Desde 1978, a Delegação em Cabo Verde promove as relações entre a União Europeia e Cabo Verde no quadro do Acordo de Cotonou, da Parceria Especial (2007) e da  Parceria para a Mobilidade (2008) facilitando um enquadramento político para um diálogo e uma cooperação reforçados. 

Nossa Missão

A União Europeia tem acompanhado Cabo Verde desde a sua independência, em 1975. O Acordo de Cotonou entre a UE e os países África, Caraíbas e Pacífico estabelece as principais linhas orientadoras das relações entre ambas as partes.  

Desde 2007, a Parceria Especial reforçou substancialmente as relações bilaterais entre a União Europeia e Cabo Verde. Outros instrumentos importantes, como o Sistema Generalizado de Preferências Mais (SPG+) para aspetos comerciais, o Acordo de Pescas Sustentável e outros programas de cooperação contribuem para o fortalecimento desta duradoura relação. 

A cooperação ente a União Europeia e Cabo Verde, incluindo uma cooperação descentralizada feita em conjunto com a sociedade civil e com os municípios, tem um impacto positivo inegável junto da população Cabo-verdiana e europeia devido à sua visão a longo prazo, relevância e recursos financeiros envolvidos.  

Organização Interna

Delegação da União Europeia em Cabo Verde

A Delegação da União Europeia em Cabo Verde é chefiada pela Embaixadora e composta por quatro secções:

  • Política, Imprensa e Informação.
  • Cooperação.
  • Finanças, Contratos e Auditoria.
  • Adminstração. 

A Secção Política, Imprensa e Informação é responsável por acompanhar os assuntos políticos, de direitos humanos, comerciais e económicos. 

A Secção Cooperação é responsável pela implementação de programas bilaterais, regionais e investimentos. 

A Secção Finanças, Contratos e Auditoria é responsável por assegurar os procedimentos e implementação dos contratos. 

 A Secção Administrativa é responsável pela gestão da segurança, infraestruturas, recursos humanos e questões logísticas.