COMUNICADO DE IMPRENSA: Ponte aérea humanitária lançada pela União Europeia (UE) e por Portugal (Team Europe) em São Tomé e Príncipe

15.05.2020

São Tomé e Príncipe, 15 de maio de 2020 — Depois da República Centro-Africana, a ponte aérea humanitária lançada pela União Europeia (UE) é implementada em São Tomé e Príncipe para o transporte de uma equipa de 21 trabalhadores humanitários, pessoal médico e técnicos de saúde bem como cerca de 20 toneladas de materiais e equipamentos para combater a propagação do COVID-19 no âmbito da resposta global da UE «Team Europe».

A ponte aérea humanitária, uma operação coordenada entre a UE e os seus Estados-Membros

A UE suporta todos os custos de transporte desta operação, sendo Portugal e a OMS responsáveis pela mobilização de pessoal humanitário e pelo fornecimento de materiais para para fazer face à situação humanitária, sanitária e a outras consequências da pandemia COVID-19 em São Tomé e Príncipe. O voo também se destina ao repatriamento de cidadãos da UE; neste caso, mais de 200 expatriados europeus em São Tomé e Príncipe, sem voos previstos, beneficiarão desta oportunidade de regressar à Europa através de Lisboa. A ponte aérea permite igualmente a rotação dos trabalhadores humanitários, das administrações nacionais, das ONG ou das agências das Nações Unidas.

Respostas concretas às necessidades médicas urgentes do país

Esta ponte aérea ajuda a dar resposta às necessidades imediatas do país a nível sanitário resultantes da pandemia. Dá resposta à interrupção das cadeias de abastecimento de material médico, de logística e de pessoal humanitário nas zonas mais vulneráveis. Por exemplo, graças a esta operação, foi possível apoiar o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe através de equipas humanitárias, pessoal de saúde e materiais essenciais, incluindo equipamento de laboratório para reforçar a capacidade de despistagem do COVID-19, bem como equipamento de proteção individual, medicamentos e acessórios médicos.

Uma Europa firmemente empenhada numa abordagem multilateral junto dos seus parceiros

Esta operação, que exigiu uma complexa coordenação dos diferentes intervenientes, demonstra o compromisso da UE para com os seus parceiros perante a pandemia COVID-19.

Convicta de que esta operação ajudará a reforçar as capacidades do país para enfrentar a crise sanitária, a Embaixadora da UE em São Tomé e Príncipe, Sra. Rosário Bento Pais, aproveita a oportunidade para salientar a importância dos valores de unidade e de solidariedade, no centro da resposta da UE contra a propagação desta pandemia no mundo. FIM.

 

Para mais informações, é favor contactar:

Albert LOSSEAU, Adido de Cooperação, Escritório da UE em São Tomé e Príncipe

Correio eletrónico: Albert. LOSSEAU@eeas.europa.eu

Ignacio SOBRINO-CASTELLO, Conselheiro Político, Delegação da UE no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a CEEAC

Correio eletrónico: delegation-gabon-info@eeas.europa.eu

Informações sobre a ponte aérea : https://ec.europa.eu/echo/files/aid/countries/factsheets/thematic/hab_pt.pdf