European Union External Action

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 423

19/12/2021 — blogue AR/VP — As crises na Ucrânia e na Bielorrússia e nas regiões vizinhas estão no topo da agenda internacional. Essas crises são exemplos concretos de um novo paradigma, em que as ameaças híbridas e a política da força estão a desestabilizar a nossa vizinhança e mais além. Temos de continuar a ser firmes e unidos na nossa resposta e reforçar a nossa própria política de segurança e defesa. Estão em causa os princípios de base da ordem europeia de segurança.

09/12/2021 — blogue AR/VP — na terça-feira passada inaugurei a Conferência Anual da Agência Europeia de Defesa que foi consagrada, este ano, à inovação no domínio da defesa. Esta conferência teve lugar num momento de importância crucial para o futuro da nossa política europeia comum de segurança e defesa. A nossa escolha em matéria de defesa é simples: inovação ou irrelevância.

No dia internacional para a comemoração e dignidade das vítimas do genocídio e da prevenção deste crime, a UE salienta a importância de uma ação precoce e confirma o seu empenhamento em realizar esforços para proteger plenamente todas as pessoas contra atrocidades, combater violações e pôr termo à impunidade.

O oceano jamais foi obstáculo ao desenvolvimento de relações entre a Europa e os países da América Latina e das Caraíbas (ALC). Não obstante esta fronteira natural, os europeus e os latino americanos sempre se sentiram próximos. No entanto, passaram já mais de seis anos desde a última reunião entre os dirigentes da União Europeia e dos países ALC e, se bem que as duas regiões nunca tenham deixado de colaborar entre si, a situação difícil com que somos, hoje em dia, confrontados, faz com que precisem de renovar o seu compromisso político.

Languages:

Quando ouve a palavra «deficiência», qual é a primeira coisa que lhe vem à ideia? Muitas pessoas pensam imediatamente numa cadeira de rodas. Mas muitas pessoas sabem também que, quer sejam visíveis ou invisíveis, estejam presentes à nascença ou se desenvolvam mais tarde, as deficiências vão bem para além da mobilidade e abrangem um vasto espetro: problemas relacionados com a visão, da audição, cognitivos, motores, doenças crónicas, etc. A deficiência faz parte da experiência humana.

02/12/2021 — blogue AR/VP — Muitos europeus associam sobretudo o Mediterrâneo e os países da Vizinhança Meridional a conflitos e migrantes. Mas as nossas relações com esses países vão bem para além destes aspetos. No centro das discussões durante o Fórum Regional da União para o Mediterrâneo e da Reunião Ministerial UE-Vizinhança Meridional que acabou de ter lugar em Barcelona esteve a questão de saber como transformar o Mediterrâneo num espaço de progresso para todos.

No Dia em Memória de Todas as Vítimas da Guerra Química, a UE homenageia todos aqueles que estas armas atrozes vitimaram, mortalmente ou não, e condena com a maior veemência, como violação do direito internacional, a utilização de armas químicas por qualquer entidade, estatal e não estatal, seja em que lugar, momento e circunstância for.

30/11/2021 – blogue do AR/VP – Há anos que a Venezuela vive uma situação de impasse político que conduziu a uma grave crise humanitária. Na passada terça feira, a missão de observação eleitoral (MOE) da UE tornou públicas as suas primeiras conclusões sobre as eleições regionais e municipais no país que se realizaram em 21 de novembro. O envio desta missão foi uma decisão controversa, mas estou convencido de que contribuirá para ajudar a encontrar uma solução para a crise venezuelana através do diálogo político.

O "Grand Africa NEMO" (grande exercício da marinha para operações marítimas em África – GANO) é um exercício marítimo aéreo¬ naval regional, organizado todos os anos pela França e pela arquitetura de Iaundé para a segurança marítima, em benefício das entidades do processo de Iaundé e dos parceiros africanos do Golfo da Guiné, com o objetivo de contribuir para a luta contra a insegurança marítima. O GANO contribui também para a iniciativa da UE relativa ao conceito de presenças marítimas coordenadas.

Pages