St Pierre and Miquelon

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 74

18.10.2020 - blogue do AR/VP No último Conselho dos Negócios Estrangeiros, fizemos um balanço das nossas relações com a América Latina e as Caraíbas (ALC), numa altura em que esta região está a atravessar uma crise dramática devido à COVID-19. Esta análise também era particularmente necessária pois, ultimamente, a região não tem tido o devido destaque na nossa agenda: temos de inverter esta tendência.

A pobreza é uma calamidade que afeta milhões de pessoas e que deve ser superada nos dias de hoje. A erradicação da pobreza tem sido uma prioridade fundamental da ação externa da UE. O apoio da UE contribuiu para o surgimento de uma tendência positiva global no sentido de acabar com este fenómeno. A pandemia mundial veio pôr em causa esta tendência. No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, chegou o momento de refletir sobre a forma como as sociedades devem unir forças para combater a pobreza à escala mundial.

A UE tem lutado pela aplicação e pelo respeito dos direitos humanos e a abolição global da pena de morte continua a ser uma prioridade de destaque. Celebramos o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, reiterando a nossa firme posição contra a pena de morte.

08/10/2020 - Esta quarta-feira, debatemos no Parlamento Europeu a situação dramática da Venezuela. O país sofre de uma profunda crise política com enormes consequências humanitárias. Nas últimas semanas, temos procurado ajudar a criar condições mínimas para a realização de eleições legislativas livres e justas. Até à data, o Governo de Maduro recusou-se a adiá-las. No entanto, continuarei a trabalhar para uma solução democrática, que é a única saída possível.

06/10/2020 - Devemos reforçar os nossos laços com África, um continente jovem e dinâmico. Em primeiro lugar, para fazer face à crise atual, sendo esse o objetivo da minha missão à Etiópia esta semana; mas também, mais estruturalmente, com o objetivo de privilegiar em conjunto um desenvolvimento económico que seja simultaneamente verde, digital e equitativo nos dois continentes.

A biodiversidade e a natureza são essenciais para toda a vida que existe no planeta. A biodiversidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e no bem¬ estar do ser humano. A biodiversidade pode também consolidar a paz quando é posta em prática uma gestão inclusiva dos recursos naturais, no respeito dos direitos dos povos indígenas, combatendo o tráfico de espécies selvagens ou promovendo o diálogo internacional sobre recursos partilhados. Num dos seus primeiros discursos na qualidade de alto representante da UE, Josep Borrell salientara que "hoje em dia, a gestão das terras e dos recursos naturais é um dos maiores desafios com que o mundo se vê confrontado."

O Fórum "Geração de Igualdade" apelou a uma resposta imediata às provas que têm surgido atestando que várias formas de violência baseada no género, em particular violência doméstica, se intensificaram durante a pandemia de COVID¬ 19. A UE está empenhada em resolver este problema.

29/09/2020 - Na semana passada, participei com a minha colega, a vice presidente Dubravka Šuica, num evento organizado conjuntamente com a UNICEF. O objetivo era enviar um SOS aos decisores políticos em todo o mundo, pedindo¬ lhes que dessem a máxima prioridade às escolas nos planos de reabertura das suas economias. Uma questão decisiva para o nosso futuro comum.

Este ano, o mundo acordou para uma realidade diferente: estamos perante a crise sanitária mais difícil da nossa geração. Em algumas partes do mundo, a luta extravasa dos hospitais e laboratórios. Há também os que lutam com armas no terreno. Nenhum país se pode dar ao luxo de travar duas guerras ao mesmo tempo e, no Dia Internacional da Paz, a UE faz eco do apelo lançado pelo secretário¬ geral das Nações Unidas para que se decrete um cessar¬ fogo generalizado.

Pages