European Union External Action

Escultura “Harmonia da Diferença” para celebrar empenho da UE pela paz em Moçambique

17/05/2021 - 12:34
News stories

“Harmonia da Diferença” é o nome da escultura inaugurada na Residência oficial da União Europeia em Maputo, para simbolizar o engajamento e parceria da União Europeia com os diversos actores em prol da paz em Moçambique.

 

Esta inauguração esteve enquadrada nas actividades de celebração do Dia a Europa em Moçambique, em particular na cooperação bilateral e multilateral pela paz e estabilidade.

Para o Embaixador da União Europeia, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, que trouxe a ideia materializada pelo artista moçambicano, Gonçalo Mabunda, “a obra representa um espírito de esperança, de apelo à paz e à harmonia mesmo em meio a diferenças. Se existe um artista que tem a capacidade de transformar instrumentos de guerra em instrumentos de paz e reconciliação, esse artista é Gonçalo Mabunda”.

O Embaixador explicou enfoque das celebrações do Dia da Europa este ano nas diversas vertentes da relação entre Moçambique e União Europeia, nas diferentes prioridades da parceria e cooperação e a atenção particular dada à paz e á solidariedade.

Para Gonçalo Mabunda, cuja linha artística consiste em transformar material bélico em arte, “cada bala destruída e transformada significa uma vida salva”.

A escultura “Harmonia da Diferença” é uma estrutura metálica, com cerca de 200 quilogramas, composta essencialmente por peças de material bélico transformadas e reutilizadas. A mesma tem na sua parte frontal - central simbolizadas as 11 províncias moçambicanas e no lado oposto simbolizados os 11 Estados Membros da União Europeia representados diplomaticamente em Moçambique. Na escultura está também representado “o amor” através de uma figura de um coração assente no topo da mesma.

Testemunharam esta inauguração os representantes de organizações da sociedade civil moçambicana parceiras da União Europeia na implementação de programas e projectos diversos em prol da reconstrução, paz e estabilidade.

 

Editorial Sections:

Author