Saba

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 111

03/04/2021 – Blogue do AR/VP - A situação humanitária na região etíope de Tigré continua a ser muito grave. Este conflito ameaça também desestabilizar todo o Corno de África. Solicitei a Pekka Haavisto, ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que se desloque à Etiópia para reiterar os nossos pedidos ao governo e avaliar a situação. Para a UE, a principal prioridade é ajudar a pôr termo às violações dos direitos humanos na região de Tigré e restabelecer a paz na Etiópia.

31/03/2021 – Blog do AR/VP – O conflito da Síria é uma tragédia que dura há dez anos e ainda não chegou ao fim. É por isso que temos de continuar a mobilizar apoio internacional para o povo sírio. Alcançámos este objetivo com a quinta «Conferência de Bruxelas sobre o futuro da Síria e da região», que se realizou esta semana, e gerou 5,3 mil milhões de euros de novos compromissos. Mas também temos que renovar a procura de uma solução política para a crise.

No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas. Estamos decididos a dar à água o seu devido valor e a preservar eficazmente um recurso que é de todos.

O tema deste ano gira em torno do "valor da água". Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento são necessidades e direitos humanos básicos, fundamentais para a dignidade de cada um. Ao mesmo tempo, a água é um recurso compartilhado e um ecossistema crítico e é na sua utilização que assentam vários setores da economia.

A água tem significados diferentes para pessoas diferentes em diferentes contextos. Este ano, o Dia Mundial da Água pretende destacar o significado da água para as pessoas, o seu verdadeiro valor e a forma de proteger melhor este recurso vital. Ao divulgarmos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas, estamos a dar¬ lhe o devido valor e a lutar para preservar eficazmente um recurso que é de todos.

21/3/2021 — blogue do AR/VP — Passou um ano desde o lançamento da operação naval da UE IRINI. Em 18 e 19 de março, visitei o quartel¬ general da IRINI em Roma, a base aérea de Sigonella e um dos nossos quatro navios que se encontram no mar — o FSG Berlin. A minha visita surge num momento crucial para a Líbia e para os esforços internacionais de apoio à busca da paz: começamos a assistir a uma fase mais promissora.

O racismo continua a ser uma expressão de ódio que tem de ser combatida à escala planetária. Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a UE salienta uma vez mais o seu compromisso para com a eliminação do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância que lhes está associada. Mas os compromissos têm de se traduzir sempre em atos. Foi por isso que a UE convocou uma Cimeira contra o Racismo, para construir uma União verdadeiramente antirracista.

20/03/2021 – Blogue do AR/VP – 2020 foi o ano da pandemia que mudou profundamente o nosso mundo. Este livro com o título "European foreign policy in times of COVID¬ 19" relata os principais acontecimentos até ao final de 2020, faz uma reflexão sobre o seu significado e contribui para o debate em torno da evolução do papel da Europa a nível mundial. Fazer política é fazer escolhas e o futuro da UE é aquilo que fizermos dele.

16/03/2021 – blogue do AR/VP – Nos debates sobre a política externa da UE, os conceitos fundamentais a que é frequentemente feita referência são o multilateralismo e a multipolaridade. Foi novamente esse o caso, quando recentemente participei na Conferência Interparlamentar. Pareceu¬ me boa ideia expor a minha perceção desses conceitos e a forma como se relacionam entre si.

12/03/2021 – Blogue do AR/VP – A mudança do centro de gravidade mundial para a região do Indo- Pacífico começou há anos, mas a pandemia está a acelerᬠla. Nós, União Europeia, temos de analisar as consequências em termos geopolíticos e geoeconómicos e definir a nossa postura em relação ao Indo¬ Pacífico. Temos grandes interesses em jogo na região e um contributo a prestar para manter uma ordem regional aberta e assente em regras.

La Giornata internazionale della donna ci ricorda di celebrare i successi delle donne, accrescere la loro visibilità e combattere le disuguaglianze, e di farlo 365 giorni l'anno! Alle spalle abbiamo un anno difficile. La pandemia non ha risparmiato nessuno ed è stata particolarmente dura per le donne. Medici, infermiere, insegnanti, commesse – professioni in maggioranza femminili – si sono trovate in prima linea nella lotta alla pandemia, e allo stesso tempo le donne si sono fatte carico di maggiori responsabilità in casa. Nella sua dichiarazione in occasione della Giornata internazionale della donna, l'UE ringrazia le donne per il loro coraggio, la loro compassione e il loro contributo nel fronteggiare la crisi.

Pages