Niue and the EU

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 162

17.2.2021 – Blogue do AR/VP – Porque temos de investir no multilateralismo? Porque funciona. Hoje definimos o que a UE pode fazer para reforçar e modernizar o sistema mundial de regras e instituições de que todos dependemos.

Declaração conjunta do alto representante da UE/vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e da representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para as crianças e os conflitos armados, Virginia Gamba, por ocasião do dia internacional contra a utilização de crianças-soldado

7.2.2021 — Blogue do HR/VP — Desloquei-me a Moscovo esta semana para determinar, mediante uma diplomacia baseada em princípios, se o Governo russo estava interessado em encontrar soluções para os nossos diferendos e inverter a tendência negativa que tem marcado as nossas relações. A reação que recebi aponta claramente para uma direção diferente. Assim, enquanto União Europeia teremos de refletir sobre as implicações mais vastas e traçar a via a seguir. Estamos hoje numa encruzilhada. Estão atualmente a ser desenhados os principais parâmetros da paisagem geopolítica do século XXI.

04/02/2021 — Blogue HR/VP — A convite da Fundação Robert Schuman apresentei, na segunda-feira passada, os principais temas sobre as quais trabalharemos este ano: atenuar as tensões na nossa vizinhança, organizar um novo começo com os Estados Unidos, reequilibrar as nossas relações com a China, pôr em prática o conceito da «autonomia estratégica» da UE e relançar o multilateralismo.

03/02/2021 - Blogue AR/VP - O Ártico é uma região fascinante e as questões com ele relacionadas estão a assumir uma importância cada vez maior do ponto de vista geopolítico. O impacto das alterações climáticas, das questões de segurança e das rivalidades está a aumentar, à medida que se faz sentir uma necessidade cada vez maior de estabelecer acordos multilaterais de cooperação.

30/01/2021 - Blogue AR/VP - Em 1 de janeiro de 2021, o Brexit entrou plenamente em vigor e o Reino Unido passou a ser um «país terceiro». Muito embora o debate público tenhaincidido, sobretudo, nas consequências económicas do Brexit, devemos igualmente decidir como é que, a partir de agora, a UE e o Reino Unido vão poder cooperar em matéria de política externa e de segurança. Em 25 de janeiro, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE debateram a questão e formularam orientações que tiveram como principal fio condutor a unidade da UE e os seus interesses.

27/01/2021 – blogue do AR/VP – Em 25 de janeiro, lançámos o primeiro projeto-piloto relativo ao novo conceito de presenças marítimas coordenadas (PMC) no golfo da Guiné ao largo da costa da África Ocidental. Para além das operações navais que já temos no Mediterrâneo e no Oceano Índico Ocidental, estamos a reforçar o nosso papel enquanto garante da segurança marítima mundial.

25/01/2021- Blogue do AR/VP — Na semana passada, a Comissão Europeia adotou uma nova estratégia para reforçar o papel internacional do euro e aumentar a nossa resiliência perante sanções extraterritoriais unilaterais. Os domínios financeiro e económico são cada vez mais utilizados como instrumentos na concorrência internacional. Temos de reforçar a autonomia estratégica da UE nestes domínios.

22/01/2020 – Blogue do AR/VP – A tomada de posse de Joe Biden abre em boa hora um novo capítulo nas relações UE-EUA. Como assinalado pelo presidente Joe Biden, há muita coisa a reparar e a reconstruir, tanto no país como no estrangeiro. Mas este é sobretudo um momento de oportunidade. Nós, UE, estamos prontos a redinamizar a nossa parceria, tão importante nesta altura de transformações tumultuosas a nível mundial.

15/01/2021 – Blogue do AR/VP – Há mais de dois meses que uma situação de conflito grassa na região de Tigré, na Etiópia. A situação é desesperada para a população local e o conflito está a desestabilizar a dinâmica criada tanto na Etiópia como em toda a região. A mensagem que transmiti aos dirigentes etíopes foi bem clara: estamos prontos a ajudar, mas, a menos que se permita o acesso dos prestadores de ajuda humanitária, a UE não pode dar ao Governo etíope o apoio orçamental previsto.

Pages