, com um forte empenho no multilateralismo, e para criar mais oportunidades para os seus cidadãos.

2025 será outro marco importante, com a reunião dos líderes africanos e europeus no formato ministerial, em 21 de maio, em Bruxelas, e de chefes de governo na cimeira a realizar em África. 

Mantenha-se informado, acompanhando o #AUEU25