Moçambique: União Europeia faz entrega de viaturas às Forças Armadas treinadas pela EUTMMOZ

A entrega do equipamento aconteceu ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF), materializada através do projecto Medida de Assistência a Moçambique (ASMOZ).

A União Europeia procedeu à entrega de 22 viaturas todo-o-terreno às Forças Armadas moçambicanas, no âmbito da provisão de equipamento não letal ao país para apoiar o desenvolvimento de capacidades e a implantação da Força de Reacção Rápida treinada pela Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ).

A entrega do equipamento aconteceu ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF), materializada através do projecto Medida de Assistência a Moçambique (ASMOZ). Além de proporcionar treino operativo para a formação de forças de reação rápida (QRF), no contexto do apoio a Moçambique na resposta anti-terrorista em Cabo Delgado, a EUTMMOZ tem também fornecido equipamento de combate aos membros dessas unidades, num compromisso financeiro de cerca de 89 milhões de Euros.

Na ocasião da entrega das viaturas, o brigadeiro-general João Carlos de Bastos Jorge Gonçalves, que comanda a EUTMMOZ, referiu-se a componente militar como “um pilar importante” da abordagem integrada da situação em Cabo Delgado, para garantir a segurança através das Forças Armadas moçambicanas e assegurar que as populações tenham condições para evoluírem económica e socialmente.

O mandato da EUTMMOZ prevê a formação de 11 unidades de QRF moçambicanas, sendo que cada uma tem uma composição equivalente a uma companhia militar. Presentemente, a missão é constituída por um contingente de 117 pessoas, 65 das quais de Portugal, país que também assume o comando da EUTMMOZ.