Visita do AR/VP Josep Borrell à Agência Europeia de Defesa

14/06/2021 - 19:53
News stories

O alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, visitou hoje a Agência Europeia de Defesa (AED) em Bruxelas. Na qualidade de responsável da agência, Josep Borrell teve direito à apresentação de uma panorâmica geral dos trabalhos em curso da AED, dos projetos em curso e das perspetivas da agência enquanto prestador crítico de serviços de segurança e defesa à UE e aos seus Estados-Membros.

 

Uma das principais tarefas da AED é apoiar as operações efetuadas no quadro da política comum de segurança e defesa (PCSD). A agência presta serviços concretos aos Estados-Membros, às missões/operações militares e civis no quadro da PCSD, bem como a outros órgãos, instituições e agências da UE. Entre estes serviços figuram a prestação de serviços de comunicações via satélite (SATCOM) e de sistemas de comunicação e informação (SCI) mais vastos através da AED, a mutualização e partilha de comunicações governamentais via satélite (Govsatcom), a vigilância marítima, informações geoespaciais para apoiar a tomada de decisões pelos responsáveis pelo comando, soluções de evacuação médica por via aérea, autorizações diplomáticas de circulação transfronteiras e seminários de sensibilização em matéria de cibersegurança dirigidos aos quartéis-generais das missões, entre outros.

A AED também promove o desenvolvimento de capacidades e a formação. A agência funciona como um facilitador da cooperação da UE no domínio da defesa e como uma plataforma que permite aos Estados-Membros interessados unir esforços para desenvolver novos equipamentos de defesa, com o apoio da assistência e dos conhecimentos especializados da agência. O desenvolvimento de capacidades multinacionais da AED abrange todo o ciclo de vida de um projeto, desde a investigação e o desenvolvimento e a definição de normas e requisitos comuns até ao planeamento da conceção, o desenvolvimento industrial e a aquisição de novos equipamentos de defesa. Todos os domínios das capacidades estão abrangidos, nomeadamente a terra, o ar, o mar, o ciberespaço e o espaço. Entre os projetos atualmente promovidos pela Agência figuram a frota de aviões tanque de transporte multifunções (MRTT), o programa de helicópteros da AED e a investigação e inovação, com destaque para as tecnologias emergentes e disruptivas, a deteção de engenhos explosivos improvisados e os têxteis inteligentes.

Contexto

Criada em 2004 para apoiar e facilitar a cooperação em matéria de defesa na Europa, a Agência Europeia de Defesa (AED) permite aos países interessados colaborarem para desenvolverem as suas capacidades de defesa. Os conhecimentos especializados e as atividades da agência incluem a harmonização dos requisitos, a disponibilização de capacidades operacionais, a investigação e a tecnologia (I&T), a inovação, o desenvolvimento de demonstradores tecnológicos, a formação, os exercícios e o apoio às operações no quadro da PCSD. A AED também colabora estreitamente com a indústria europeia da defesa com vista a reforçar a base industrial e tecnológica de defesa da Europa. Contribui igualmente para tornar a indústria mais forte e mais competitiva.

A Agência Europeia de Defesa é uma agência intergovernamental do Conselho da União Europeia. Depende do Conselho da UE, ao qual apresenta relatórios e do qual recebe orientações. Nomeado em

dezembro de 2019, Josep Borrell é o responsável da agência. Dirigida pelo Diretor Executivo Jiří Šedivý, nomeado em março de 2020, a Agência Europeia de Defesa tem uma missão, estrutura e história sem igual, que engloba todos os aspetos do processo de defesa.

Autor