Cerimónia de colocação da primeira pedra do projeto de construção da estrada Quebo-Boké

No domingo dia 18 de maio, às 14h30, a rotunda de Mampatá, na região de Tombali, foi palco da Cerimónia de colocação da primeira pedra do projeto de construção da estrada Quebo-Boké, na sua componente na Guiné-Bissau. O evento foi presidido por Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embaló. 

Trata-se de um projeto binacional emblemático, transformador e estruturante para a Guiné-Bissau e para a Guiné-Conacri, que tem por objetivo facilitar a circulação de pessoas e bens, bem como melhorar a acessibilidade e as condições de vida das populações nas suas zonas de influência. Com um custo total previsto de 30 milhões de Euros (cerca de 20.000 milhões de FCFA) para sua componente na Guiné-Bissau, o projeto é financiado por uma subvenção da União Europeia de 9,2 milhões de euros e uma subvenção do Banco Africano de Desenvolvimento de 20,8 milhões de euros.

Este projeto inscreve-se na lógica de integração regional pilotada pela União Africana, fazendo parte do corredor regional de transporte Praia-Dakar-Abidjan. Também faz parte da estratégia global da União Europeia e dos seus Estados-Membros para dinamizar investimentos sustentáveis nos países parceiros: o Global Gateway.

Na Guiné-Bissau, o projeto vai construir uma estrada de 21 km em betão bituminoso entre a rotunda de Mampatá e a fronteira com a Guiné-Conakry, o que vai permitir reduzir consideravelmente o tempo de trajeto até à fronteira e os custos de transporte e comerciais. O projeto também prevê a reparação das pontes no traçado da estrada, a construção de uma estação de pesagem, de pistas rurais, de mercados e de portagens.

A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro de Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, José Carlos Esteves, do Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, bem como da Governadora de Tombali e do representante do consórcio de empresas construtoras.