European Union External Action

Expo 2020 Dubai: Uma janela aberta ao mundo pós-COVID

01/10/2021 - 10:39
News stories

Haverá um mundo pós-pandemia, mas há ainda que o construir: a Expo 2020 Dubai, que tem início hoje nos Emirados Árabes Unidos (EAU), oferece ao mundo uma oportunidade única de se reunir e de imaginar um futuro sustentável no qual ninguém é deixado para trás. A União Europeia, juntamente com os seus Estados-Membros, apoiará mais de 40 eventos e atividades que ilustram o papel motor da Europa e o seu contributo fundamental para fazer face a alguns dos desafios globais mais prementes do nosso tempo.

 

«Em tempos de grandes desafios, as nossas sociedades devem fazer frente comum, não só para os superar, mas também para se reforçarem e cooperarem de forma mais eficaz. A Expo 2020 Dubai é uma oportunidade muito visível para sublinhar o empenhamento da UE na cooperação internacional e no multilateralismo como resposta aos desafios mundiais, bem como para construir um entendimento comum sobre a forma de fazer face a esses desafios», afirmou o alto representante/vice-presidente da UE Josep Borrell, que chegará hoje aos EAU no âmbito da sua visita aos países do Golfo.

Na primeira Exposição Mundial a realizar na região do Médio Oriente, África e Ásia do Sul desde a sua criação, em 1851, participarão192 países, um número recorde. Sob o tema «Ligar mentes, construir o futuro», centenas de eventos terão lugar a partir de hoje até 31 de março de 2022 e irão configurar aquilo que os organizadores definiram como «um expositor mundial das realizações humanas».

O «Dia em honra da União Europeia», em 23 de outubro, será a ocasião para celebrar a presença da UE e dos seus Estados-Membros na Expo 2020 Dubai, através de atividades culturais organizadas com jovens artistas e profissionais da cultura da Europa e do resto do mundo, a fim de promover a diversidade e o diálogo intercultural.

A UE utilizará igualmente a plataforma da EXPO para reforçar o seu diálogo bilateral com os EAU, país anfitrião da Expo 2020 Dubai. «A UE está empenhada em apoiar os esforços de transformação nacional e de diversificação económica dos EAU, em consonância com o nosso acordo de cooperação bilateral. Aguardo com expectativa a oportunidade de debater em pormenor estas questões com os nossos parceiros dos EAU, onde me deslocarei ainda esta semana», acrescentou o alto representante Josep Borrell.

A UE na EXPO2020: liderar a via para um mundo melhor, mais ecológico, mais digital e mais resiliente

As atividades promovidas pela UE e pelos seus Estados-Membros centrar-se-ão em cinco domínios temáticos fundamentais para construir um mundo melhor: a sustentabilidade e a ecologia; a alimentação e a agricultura; a inovação e a digitalização; a inclusividade e a igualdade e a cooperação entre empresas e comercial.

«Quer proteger zonas como Palm Jumeirah contra a subida do nível do mar? Então temos de tomar medidas imediatas para pôr termo ao aquecimento global». É com este tipo de exemplos locais concretos que a UE sensibilizará as opiniões para a urgência da luta contra as alterações climáticas e que apresentará ao mundo, no âmbito de uma série de eventos, o Pacto Ecológico Europeu, o seu ambicioso plano de tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. A UE apresentará igualmente o seu plano de recuperação NextGenerationEU como um exemplo mundial do modo como podemos sair mais fortes da pandemia, transformando simultaneamente as nossas economias e criando oportunidades e postos de trabalho.

Através de uma série de eventos sobre inovação e digitalização, a UE oferecerá ao público uma visão de um «mundo digital em que os dados pessoais são protegidos, a educação eletrónica é acessível a todos e em que cada agregado familiar tem acesso à banda larga 5G», uma realidade prevista no «Guião para a Década Digital», que visa transformar a Europa numa economia totalmente digital até 2030. Promover sociedades igualitárias e inclusivas em benefício de todos será outro dos temas centrais da presença da UE na EXPO2020, com uma série de eventos sobre o empoderamento das mulheres e a questão do empreendedorismo feminino, em especial no setor tecnológico.

* * *

A equipa da UE na Expo 2020 será dirigida por Andrea Matteo Fontana, embaixador da UE junto dos EAU e comissário geral da UE na Expo2020, e por Pietro De Matteis na qualidade de comissário-geral adjunto.

Autor