European Union External Action

#EUBeachCleanup 2021

Juntos para proteger a vida marinha

Um único saco de plástico pode parecer insignificante, mas, enquanto parte dos milhões de toneladas de lixo que todos os anos acabam no mar, cada saco tem um impacto concreto sobre a vida marinha. Muitos seres vivos que habitam os nossos oceanos não conseguem distinguir claramente o lixo dos alimentos e podem acabar envenenados. Outros podem ficar presos nas armadilhas que representam os resíduos incorretamente eliminados.

A poluição dos nossos oceanos começa em terra e cada um de nós pode tomar medidas simples para a prevenir!

A UE organiza todos os anos uma campanha de sensibilização e de mobilização em prol dos oceanos — #EUBeachCleanup — que inclui eventos em todo o mundo. Em colaboração com as Nações Unidas e os nossos amiguinhos azuis, os Estrunfes, a UE está plenamente convencida de que as nossas ações podem ter um verdadeiro impacto sobre o nosso planeta azul, se agirmos de forma responsável individual e coletivamente. Este ano, elevamos a nossas ambições, propondo atividades em linha e fora de linha ainda mais interessantes.

Para a edição de 2021, privilegiamos o envolvimento a nível local, uma vez que as ações de grupo podem representar riscos para a saúde pública. Em consonância com a próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade, a realizar em outubro, a campanha mundial #EUBeachCleanup deste ano centrar-se-á no tema da biodiversidade marinha. Sob o lema «Juntos para proteger a vida marinha», convidamos-vos a explorar a campanha das Nações Unidas Campanha ActNow para ações individuais e a tomar medidas no quotidiano para proteger o ambiente. Cada um de nós pode combater a poluição e o lixo marinho alterando alguns hábitos na nossa vida quotidiana!

Siga-nos através do marcador #EUBeachCleanup ou das nossas contas nas redes sociais e mantenha-se atento!

Sempre que possível, e aplicando todas as precauções de segurança necessárias, serão organizados eventos locais #EUBeachCleanup ao longo do verão e em setembro, que culminarão no Dia Mundial da Limpeza das Praias, em 18 de setembro. Consulte o nosso calendário para ver o que está a acontecer perto de si. Ou porque não organizar o seu próprio evento? Mantenha-nos informados e acrescente o seu evento ao calendário oficial da campanha.

 

Calendário

Procura atividades divertidas #EUBeachCleanup a nível local? Mantenha-se atento ao nosso calendário de eventos organizados em todo o mundo este verão e mais além! Todos os eventos são organizados de acordo com as recomendações nacionais e todas as precauções de segurança.

Não encontra um evento perto de si? Pode sempre organizar o seu próprio evento!

Comunique-nos os pormenores do seu evento e acrescente-o ao calendário oficial da campanha.

ActNow — Participe no desafio #EUBeachCleanup!

Pronto a agir? No âmbito da edição 2021 da campanha #EUBeachCleanup, convidamo-lo a juntar-se a ActNow, a campanha das Nações Unidas em prol da ação individual no domínio das alterações climáticas e da sustentabilidade. Se mudarmos os nossos hábitos e fizermos escolhas que têm menos efeitos nocivos sobre o ambiente, poderemos proteger o nosso planeta, incluindo o oceano!

Juntamente com as Nações Unidas, a UE enumerou uma série de medidas que podemos tomar para proteger a vida marinha! Comece por descarregar a aplicação móvel AWorld — para:

  • Optar por hábitos sustentáveis relacionados com a atividade de limpeza das praias deste ano;
  • Ver o impacto das suas ações;
  • Seguir um percurso educativo sobre a proteção da vida marinha; e
  • Participar em desafios coletivos

Histórias de vida marinha

Consulte regularmente esta secção, pois recolhemos histórias sobre a proteção da vida marinha em todo o mundo.

#EUBeachCleanup, underwater cleanup, marine life protection

Raphaël Mang takes a deep dive underwater to explore what lies beneath our seas

It is still early this Saturday morning in Trou aux Biches, a coastal village in the North of the island. A group of persons are getting ready for a special boat trip; they are busy wearing their wetsuits and loading the boat with their snorkelling gears. Direction: the Western coast of the island which is 45-minutes away. Under the already blazing sun, they look impatient as they come near the diving site where they will be doing an amazing encounter with a group of sperm whales.

Protecting natural resources and wildlife of Nicaragua has become a mission for Mark. He is part of the indigenous Miskita community, who was active in the hunting and selling of turtles.

Operações de limpeza

Na praia, no campo ou nas cidades de todo o mundo, os nossos voluntários #EUBeachCleanup estão a apanhar lixo para evitar que vá parar ao oceano. O seu contributo é fundamental para a proteção da vida marinha. Consulte esta página para descobrir as histórias de alguns destes voluntários.

Plastic bottles, glass bottles, tires, slippers, pillows, toys, sneakers, crates, jars, bags, pipes, tiles, clothes, furniture, stoves. You can find all of them along the rivers in Romania.

Cada año, millones de toneladas de plástico acaban en el océano afectando su frágil ecosistema. Conscientes de este problema, la Unión Europea realiza anualmente su campaña de sensibilización y activismo oceánico #EUBeachCleanup. Bajo el lema “Juntos para proteger la vida marina”, en consonancia con la 15.ª Conferencia de las Partes en el Convenio de las Naciones Unidas sobre la Diversidad Biológica, la UE invita a la sociedad a reducir el consumo de plásticos de un solo uso y poner los residuos sólidos en su lugar.

The European Union in partnership with the Civil Society Forum on Climate Change (FORUMCC) organised a Beach clean-up on 26th June 2021 at Kawe Beach, Kinondoni Municipality in the city of Dar es Salaam, Tanzania.

Fotografias

Vídeos

#EUBeachCleanUp 2021 : Retour en images sur la journée de  nettoyage de la plage de Hann Bel Air

Edições anteriores

Twitter Wall

-

Esta página encontra-se disponível em inglês, francês e espanhol.