European Union External Action

Oceanos saudáveis, sem plástico

08/06/2018 - 12:37
News stories

A saúde dos oceanos do planeta é essencial para a nossa sobrevivência. Todos os anos, o Dia Mundial dos Oceanos proporciona uma oportunidade para homenagear os oceanos do planeta que partilhamos e que nos unem a todos, e para ajudar a protegê-los e a conservá-los.

world oceans day

No Dia Mundial dos Oceanos, a UE recorda a necessidade urgente de reagir aos enormes desafios com que os nossos oceanos se defrontam, como as alterações climáticas, a poluição, a degradação ambiental e a gestão  não sustentável dos seus recursos.

Este ano, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é "Prevenir a poluição pelo plástico e encorajar soluções para oceanos saudáveis".

A Comissão Europeia apresentou recentemente uma proposta para suster a poluição provocada por produtos de plásticos de utilização única e por artes de pesca abandonadas. "Com a ajuda dos cidadãos da UE, das nossas empresas, dos nossos inovadores e dos nossos pescadores e produtores de artes de pesca, vamos poder eliminar o lixo marinho na fonte", explicou Karmenu Vella, comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.

Além disso, a UE continua firmemente empenhada na execução da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Na sequência da Semana Europeia dos Oceanos, realizada no ano passado, a UE publicou uma comunicação sobre a governação dos oceanos, com três domínios prioritários que definem um plano de ação tanto para a segurança marítima como para as questões ambientais:

  • Aperfeiçoar o quadro internacional de governação dos oceanos
  • Reduzir a pressão humana sobre os oceanos e criar as condições para uma economia azul sustentável
  • Reforçar a investigação e os dados sobre os oceanos à escala internacional

 

"Com esta comunicação conjunta, confirmamos o nosso empenho em liderar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em benefício dos cidadãos da UE e de todo o mundo", afirmou a alta representante e vice-presidente Federica Mogherini.

A conferência "O Nosso Oceano", realizada no ano passado em Malta, foi coorganizada pela alta representante Federica Mogherini e pelo comissário Karmenu Vella. Nas vésperas da conferência do ano passado, houve membros do pessoal da UE que participaram, com as famílias, em ações de limpeza de praias, com vista a sensibilizar o público para o lixo marinho. No seu discurso de abertura da conferência, Federica Mogherini afirmou o seguinte: "O mar é um bem comum mundial. É o Nosso Oceano porque pertence à humanidade, a todos os seres humanos. Todos temos a responsabilidade de preservar o que é de todos – de o preservar como um tesouro e evitar que se torne numa ameaça."

 

A UE aguarda com expectativa a próxima edição da conferência "O Nosso Oceano", em Bali, de 29 a 31 de outubro, e contribuirá para o seu êxito, cumprindo as promessas que fez até agora e apresentando novos compromissos.

 

A UE está a cumprir o seu papel e continuará a fazê-lo. "No Dia Mundial dos Oceanos, quero enviar uma mensagem positiva", afirmou o comissário Karmenu Vella. "Com a nossa política comum das pescas, estamos a mostrar que a sustentabilidade e o desempenho económico são complementares. No nordeste do Atlântico, passámos de 5 para 53 populações de peixes com níveis sustentáveis no espaço de menos de uma década, enquanto os lucros líquidos das nossas frotas pesqueiras têm atingido valores recordes. Isto prova que podemos cuidar do nosso futuro  ao cuidar dos nossos oceanos."

 

Photo: AFP Forum