Liechtenstein

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 129

25/04/2021 – Blog do AR/VP - Esta semana desloquei-me à Mauritânia, ao Chade e ao Mali, para me encontrar com as autoridades destes países, reafirmar o empenhamento total da Europa e chamar a atenção para a necessidade de alcançar mais resultados concretos em matéria de segurança como o retorno do Estado de direito e dos serviços públicos.

20/4/2021 – Blogue do AR/VP– A tensão monta rapidamente na Ucrânia e na região. No Conselho dos Negócios Estrangeiros, enviámos um sinal claro do nosso apoio coletivo à soberania e integridade territorial da Ucrânia face ao destacamento militar da Rússia e às suas incessantes ações negativas e provocações.

18.4.2021 – Blogue do AR/VP – A crise da COVID-19 continua a alterar o equilíbrio de poderes a nível mundial. As novas previsões económicas do FMI mostram que a recuperação está em curso, embora subsistam incertezas. No entanto, as disparidades entre os países emergentes e em desenvolvimento, por um lado, e as economias avançadas e a China, por outro, são preocupantes. A UE também corre sérios riscos de ser ultrapassada pelos EUA e a China, se não desenvolver políticas ativas para o evitar.

03/04/2021 – Blogue do AR/VP - A situação humanitária na região etíope de Tigré continua a ser muito grave. Este conflito ameaça também desestabilizar todo o Corno de África. Solicitei a Pekka Haavisto, ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que se desloque à Etiópia para reiterar os nossos pedidos ao governo e avaliar a situação. Para a UE, a principal prioridade é ajudar a pôr termo às violações dos direitos humanos na região de Tigré e restabelecer a paz na Etiópia.

29/03/2021 – Blogue do AR/VP – Na última semana, a situação internacional conheceu uma rápida evolução. Estiveram em jogo as relações da UE com os principais intervenientes estratégicos mundiais, os EUA, a China, a Rússia e a Turquia. Mas também assistimos a importantes desenvolvimentos nas relações entre estes. Muitos acontecimentos parecem indiciar o confronto, tantas vezes anunciado, entre democracias e regimes autoritários. No entanto, apesar de parecer que a Rússia e a China unem forças para enfrentar o «mundo ocidental», o futuro panorama geopolítico de um mundo multipolar não é simples.

26/03/2021 – Blogue do AR/VP – Apesar de alguns percalços iniciais, a UE está a esforçar-se ao máximo para acelerar a disponibilização de vacinas contra a COVID-19 dentro das suas fronteiras. Em simultâneo, estamos já a contribuir de forma muito significativa para o esforço mundial de vacinação graças às exportações e ao mecanismo internacional COVAX.

No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas. Estamos decididos a dar à água o seu devido valor e a preservar eficazmente um recurso que é de todos.

O tema deste ano gira em torno do "valor da água". Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento são necessidades e direitos humanos básicos, fundamentais para a dignidade de cada um. Ao mesmo tempo, a água é um recurso compartilhado e um ecossistema crítico e é na sua utilização que assentam vários setores da economia.

A água tem significados diferentes para pessoas diferentes em diferentes contextos. Este ano, o Dia Mundial da Água pretende destacar o significado da água para as pessoas, o seu verdadeiro valor e a forma de proteger melhor este recurso vital. Ao divulgarmos toda a diversidade de formas sob as quais beneficiamos da água nas nossas vidas, estamos a dar¬ lhe o devido valor e a lutar para preservar eficazmente um recurso que é de todos.

21/3/2021 — blogue do AR/VP — Passou um ano desde o lançamento da operação naval da UE IRINI. Em 18 e 19 de março, visitei o quartel¬ general da IRINI em Roma, a base aérea de Sigonella e um dos nossos quatro navios que se encontram no mar — o FSG Berlin. A minha visita surge num momento crucial para a Líbia e para os esforços internacionais de apoio à busca da paz: começamos a assistir a uma fase mais promissora.

O racismo continua a ser uma expressão de ódio que tem de ser combatida à escala planetária. Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a UE salienta uma vez mais o seu compromisso para com a eliminação do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância que lhes está associada. Mas os compromissos têm de se traduzir sempre em atos. Foi por isso que a UE convocou uma Cimeira contra o Racismo, para construir uma União verdadeiramente antirracista.

Pages