Missão Técnica Militar da UE já em Moçambique para apoiar esforços de luta contra o terrorismo

22.09.2021

O objectivo da missão, que vai estar baseada em Maputo e Chimoio, é formar e capacitar as forças armadas moçambicanas na protecção da população civil e no restabelecimento da segurança e protecção na província de Cabo Delgado.

A Missão Técnica da União Europeia já se encontra em Moçambique e seus representantes máximos mantiveram encontros com as autoridades moçambicanas para abordar aspectos ligados à missão de formação e capacitação das Forças de Defesa e Segurança no combate ao terrorismo. O objectivo da missão, que vai estar baseada em Maputo e Chimoio, é formar e apoiar os esforços das forças armadas moçambicanas na protecção da população civil e no restabelecimento da segurança e protecção na província de Cabo Delgado.

Acompanhados pelo Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, o Vice-Almirante Hervé Blejean, Director Geral das Missões Militares da União Europeia, e o Brigadeiro Nuno Lemos Pires, Comandante da Missão de Formação Militar da UE em Moçambique, foram recebidos em audiência pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, perante quem expressaram o seu compromisso, a expectativa de sucesso e o sentido de confiança depositada pelos Estados membros nesta missão.

Os membros superiores da missão foram, igualmente, recebidos pelo Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, acompanhado por altas patentes das Forças de Defesa Nacional, e pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, no prosseguimento da interacção com as autoridades moçambicanos relativamente ao apoio técnico da União Europeia.

Two men during a meeting

Esta missão surge da decisão do Conselho Europeu como resposta da União Europeia ao pedido das autoridades moçambicanas de um empenho reforçado da UE nas áreas da paz e segurança. Em carta datada de 3 de Junho de 2021, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, saudou o envio para o país de uma missão não executiva de formação militar da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia.


See Also