Kiribatia and the EU

ANÚNCIO DE VAGA TEMPORÁRIA- ASSISTENTE DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

03/02/2021 - 10:36
Temporary agents

A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau procura:

ASSISTENTE DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Somos

A União Europeia (UE) é uma parceria económica e política de 28 países europeus. Desempenha um importante papel na cena internacional, tanto através da diplomacia, do comércio, da ajuda ao desenvolvimento como da cooperação com as organizações internacionais. No estrangeiro, é representada por mais de 140 representações diplomáticas, conhecidas sob o nome de delegações da UE, que à semelhança de uma embaixada defendem e promovem os valores e interesses da UE.

A Delegação da UE junto da República da Guiné-Bissau tem por missão representar e manter o bom relacionamento da UE com a República da Guiné-Bissau. Neste quadro, assegura o seguimento das relações bilaterais na área política, económica, comercial e de desenvolvimento sustentável, através da implementação dos diversos instrumentos técnicos e financeiros à disposição do país e em coordenação com os Estados Membros da UE, outros doadores, a sociedade civil e outros atores de desenvolvimento.

Propomos

Propomos uma vaga temporária de ASSISTENTE DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO. No âmbito deste trabalho, serão confiadas à pessoa recrutada as funções que dependem das necessidades da Delegação. No momento do recrutamento, o(a) candidato(a) selecionado(a) assumirá o cargo específico de Assistente de imprensa e comunicação, podendo esta função ser alterada segundo as necessidades da Delegação. No âmbito deste cargo, o(a) candidato(a) selecionado(a) exercerá as funções correspondentes a pessoal técnico e de apoio, abaixo descritas, sob a supervisão e responsabilidade do Chefe de Seção relevante:

Funções e responsabilidades:

ANÁLISE DA POLÍTICA - Análise política e relatórios políticos

• Acompanhar de perto a vida política do país com base na mídia nacional e, em particular no que diz respeito à política governamental, atividades legislativas, desenvolvimentos nas relações externas, segurança interna e assuntos relacionados, etc.

• Contribuir para resumos de política geral e relatórios destinados à sede, bem como intervenções políticas do Chefe de Delegação em vários fóruns.

• Contribuir para a implementação da estratégia de comunicação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau

COMUNICAÇÃO e PUBLICAÇÃO - Ações de comunicação

• Sob a supervisão do Chefe da Secção Política, Imprensa e Informação, iniciar ações de mídia, prepará-las, contribuir para sua avaliação e garantir seu acompanhamento.

• Ajudar o pessoal da Delegação a conceber e realizar ações de informação e comunicação com o objetivo de dar a conhecer a União Europeia na Guiné-Bissau e permitir à Guiné-Bissau acompanhar as notícias.

• Redigir, modificar e atualizar o material informativo da Delegação, definindo os assuntos a serem tratados sob a direção do responsável dos assuntos políticos e em consulta com os demais membros do pessoal.

• Em coordenação com o responsável dos assuntos políticos, estabelecer e manter relações com as universidades, organizações culturais privadas ou públicas e grupos que influenciam a opinião pública.

• Contribuir para a idealização e implementação das ações de informação e culturais sobre o desenvolvimento da União Europeia em geral, e mais particularmente no que diz respeito à Guiné-Bissau.

• Contribuir para a organização das ações de informação e ações culturais em colaboração com os Estados Membros e / ou nelas participar.

• Assegurar a gestão do website da Delegação e, sob a supervisão do Chefe da Secção Política, Imprensa e Informação, pôr em prática todas as medidas necessárias para garantir que o seu conteúdo se mantém informativo, preciso e atualizado.

• Alimentar a conta da Delegação no Facebook, com o apoio dos colegas responsáveis ​​pela organização de eventos abrangidos pelas redes sociais. Sob a supervisão do responsável pela política, iniciar ações de comunicação, prepará-las, contribuir para a sua avaliação e garantir o acompanhamento

COMUNICAÇÃO e PUBLICAÇÃO - Suporte de mídia

•Recolher continuamente informações da televisão, programas de rádio e jornais para redigir críticas para a imprensa,

• Pesquisar e preparar informações e redigir e / ou rever comunicados de imprensa e outros materiais de informação;

• Sob a supervisão do Chefe da Secção Política, Imprensa e Informação, garantir feedback contínuo sobre a cobertura da mídia;

• Gerir e manter constantemente atualizado o banco de dados de contatos na mídia; jornalistas e redes profissionais.

• Ajudar o pessoal da Delegação a conceber e realizar ações de informação e comunicação de divulgação da União Europeia na Guiné-Bissau.

• Redigir, modificar e atualizar o material informativo da Delegação, definindo os assuntos a serem tratados sob a direção do chefe da seção de política, imprensa e informação, e em consulta com os demais membros do quadro de pessoal.

REPRESENTAÇÃO, NEGOCIAÇÃO e PARTICIPAÇÃO - Representação, negociação, participação

• Sob a supervisão do Chefe da Secção Política, Imprensa e Informação, manter contatos efetivos com os operadores locais no campo, com autoridades e instituições governamentais, ONGs e outros atores locais não oficiais;

• Em coordenação com o chefe da secção de política, imprensa e informação, estabelecer e manter relações com universidades, organizações culturais privadas ou públicas e grupos que influenciam a opinião pública;

• Contribuir para as tarefas de coordenação da Delegação, nomeadamente nas áreas de competência (reuniões políticas, coordenação de doadores, etc

• Apoiar a preparação de missões da Sede e outras Delegações e contribuir para o seu bom funcionamento;

• Contribuir para o desenvolvimento e implementação de ações de informação e cultura sobre o desenvolvimento da União Europeia em geral, e mais particularmente no que diz respeito à Guiné-Bissau.

