European Union External Action

No Dia Internacional da Mulher, Federica Mogherini compromete-se a apoiar firmemente as mulheres de todo o mundo

08/03/2017 - 18:39
Notícias

No Dia Internacional da Mulher, Federica Mogherini compromete-se a apoiar firmemente as mulheres de todo o mundo

«Há sessenta anos, a igualdade entre homens e mulheres foi consagrada no Tratado de Roma como um dos valores fundamentais da União Europeia», afirmou Federica Mogherini numa declaração conjunta com outros comissários. «Na altura, o empenho da Europa no princípio do salário igual para trabalho igual era único no mundo.  Desde então, a UE tem-se mantido na vanguarda e tem feito progressos visíveis em todas as frentes. Trabalhamos incansavelmente em prol da defesa dos direitos das mulheres e da sua capacidade para lutarem contra a discriminação e a violência com base no género.» 

«Muito há ainda a fazer dentro e fora da Europa. As mulheres contam-se frequentemente entre os grupos mais vulneráveis», prosseguiu.

«Contudo, são muitas vezes elas as primeiras a procurar soluções, a resistir à adversidade e a ter uma visão para o futuro dos seus países», sublinhou, «continuaremos a lutar pela igualdade de género e pela segurança das mulheres e das raparigas e a apoiá-las na plena realização do seu potencial. A Europa está empenhada, tal como estava há 60 anos, em garantir a igualdade às mulheres de todo o mundo.»