Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: declaração do alto representante/vice-presidente Josep Borrell

27.01.2022

Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e vencedora do Prémio Nobel da Paz, declarou:  «Esquecer o Holocausto seria não só perigoso como ofensivo; esquecer os mortos seria como matá-los pela segunda vez». No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a UE presta homenagem aos seis milhões de judeus e aos membros de outros grupos-alvo que foram brutalmente e sistematicamente assassinados durante a Shoah: a maior tragédia da história da humanidade 

Ninguém deve esquecer as atrocidades cometidas pelos nazis. As vítimas nunca deverão ser esquecidas. Todos os Estados do mundo devem prestar homenagem às vítimas, condenar a negação e a distorção do Holocausto e desenvolver programas educativos para que o genocídio nunca se volte a repetir. 

Perante a propagação de informações enganosas e desinformação e o facto de muitos líderes mundiais fazerem das minorias bodes expiatórios, educar as gerações mais jovens sobre o Holocausto é o melhor antídoto. É também o melhor instrumento para combater a intolerância e garantir que a mensagem «Nunca mais» continue a reverberar ao longo das gerações futuras. 

Isto é tanto mais importante hoje na medida em que os últimos sobreviventes do Holocausto estão a desaparecer. A maioria das pessoas que testemunharam e sobreviveram aos horrores da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto e cujas recordações eram mais claras já não estão connosco. 

O antissemitismo e a negação do Holocausto são incompatíveis com os valores universais. A primeira estratégia da UE para combater o antissemitismo e promover a vida judaica (2021-2030) inclui disposições sobre a luta contra o antissemitismo dentro e fora da UE e sobre o apoio à memória do Holocausto, incluindo a criação de uma plataforma europeia de investigação sobre o antissemitismo contemporâneo. Continuaremos a fazer avançar o combate contra a negação do holocausto, tanto na UE e no estrangeiro como a nível das instâncias multilaterais: em 20 de janeiro de 2022, as Nações Unidas adotaram uma resolução sobre a negação e a distorção do Holocausto (ligação externa) copatrocinada por todos os Estados-Membros da UE.

Hoje e ao longo dos próximos anos, continuaremos, mais do que nunca, a honrar o compromisso de nunca esquecermos as vítimas do Holocausto. Temos o dever de preservar a memória de todas as vítimas e do seu sofrimento. Devemo-lo às pessoas que perderam a vida no Holocausto, aos sobreviventes e às gerações futuras.

 

Nabila Massrali
Spokesperson for Foreign Affairs and Security Policy
+32 (0) 2 29 88093
+32 (0) 460 79 52 44
Xavier Cifre Quatresols
Press Officer for Foreign Affairs and Security Policy
+32 (0)2 29 73582
+32 (0)460 75 51 56