European Union External Action

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 132

No dia 21 de maio de 2019, Timor-Leste e a União Europeia (UE) realizam o seu quinto diálogo político anual, ao abrigo do artigo 8º do Acordo de Parceria África, Caraíbas e Pacífico (ACP) - UE (Cotonou) em Díli, Timor-Leste, co-presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Sua Excelência, Dionísio Bab

Languages:

Este ano, o tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é «Média e democracia: jornalismo e eleições em tempos de desinformação», abrangendo os desafios com que atualmente se confrontam os meios de comunicação social em período de eleições, bem como o potencial destes meios para apoiar a paz e os processos de reconciliação.

A União Europeia (UE) e os países da América Latina e das Caraíbas (ALC) têm estabelecido relações extremamente
integradas do ponto de vista económico e político, com a celebração de 27 acordos de associação, bem como no domínio
comercial, político e da cooperação. Pretendemos reforçar em conjunto a nossa parceria política em prol de uma ordem
multilateral eficaz, assente em normas, por forma a criar um consenso global em torno de temas importantes como os
direitos humanos, o clima e o desenvolvimento.

União Europeia, América Latina e Caraíbas: unir forças para um futuro comum - #CommonFuture

A água não pode ser considerada um bem adquirido. No mundo, 2100 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. No Dia Mundial da Água, importa recordar quanto o acesso físico fácil a água segura, potável, em quantidades suficientes e a preços comportáveis é uma condição prévia para uma vida digna. O direito fundamental de acesso a água potável e a saneamento básico aplica-se a todos os seres humanos e é plenamente reconhecido e defendido pela UE.

Tanto o mundo científico como o mundo político reconhecem que as alterações climáticas constituem uma das questões mais prementes da atualidade, uma verdadeira ameaça existencial para a humanidade. O Acordo de Paris, adotado em 2015, traçou o caminho a seguir para que todos os países atuem em conjunto na atenuação das alterações climáticas. Chegou a altura de pôr em prática os compromissos assumidos nessa ocasião.

No Dia Internacional contra o Uso de Crianças-Soldados, a Alta Representante da UE, Federica Mogherini, e a Representante Especial das Nações Unidas para as Crianças e os Conflitos Armados, Virginia Gamba, reafirmaram a determinação da UE e da ONU em trabalharem juntas para pôr termo ao recrutamento e à utilização de crianças em situações de conflito e apoiar eficazmente a reintegração dos menores associados às partes em conflito.

Declaração conjunta da Alta Representante da UE, Federica Mogherini, e da Representante Especial da ONU para as Crianças e Conflitos Armados, Virginia Gamba, por ocasião do Dia Internacional contra a Utilização de Crianças-Soldado

Pages