European Union External Action

 

União Europeia Promove a Inauguração dos Mercados de Gã Mamudo e Nova Sintra

Guiné-Bissau, 31/01/2018 - 10:55, UNIQUE ID: 180131_4
Press releases

No dia 24 de janeiro de 2018 foi inaugurado o Mercado de Gã Mamudo (Ganadu, Bafatá). Na próxima 4ª feira, dia 31 de janeiro, às 11h, será a vez do Mercado de Nova Sintra (Tite, Quinara). Os dois mercados foram construídos no âmbito do Projeto UE-ACTIVA | Eixo 1, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa e implementado pelo IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com a Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau - RESSAN-GB.

Os mercados, que foram identificados como prioritários nos Planos de Desenvolvimento Agrícola Regional, visam contribuir para a dinamização das cadeias de valor dos produtos agrícolas e, consequentemente, para o desenvolvimento agroeconómico das duas regiões.

Com uma gestão partilhada entre as autoridades locais e a comunidade, os mercados incluem um hangar com capacidade para cerca de 48 comerciantes, 6 cacifos para a realização de pequenos negócios e duas latrinas. O Mercado de Gã Mamudo inclui ainda uma zona de restauração. O Mercado de Nova Sintra conta também com um poço.

Prevê-se que o Mercado de Gã Mamudo beneficie Ganadu, uma região com grande potencial agrícola (horticultura e orizicultura), com uma população total de 25000 pessoas, bem como os setores adjacentes de Mansabá, Contuboel e Bafatá.

Situado no cruzamento entre S. João (Bolama), Nova Sintra e Enxudé, o Mercado de Nova Sintra está localizado num ponto chave de passagem para Bolama, Buba e Bissau, o que permitirá fazer a ligação entre zonas produtivas e outros mercados.

O UE-ACTIVA (Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura) é um programa de desenvolvimento rural integrado, financiado pela União Europeia. O seu Eixo 1 – Governação Territorial é cofinanciado pelo Camões, I.P., com duração prevista até 2019 e um orçamento de 4.444.444 €.

 

Editorial Sections: