European Union External Action

Feliz Dia da Europa!

09/05/2018 - 11:02
Nyheter

Há sessenta e oito anos atrás, o Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros Robert Schuman propôs uma autoridade conjunta para supervisionar a produção francesa e alemã de carvão e aço, lançou um projeto ambicioso e notável que moldou o curso da história europeia e redefiniu o lugar da Europa no mundo. Este projeto - de paz, de parceria, de valores compartilhados e solidariedade - está longe de terminar.

EU, Europe Day, Schuman Day

No mundo de hoje, a União Europeia é mais indispensável do que nunca.

É indispensável para os nossos cidadãos, que precisam de crescimento económico, empregos, segurança, oportunidades e direitos.

E os nossos cidadãos sabem muito bem que, num mundo globalizado, enfrentamos gigantes económicos e grandes potências continentais. Portanto, também precisamos ser um gigante para enfrentar os desafios e aproveitar as possíveis oportunidades.

Quando se trata de comércio, migração, contra-terrorismo - só para citar algumas das prioridades dos nossos cidadãos - só podemos alcançar resultados se nos unirmos, como União Europeia.

E no mundo de hoje, a União Europeia é indispensável para os nossos parceiros - todos aqueles que querem trabalhar de forma cooperativa para fortalecer o multilateralismo, a paz, o desenvolvimento sustentável, um comércio livre e justo, os direitos humanos e a democracia.

Então, este ano mais do que nunca, o dia da Europa não é apenas uma celebração, mas um compromisso, coletivo. O compromisso que partilhamos é o de investir na nossa União, fazê-la funcionar e cumprir, para nós e para o resto do mundo.

Quando trabalhamos juntos, alcançamos resultados.

Estamos a construir uma Europa de defesa - unindo forças para a segurança dos nossos cidadãos e para a paz na nossa região.

Estamos a salvar vidas no mar com a Operação Sophia e estamos a trabalhar com os nossos parceiros em África para salvar milhares de migrantes de centros de detenção na Líbia. Porque a migração pode ser gerida de maneira mais humana - e mais sustentável ao mesmo tempo.

Estamos a acompanhar os nossos amigos nos Balcãs no seu caminho para entrar na União Europeia.

E finalmente, estamos a moldar um novo orçamento para a União Europeia - investindo mais no nosso papel global, ou dobrando os recursos para o projeto Erasmus.

A União Europeia é o que nós fazemos dela. É a nossa ferramenta mais poderosa no mundo de hoje. Então vamos fazer um bom uso disso juntos.

Feliz Dia da Europa!

 

Redaksjonens innhold: