European Union External Action

Representantes especiais da UE

25/11/2019 - 14:56
Overview

A União Europeia tem representantes especiais em diferentes países e regiões do mundo.

Os representantes especiais da UE (REUE) promovem as políticas e os interesses da UE em regiões e países conturbados e desempenham um papel ativo nos esforços envidados de consolidação da paz, da estabilidade e do Estado de direito.

Os REUE apoiam o trabalho desenvolvido pelo alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança (AR) nas regiões em causa. Desempenham também um papel importante no desenvolvimento de uma política externa e de segurança da UE (PESC) mais vigorosa e mais eficiente e nos esforços envidados pela União para intervir na cena mundial de modo mais eficaz, mais coerente e mais cabal. Permitem que a UE tenha uma presença política ativa em países e regiões chave, dando "voz" e "rosto" à UE e às suas políticas.

As missões confiadas aos REUE abrangem as seguintes áreas, países e regiões: Bósnia­‑Herzegovina, Ásia Central, Corno de África, Direitos Humanos, Kosovo, Processo de Paz no Médio Oriente, Sael e Sul do Cáucaso e crise na Geórgia.

Johann Sattler assumiu as funções de representante especial da UE na Bósnia­‑Herzegovina a 1 de setembro de 2019. O seu mandato assenta nos seguintes objetivos estratégicos perseguidos pela União na Bósnia­‑Herzegovina: continuar a avançar com o Processo de Estabilização e de Associação, tendo em vista uma Bósnia­‑Herzegovina estável, viável, pacífica e multiétnica, que coopere pacificamente com os seus vizinhos e se posicione irreversivelmente na via da adesão à União. A União continuará a apoiar a aplicação do Acordo­‑Quadro Geral para a Paz na Bósnia­‑Herzegovina.

Conta no Twitter@josattler

Peter Burian foi nomeado representante especial da UE para a Ásia Central a 15 de abril de 2015. A sua nomeação denota a cooperação permanente estabelecida pela UE com a Ásia Central, prova do seu vivo empenhamento em questões fundamentais de interesse mútuo, como o Estado de direito, a segurança, a energia, os recursos hídricos, a educação e os direitos humanos.

Alexander Rondos foi nomeado representante especial da UE para o Corno de África a 1 de janeiro de 2012. O mandato do REUE baseia­‑se nos objetivos estratégicos perseguidos pela União Europeia relativamente ao Corno de África: contribuir ativamente para os esforços envidados a nível regional e internacional no sentido de alcançar, de forma duradoura, a paz, a segurança e o desenvolvimento na região. Cabe também ao REUE procurar aumentar a qualidade, a intensidade e o impacto do envolvimento multifacetado da UE na região do Corno de África.

Eamon Gilmore é o representante especial da UE para os Direitos Humanos, sucedendo a Stavros Lambrinidis, primeiro representante especial da UE, nomeado em 2012. Eamon Gilmore assumiu funções a 1 de março de 2019 e, para já, exercerá o seu mandato durante dois anos.

Compete ao representante especial da UE para os Direitos Humanos reforçar a eficácia e a visibilidade da política de direitos humanos da UE. É­‑lhe conferido um mandato alargado e flexível, que prevê a possibilidade de se adaptar à evolução das circunstâncias geopolíticas. O representante especial trabalha em estreita colaboração com o Serviço Europeu para a Ação Externa, que lhe presta todo o apoio.

Na qualidade de antigo vice‑primeiro­‑ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Eamon Gilmore fez parte do Governo responsável pela aplicação do Acordo de Sexta­‑Feira Santa e, designadamente, das disposições fundamentais nele contidas em matéria de direitos humanos. Em outubro de 2015, assumiu a função de enviado especial da alta representante para o Processo de Paz na Colômbia. O seu trabalho e o seu contributo para o processo de paz foram grandemente apreciados por todas as partes.

Conta no Twitter@EamonGilmore

Nataliya Apostolova foi nomeada representante especial da UE no Kosovo a 4 de agosto de 2016. A fim de se alcançarem os objetivos estratégicos estabelecidos, o seu mandato passa, entre outras coisas, por prestar aconselhamento e apoio no âmbito do processo político e por promover a coordenação política global da União no Kosovo.

Fernando Gentilini foi nomeado representante especial da UE para o Processo de Paz no Médio Oriente a 15 de abril de 2015. Cabe­‑lhe procurar reatar negociações sérias no sentido de firmar um acordo de paz global assente na coexistência de dois Estados. O REUE trabalha em estreita colaboração com todos os intervenientes principais, incluindo as partes no conflito, os membros do Quarteto, os Estados árabes e os organismos regionais competentes.

Angel LOSADA foi nomeado representante especial da UE para o Sael a 1 de novembro de 2015. Cabe­‑lhe liderar o contributo da UE para os esforços envidados a nível regional e internacional no sentido de alcançar, de modo duradouro, a paz, a segurança e o desenvolvimento no Sael. Coordena igualmente a orientação geral traçada pela UE em relação à crise regional com base na Estratégia da UE para a Segurança e o Desenvolvimento na região do Sael.

Conta no Twitter@AngelLosadaEU 
Informações de contacto: +32 2 584 5428/2479
Endereço eletrónico: angel.losada@ext.eeas.europa.eu

Toivo Klaar  foi nomeado representante especial da UE para o Sul do Cáucaso e a crise na Geórgia a 13 de novembro de 2017. O seu mandato assenta nos objetivos estratégicos estabelecidos pela União para o Sul do Cáucaso de acordo com os mecanismos existentes, nomeadamente a OSCE e o Grupo de Minsk: prevenir conflitos na região, incluindo a crise na Geórgia e o conflito no Alto Carabaque, e contribuir para a sua resolução pacífica, encorajando o regresso dos refugiados e das pessoas deslocadas internamente e recorrendo a outros meios adequados, e apoiar a implementação dessa resolução pacífica em conformidade com os princípios do direito internacional; entabular um diálogo construtivo sobre a região com as principais partes interessadas; incentivar e apoiar o aprofundamento da cooperação entre a Arménia, o Azerbaijão e a Geórgia e, se for caso disso, com os países seus vizinhos; e ainda reforçar a eficácia e a visibilidade da União na região.

Conta no Twitter@ToivoKlaar

Secções editoriais: