30.º aniversário da adesão da UE à FAO

26.11.2021

Em 26 de novembro de 1991, a União Europeia (UE) tornou se o 161.º membro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esta adesão constituiu um avanço institucional, pois foi a primeira vez que a UE se tornou membro de um organismo da ONU e a primeira vez (e única, até à data) que a FAO acolheu uma organização como membro.

Em 2021, assinala­‑se o 30.º aniversário desta cooperação longa e frutuosa.

A UE é o maior doador de contribuições voluntárias para o orçamento da FAO, sendo o seu principal parceiro estratégico em termos políticos, técnicos e financeiros. Para UE, a FAO é um centro de excelência e conhecimento no que toca ao trabalho normativo e ao aconselhamento político nos principais domínios abrangidos pelo seu mandato.

Entre 2018 e 2020, a UE contribuiu com cerca de 541 milhões de euros para mais de 250 projetos realizados em todo o mundo, apoiando a FAO na execução de programas e projetos em conformidade com o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Atualmente, a UE e a FAO estão empenhadas em cumprir os objetivos comuns de erradicação da pobreza, da fome e da malnutrição, fazendo avançar em conjunto a transformação para sistemas agroalimentares mais sustentáveis, resilientes, eficientes, ecológicos e inclusivos.

O apoio contínuo da UE ao multilateralismo e às Nações Unidas é essencial para a consecução da Agenda 2030, fazendo face a enormes desafios como a degradação ambiental, as alterações climáticas, as deslocações forçadas, a pandemia de COVID­‑19, os conflitos e as crises, as pragas e doenças transfronteiras e outras ameaças mundiais dos dias de hoje.

Projetos em imagens

Introdução da embaixadora Alexandra Valkenburg:

Tenho o prazer de vos convidar para a exposição fotográfica que ilustra as iniciativas mais importantes desenvolvidas em conjunto pela União Europeia e pela FAO. Esta pequena seleção de fotografias mostra apenas uma ínfima parte dos numerosos projetos e programas levados a cabo em todo o mundo.

Esta parceria tem amadurecido bem ao longo dos anos e produz resultados duradouros. Trabalhando em conjunto, a UE e a FAO podem liderar os esforços mundiais em prol de uma recuperação ecológica que assegure que estamos verdadeiramente a reconstruir melhor. Parafraseando o próprio Robert Schuman, esta mudança só pode ocorrer com realizações, ações e solidariedade concretas.

A fim de alcançar os nossos objetivos comuns, juntos apoiamos a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com especial destaque para o ODS 2 (Erradicar a fome). Cooperamos para melhorar as normas mundiais e fornecer orientações para obter sistemas agrícolas sustentáveis e uma agricultura de subsistência reforçada, aumentando a resiliência e lutando contra as crises alimentares, combatendo as pragas, lidando com as alterações climáticas e a gestão sustentável dos recursos naturais, começando pela silvicultura e pelas pescas. Apoiamos o investimento na agricultura e as cadeias de valor sustentáveis, e trabalhamos no sentido de melhorar a nutrição e eliminar a perda e o desperdício alimentares. Unimos esforços para

preservar e proteger a biodiversidade a nível local, nacional, regional e mundial e os nossos valores partilhados ajudam­‑nos a ter a determinação de tornar este mundo um lugar melhor para todos, em toda a parte, sem deixar ninguém para trás.

 

Video from the opening of the Photo Exhibition on 23 November 2021

 


Veja também