THIS CONTENT HAS BEEN ARCHIVED

Exposição Ocean Plastics Lab: compreender e dar resposta ao problema da presença de plásticos nos oceanos através da ciência

12.04.2018
Teaser

Imagine oito milhões de toneladas de plástico... ou 35.000 contentores cheios de plástico... esta é a quantidade de plástico que é despejada no mar no mundo... todos os anos. As consequências são dramáticas. «Os nossos oceanos estão em perigo. Em 2050, poderá haver mais plástico do que peixes» declarou a Alta Representante da UE Federica Mogherini na conferência #OurOcean, relaizada em Malta em outubro passado. A Ocean Plastics Lab é uma exposição itinerante internacional que visa dar a conhecer o contributo da ciência para compreender e combater o problema da presença de plásticos nos oceanos. A exposição está atualmente patente na Esplanada Solidarność 1980, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Main Image
Text

Depois de Paris e Turim, a exposição Ocean Plastics Lab chegou a Bruxelas em 9 de abril, onde ficará até 19 de abril. A exposição dirige-se a um público de todas as idades. Os visitantes são convidados a entrar em quatro contentores para ficar a conhecer a investigação atualmente em curso a nível internacional sobre a poluição marinha e são incentivados a participar em trabalhos científicos a decorrer em todo o mundo, nomeadamente projetos financiados pela UE através do seu Programa-Quadro de Investigação e Inovação.

Por ocasião da edição da Semana dos Oceanos da UE do ano passado, a Comissão Europeia e a Alta Representante/Vice‑Presidente Federica Mogherini publicaram uma Comunicação conjunta sobre a governação dos oceanos em 10 de novembro. A comunicação estabelece três domínios de ação prioritários que definem um plano de ação relativo às questões de segurança marítima e ambiente:

  1. Aperfeiçoamento do quadro internacional de governação dos oceanos
  2. Redução da pressão humana sobre os oceanos e criação das condições para uma economia azul sustentável
  3. Reforço da investigação e dos dados sobre os oceanos à escala internacional

«Pela presente comunicação conjunta, confirmamos a nossa vontade de conduzir a aplicação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em prol dos cidadãos europeus e de todo o mundo» declarou Federica Mogherini.

No contexto da conferência #OurOcean do ano passado e para sensibilizar o público para o lixo marinho, o pessoal da UE e as respetivas famílias foram convidados a participar em ações de limpeza de praias. Estas ações foram replicadas por colegas das Delegações da UE em todo o mundo, que foram convidados a participar nesta atividade e a promover esta iniciativa nos respetivos países, já que, juntos, podemos restabelecer a saúde dos oceanos e velar pela limpeza e produtividade das suas águas para as gerações presentes e futuras.

Remote video URL

A exposição Ocean Plastics Lab foi criada pelo Ministério Federal Alemão da Educação e da Investigação, com o apoio da Direção-Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e do Intergrupo SEARICA do Parlamento Europeu, e é gerida pelo consórcio alemão de investigação marinha.

A exposição em Bruxelas está aberta todos os dias da semana das 9h00 às 20h00 e no fim de semana das 10h00 às 19h00.

Próximas paragens da exposição Ocean Plastics Lab em 2018:

 

Post category
News stories
Topics
Climate, Environment & Energy
Editorial sections
EEAS
Africa
Asia
Europe and Central Asia
Latin America & the Caribbean
Middle East & North Africa (MENA)
North America
Pacific
Association of Southeast Asian Nations (ASEAN)
Climate, Environment & Energy