GESTÃO DE INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS - Gestão de documentos e documentação

• Criar e atualizar arquivos de documentação;

• Recolher e divulgar documentos da Comissão e de outras instituições;

- Gerenciamento de documento

• Disponibilizar os arquivos e documentos necessários à execução dos trabalhos;

• Aplicar as regras de gestão de documentos e arquivos;

• Organizar arquivos e gravações.

• Receber, armazenar, localizar, aceder aos documentos e registros.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Requisitos mínimos:

1. Estar apto para desempenhar as funções exigidas.

2. Gozar dos direitos cívicos e possuir as autorizações de trabalho em conformidade com a legislação local (os candidatos devem ter a nacionalidade guineense ou possuir autorização de residência e de trabalho, conforme as leis do país).

3. Ter um excelente nível da língua de trabalho da Delegação (em Português falado e escrito).

4. Ter um bom nível em Francês e/ou Inglês – mínimo Nível C1 (referência Europass CV).

5. Ter o nível de ensino mínimo correspondente a um ciclo completo de estudos superiores de pelo menos 3 (três) anos, comprovado por um diploma oficial, em pelo menos uma das seguintes áreas humanas: comunicação social, jornalismo, direito, ciencias sociais, etc.

6. Ter no mínimo 3 anos de experiência profissional provada no domínio, relacionada com as tarefas a assumir.

7. Ter bons conhecimentos de ferramentas informáticas (Word, Outlook, Windows, Powerpoint e Excel).

Vantagens: serão consideradas como mais-valias:

1. Experiência numa Embaixada, num organismo ou num meio internacional equivalente;

Como apresentar a sua candidatura

Queira enviar a sua candidatura e os documentos comprovativos:

1. por correio eletrónico: delegation-guinea-bissau-hoa@eeas.europa.eu

2. ou pessoalmente: Entrega em mão: este serviço está aberto das 08h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 de Segunda-feira a Quinta-feira e das 08h00 às 13h50 de Sexta‑feira. Está fechado aos Sábados, Domingos e dias feriados oficiais da Delegação.

Candidato(a) interessado(a) deverá entregar o respetivo dossier de candidatura, num envelope fechado, com a menção exterior:

Concurso: ASSISTENTE DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Ref.: Posto AL 2 e-DEL HRM nº 76498 SYSPER nº 216754

Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau

Bairro da Penha – Bissau

A/c do Chefe da Administração

O dossier de candidatura deverá ser composto dos seguintes documentos:

E cópias dos seguintes documentos adicionais:

  • Diploma(s);
  • Certificado(s) de trabalho;
  • Registo Criminal;
  • 3 Cartas de recomendação com os contatos telefónicos dos referentes;
  • Carta de motivação, assinada, dirigida ao cuidado da Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.

(obs. os dossiers recebidos não serão devolvidos aos candidatos)

O(a) candidato(a) deve verificar se reúne todos os pré-requisitos de seleção. A ausência de qualquer um dos requisitos acima mencionados poderá acarretar a desqualificação da candidatura. Nesse caso, a Delegação não enviará nenhuma correspondência.

A data limite para a entrega das candidaturas é: 26 de Fevereiro de 2021  às 12h00.

Condições oferecidas

Oferecemos um contrato temporário por tempo determinado de seis (6) meses

Oferecemos uma posição competitiva num ambiente internacional. Benefícios tais como um regime complementar de pensões e um seguro de saúde para os trabalhadores e as suas famílias são oferecidos sob certas condições.

Início de funções: 15 de Março de 2021 (data indicativa).

Processo

Após o termo do prazo para apresentação das candidaturas, estas serão examinadas por um comité de seleção criado para esse efeito. O júri elaborará uma lista dos candidatos que considera mais aptos para exercer o cargo, com base numa apreciação preliminar das informações fornecidas nas cartas de candidatura e nos documentos comprovativos. Depois da entrega das candidaturas, proceder-se-á a uma pré-seleção baseada nos documentos apresentados. Os candidatos pré-selecionados serão convidados para a fase de avaliação, composta por uma prova escrita, a verificação das referências apresentadas e uma entrevista, em resultado das quais o comité de seleção avaliará a aptidão dos candidatos para ocupar o lugar. Cada uma das etapas enunciadas é eliminatória.

Os candidatos que não tenham sido incluídos na lista restrita não serão contatados individualmente; todavia, a Delegação utilizará os mesmos meios de publicação do presente anúncio de vaga para informar os candidatos que o processo de recrutamento foi concluído e que um candidato foi (ou não foi) recrutado.

A Delegação não fornecerá informações adicionais nem abordará nenhum elemento do processo de seleção por telefone. Quaisquer perguntas sobre este processo deve ser apresentado por escrito a: delegation-guinea-bissau-hoa@eeas.europa.eu

Bairro da Penha - BP359 - 1122 Bissau Cedex - Guiné-Bissau

Telefone: Administração (245) 96 606 16 18 / Geral  (245) 96 697 66 49

Email: delegation-guinea-bissau@eeas.europa.eu Site: https://eeas.europa.eu/delegations/guinea-bissau_pt

Editorial Sections: