European Union External Action

Recordar Srebrenica e trabalhar na reconciliação para compreender, sarar as feridas e seguir em frente

12/07/2021 - 14:25
News stories

A comemoração do genocídio de Srebrenica é uma recordação dolorosa da necessidade de defender com firmeza e determinação a paz, a dignidade humana e todos os valores em que assenta a União Europeia.

A UE assinala e comemora o 26.º aniversário do genocídio de Srebrenica. É necessário comemorar e trabalhar na reconciliação para compreender, sarar as feridas e seguir em frente.

Tal como afirmado pelo AR/VP, Josep Borrell, e pelo comissário Olivér Várhelyi:

"Servir a justiça e criar uma sociedade melhor é a forma ideal de recordar todos aqueles que foram assassinados de forma sistemática e deliberada. É um passo necessário para construir um futuro comum melhor para todos os europeus."

O alto representante e o comissário abordaram a questão da responsabilidade dos dirigentes em acabar com as divisões:

"Os dirigentes políticos dos Balcãs Ocidentais têm de dar o exemplo ao reconhecer o que aconteceu, honrar as vítimas e promover verdadeiramente a reconciliação, combatendo as raízes do ódio que conduziu ao genocídio."

Quanto à questão da negação do genocídio e do revisionismo histórico, afirmaram:

"Não há lugar na Europa para a negação do genocídio, o revisionismo e a glorificação dos criminosos de guerra, que contradizem os valores europeus mais fundamentais. As tentativas de reescrever a história são inaceitáveis."

O chefe da delegação da UE e o representante especial da UE Johann Sattler participaram em 11 de julho na cerimónia que decorreu no Espaço Memorial do genocídio de Srebrenica­‑Potočari.

Na noite anterior à cerimónia, o embaixador Johann Sattler reuniu­‑se com representantes do Espaço Memorial do genocídio de Srebrenica­‑Potočari e foi convidado a participar na cerimónia de entrega do "prémio Nino Catic ", atribuído a jornalistas pelo seu longo trabalho de investigação sobre o genocídio de Srebrenica.

Os embaixadores dos Estados­‑Membros e outros representantes da UE reuniram­‑se igualmente com autoridades locais, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais antes e no decorrer da cerimónia de 11 de julho. Durante a cerimónia, foi projetada uma mensagem vídeo do comissário Olivér Várhelyi. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também enviou uma mensagem vídeo.

Nas semanas que antecederam o dia 11 de julho, os representantes da UE participaram em debates e atividades relacionados com a comemoração. Juntamente com a UNESCO, a UE trabalhou no projeto Social Media 4 Peace, destinado a combater a desinformação e o discurso de ódio em linha. A UE acompanhou com interesse o lançamento do livro "Looking for Esmir ", sobre histórias de vida dos habitantes de Srebrenica antes da tragédia.

O alto representante/vice‑presidente publicou no seu blogue: O genocídio de Srebrenica e a importância da reconciliação para seguir em frente.

Referiu o próximo Conselho UE‑Bósnia­‑Herzegovina:

"A 13 de julho, presidirei ao Conselho de Estabilização e de Associação UE‑Bósnia­‑Herzegovina. Esta será a primeira vez que nos reunimos de há três anos para cá. Aguardo com expectativa o nosso debate sobre os desafios atuais e a forma de avançar com as reformas necessárias para tornar a governação mais eficaz, reforçar o Estado de direito e desbloquear o potencial económico."

E concluiu:

"A adesão à UE é um processo que exige responsabilidade, liderança e visão, bem como esforços conjuntos de toda a sociedade. Ao recordar Srebrenica, a União Europeia reitera o seu firme compromisso de ajudar a Bósnia­‑Herzegovina a superar os legados do passado, enfrentar os factos e encaminhar as sociedades para um futuro melhor. A história da Bósnia­‑Herzegovina faz parte da nossa história europeia comum; o futuro do país e de todos os Balcãs Ocidentais está na União Europeia."

 

Ligações conexas

Bósnia­‑Herzegovina: Declaração do alto representante, Josep Borrell, e do comissário Olivér Várhelyi por ocasião do aniversário do genocídio de Srebrenica  https://eeas.europa.eu/headquarters/headquarters­‑homepage/101584/bih­‑statement­‑high­‑representative­‑josep­‑borrell­‑and­‑commissioner­‑oliv%C3%A9r­‑v%C3%A1rhelyi­‑anniversary_en

Blogue do AR/VP: O genocídio de Srebrenica e a importância da reconciliação para seguir em frente https://eeas.europa.eu/headquarters/headquarters­‑homepage/101585/srebrenica­‑genocide­‑and­‑importance‑reconciliation­‑move­‑forward_pt

Mensagem vídeo do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel

Mensagem vídeo do comissário Olivér Várhelyi

Autor