THIS CONTENT HAS BEEN ARCHIVED

LANÇAMENTO PROJETO #UE : MELHORAR A GOVERNANÇÃO NO SETOR DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS ​​E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ÁFRICA OCIDENTAL

01.08.2018
Teaser

O Centro para as Energias Renováveis ​​e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE) em colaboração com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) lançam hoje um projeto destinado a melhorar a governação no setor das Energias Renováveis ​​e da Eficiência Energética na África Ocidental.
O projecto, financiado pela União Europeia, foi concebido para melhorar o acesso à energia, bem como para a promoção das energias renováveis ​​e da eficiência energética na região da CEDEAO e na Mauritânia, através de uma combinação de actividades aos níveis regional e nacional. O lançamento terá lugar no CERMI na Praia, no dia 1 de Agosto de 2018.

Text

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Praia, 31/Julho/2018

 

A região da CEDEAO é caracterizada por ter uma das taxas mais baixas de acesso à energia em todo o mundo. Enfrenta igualmente desafios relacionados à pobreza e segurança energéticas bem como adaptação à mitigação das mudanças climáticas. Isso leva a impactos sociais, económicos e ambientais negativos e constitui de igual modo a uma desvantagem para o desenvolvimento da região.

É neste contexto que o Centro para as Energias Renováveis ​​e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com financiamento da União Europeia e co-financiamento da Cooperação Alemã (GIZ), lançam o projecto: Melhorar a Governação no setor das Energias Renováveis e da Eficiência Energética na África Ocidental (AGoSEREE-AO), que faz parte de um programa regional financiado pela UE denominado “Melhorando a Governança do Setor da Energia na África Ocidental” (conhecido pelo acronimo francês AGoSE-AO).

O objetivo do projeto é o de contribuir para a melhoria da governança regional no setor das energias renováveis ​​(ER) e da eficiência energética (EE) por meio de atividades aos níveis regional e nacional. Proporcionará igualmente assistência técnica para as iniciativas destinadas a melhorar o acesso a energia moderna e promoção do setor para uma variedade de atores públicos e privados dos 15 países da CEDEAO e da Mauritânia.

De entre muitos outros resultados, espera-se que o projeto irá:

  • Desenvolver padrões regionais de RE e EE e promover a sua adoção a nível nacional;
  • Fornecer assistência técnica aos 16 países com o intuito de criar um ambiente propício para investimentos em  sistemas de ER conectados e isolados;
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos das energias renováveis;
  • Apoiar o desenvolvimento de corredores regionais de energia solar,   hidroelétrica e eólica na África Ocidental;

 

Categoria
Local Statements
Location

Praia

Editorial sections
Cabo Verde