Alta Representante da União Europeia Federica Mogherini se reúne com o Ministro das Relações Exteriores José Serra
Na conversa com o Ministro Serra, Mogherini sublinhou a longa relação entre a União Europeia e o Brasil, baseada em fortes laços políticos, culturais e históricos - que abrangem áreas como a cooperação política, o comércio, o investimento, as mudanças climáticas e as relações com o Mercosul. A Alta Representante aceitou convite do ministro Serra para visitar o Brasil o mais cedo possível.
Em 2017 a União Europeia e o Brasil celebram o 10º aniversário da sua Parceria Estratégica que tem produzido importantes resultados na relação entre os dois países nos campos político, econômico, social e cultural.
O encontro aconteceu durante a reunião do G20 em Bonn, Alemanha, onde Federica Mogherini também encontrou o Secretário-Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, com quem ela teve a oportunidade de informar sobre a iniciativa regional da UE sobre a Síria e abordou a conferência sobre o futuro da Síria e da região, que se realizará na Primavera em Bruxelas, em apoio ao processo da ONU. Ela também encontrou a Ministra das Relações Exteriores do Canadá, Christya Freeland, com quem debateu as oportunidades criadas pelo Acordo de Parceria Estratégica EU-Canadá e pelo Acordo Econômico e Comercial Global além dos Ministros de Relações Exteriores da República Popular da China, Wang Yi, e da Índia, Mobashar Jawed Akbar.
Delegação da União Europeia no Brasil
Humberto NETTO, Assessor de Imprensa
+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu