European Union External Action

Alta Representante da União Europeia (UE), Federica Mogherini, reúne-se com o Presidente Nyusi

Maputo, 07/08/2019 - 12:46, UNIQUE ID: 190807_5
Press releases

A Alta Representante da EU para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, concluiu hoje a sua visita de dois dias a Moçambique com um encontro com o Presidente Filipe Nyusi.

Federica Mogherini reiterou as suas saudações pela assinatura do acordo o histórico acordo de paz e destacou que a União Europeia continuará a apoiar a sua implementação com 60 milhões de Euros. A Alta Representante enfatizou o compromisso de longo prazo da União Europeia em ajudar Moçambique na reconciliação e na consolidação democrática no país.

A Alta Representante também discutiu com o Presidente Nyusi as próximas eleições presidenciais e gerais em Moçambique, sublinhando que a União Europeia irá enviar uma Missão de Observação Eleitoral. Um processo eleitoral bem-sucedido - em todo o território de Moçambique - é essencial para a reconciliação e integração social e para a continuidade do acordo de paz assinado e do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração.

Além disso, a Alta Representante ouviu do Presidente Nyusi uma actualização sobre o estado das actividades de recuperação após o impacto devastador dos ciclones Idai e Kenneth, ela reiterou a forte solidariedade da UE para com Moçambique e a ambição de implementar o mais rápida e efectivamente possível os 200 milhões de Euros adicionais, mobilizados recentemente pela UE para apoiar o programa nacional de reconstrução.

Ontem, 6 de Agosto, Federica Mogherini interagiu com os delegados presentes na cerimónia de assinatura do histórico acordo de paz entre o Governo de Moçambique e a RENAMO, o principal partido da oposição.

Languages: