European Union External Action

A UE e o Brasil realizaram o seu 6.º diálogo político de alto nível

Brussels, 22/11/2019 - 12:16, UNIQUE ID: 191122_12
Press releases

A 6.ª reunião do Diálogo Político de Alto Nível entre o Brasil e a União Europeia (UE) teve lugar em Brasília, em 19 de novembro de 2019. As delegações mantiveram uma troca de opiniões aberta e construtiva sobre um vasto leque de temas, incluindo a evolução das relações bilaterais e a sua parceria estratégica. Foram debatidas as prioridades do novo Governo brasileiro, bem como as perspetivas da nova Comissão Europeia, além de assuntos globais e regionais. Ambas as partes reafirmaram o seu empenhamento no Acordo de Associação UE-MERCOSUL.

Tendo em conta a proposta do Brasil de acolher a 8.ª Cimeira Brasil-União Europeia no primeiro semestre de 2020, ambas as partes acordaram em realizar um balanço das relações bilaterais, nomeadamente no âmbito de um comité misto preparatório, com base nos objetivos definidos na Cimeira de 2007, que lançou a Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Europeia.

A reunião foi copresidida por Kenneth Haczynski da Nóbrega, secretário para as negociações bilaterais com o Médio Oriente, Europa e África no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil, e por Jean-Christophe Belliard, secretário-geral adjunto para as questões políticas do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) da União Europeia.

O secretário-geral adjunto Jean-Christophe Belliard apresentou ainda, na Fundação Alexandre de Gusmão, a palestra "A União Europeia no mundo e suas relações com o Brasil".

Languages: