Mulheres prontas para liderar a transformação digital na América Latina e nas Caraíbas

A Rede de Mulheres Líderes em Política Digital UE-ALC é uma iniciativa que faz parte da Aliança Digital UE-ALC para promover a liderança das mulheres na formulação de políticas digitais inclusivas.

Fotografia de família: lançamento da Rede de Mulheres Líderes em Política Digital UE-ALC durante o Diálogo Político UE-ALC sobre Conectividade, Santiago do Chile, novembro de 2024

Colmatar as disparidades entre homens e mulheres é fundamental para colmatar o fosso digital. A expansão das competências digitais e dos perfis profissionais das mulheres significa que estas se tornarão agentes de mudança na transição digital. Isto tem potencial para ser particularmente poderoso na digitalização da administração pública se as mulheres forem incentivadas e apoiadas a assumir um papel de liderança.

É este o objetivo da Rede de Mulheres Líderes em Política Digital UE-ALC, que se reuniu virtualmente em 11 de abril para a sua reunião inaugural, com a presença da Vice-Ministra das Telecomunicações do Equador, Vicenta Macías, e da Embaixadora da UE no Equador, Jekaterina Dorodnova. O público feminino foi constituído por representantes governamentais de alto nível do Belize, Brasil, Colômbia, Chile, República Dominicana, Equador, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Trindade e Tobago e Uruguai. Por parte da UE, realizou-se um evento inaugural em 31 de março, durante as Jornadas da Cooperação da UE em Bruxelas, com a participação virtual da Vice-Ministra Vicenta Macías.

«Hoje não estamos apenas a lançar uma rede. Estamos a lançar uma mensagem. Uma mensagem às nossas instituições, às nossas comunidades, às nossas jovens mulheres: Que a liderança das mulheres é essencial para um futuro digital mais justo, mais ético e mais inclusivo.» Vicenta Macías, Vice-Ministro das Telecomunicações do Equador

A rede, que faz parte da Agenda de Investimento Global Gateway e da Aliança Digital UE-ALC, pretende ser um mecanismo formal de cooperação birregional que garanta a representação, a participação e a colaboração das mulheres líderes no domínio da política digital. Procura integrar plenamente as perspetivas de género na conceção, governação e execução dessas políticas em toda a região da ALC. A rede promoverá espaços para o intercâmbio de boas práticas, atividades de mentoria e ligação em rede e a execução de programas de reforço das capacidades. A este respeito, visa igualmente gerar sinergias a nível mundial, tirando partido das oportunidades de envolvimento e participação em eventos e fóruns internacionais.

«A União Europeia continua plenamente empenhada em apoiar esta rede enquanto iniciativa emblemática da Aliança Digital UE-ALC, uma vez que colmatar o fosso digital entre homens e mulheres não é apenas uma questão de igualdade, mas também de inovação e inclusão.» - Jekaterina Dorodnova, Embaixador da UE no Equador


Um dos objetivos a curto prazo da rede é adotar um «apelo à ação» na perspetiva da próxima Cimeira CELAC-UE, a realizar em Santa Marta, Colômbia, em 9 e 10 de novembro de 2025.

No contexto atual, em que a agenda de género é cada vez mais desafiada, a Rede de Mulheres Líderes em Política Digital UE-ALC está determinada e empenhada em impulsionar uma transformação digital inclusiva na ALC e na UE que inspire o mundo.

Antecedentes


A Rede de Mulheres Líderes em Política Digital UE-ALC é uma iniciativa no âmbito da Aliança Digital UE-ALC e da sua componente «Conectividade significativa». Foi lançado em novembro de 2024 no Chile, durante o diálogo político de alto nível UE-ALC sobre conectividade. A iniciativa inspira-se na Rede Mundial de Mulheres Ministras do Setor Digital (UIT/BMZ) e complementa a iniciativa global planeada pela Comissão Europeia, Women Leadership in the Public ICT Sector (Liderança das Mulheres no Setor Público das TIC).

Aliança Digital UE-ALC

A Aliança Digital UE-ALC foi lançada em março de 2023, em Bogotá, no âmbito da Agenda de Investimento Global Gateway, e representa a determinação política dos 27 Estados-Membros e dos 24 países da ALC em colaborarem estreitamente em questões digitais fundamentais através de iniciativas conjuntas, promovendo uma transformação digital centrada nas pessoas em ambas as regiões. Os diálogos políticos representam um pilar importante da Aliança Digital UE-ALC, proporcionando uma plataforma para um diálogo estruturado entre as duas regiões sobre questões prioritárias para a cooperação digital, a fim de reforçar a sua autonomia estratégica e o seu crescimento económico. 

Os países participantes emitiram uma declaração conjunta no contexto da Cimeira UE-CELAC de julho de 2023, na qual se comprometeram a manter um diálogo e uma cooperação birregionais regulares sobre questões digitais em benefício dos seus cidadãos.

Global Gateway

A Estratégia Global Gateway é a oferta positiva da UE para reduzir a disparidade de investimento a nível mundial e impulsionar ligações inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, da energia e dos transportes, bem como para reforçar os sistemas de saúde, educação e investigação.

A estratégia Global Gateway incorpora uma abordagem da Equipa Europa que reúne a União Europeia, os Estados-Membros da UE e as instituições europeias de financiamento do desenvolvimento. Em conjunto, pretendemos mobilizar até 300 mil milhões de EUR em investimentos públicos e privados entre 2021 e 2027 e criar ligações essenciais, em vez de dependências, e colmatar o défice de investimento mundial.

Para mais informações sobre a Aliança Digital UE-ALC, consultar: 
https://www.eeas.europa.eu/eeas/alianza-digital-ue-lac_en
e aqui: https://international-partnerships.ec.europa.eu/policies/global-gateway/eu-latin-america-and-caribbean-digital-alliance_pt