Monaco

A alta representante/vice presidente Federica Mogherini reuniu¬ se hoje com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, em Bruxelas

Bruxelles, 28/06/2019 - 11:39, UNIQUE ID: 190628_5
Press releases

A alta representante/vice presidente Federica Mogherini reuniu¬ se hoje com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, em Bruxelas

A UE e o Brasil são parceiros estratégicos e têm uma forte relação no plano comercial e dos investimentos. Durante a reunião de hoje, as duas partes debateram as possibilidades de aprofundamento da cooperação num vasto número de domínios, nomeadamente a economia digital, a investigação e a inovação e ainda a cooperação académica. Federica Mogherini reiterou o importante papel desempenhado pelo Brasil no contexto internacional e o interesse da UE em reforçar a cooperação com o Brasil a nível bilateral e multilateral.

Ambas as partes reiteraram também o seu empenho na celebração de um ambicioso e equilibrado acordo de associação UE‑Mercosul, que consolide uma parceria estratégica a nível político e económico entre a UE e os países do Mercosul. O acordo de associação é composto por um pilar político e de cooperação, a respeito do qual os negociadores já chegaram a um acordo geral em junho de 2018, em Montevideu, e um pilar comercial, a respeito do qual prosseguirão hoje os debates.

Por último, a alta representante e o ministro das Relações Exteriores debateram a evolução da situação a nível regional, nomeadamente na Venezuela, bem como a situação dos migrantes e dos refugiados na região. Ambas as partes foram da opinião coincidente de que é necessária uma solução política, pacífica e democrática e concordaram em coordenar estreitamente as suas ações.

Languages: