Falkland Islands and the EU

60º aniversário dos Tratados de Roma

25/03/2017 - 17:29
News stories

Este ano, celebramos o 60º aniversário dos Tratados de Roma e a UE pretende assinalar este marco. Nas últimas seis décadas, a UE procurou ativamente não só fomentar a paz e a prosperidade na Europa como também usar a sua influência para promover um mundo mais equitativo, democrático e estável.

Este ano, celebramos o 60.º aniversário dos Tratados de Roma e a UE pretende assinalar este marco. Nas últimas seis décadas, a UE procurou ativamente não só fomentar a paz e a prosperidade na Europa como também usar a sua influência para promover um mundo mais equitativo, democrático e estável.

O que faz a UE no mundo? 

A Europa alberga o maior mercado único do mundo e a segunda moeda mais utilizada. É a maior potência comercial e o maior doador de ajuda ao desenvolvimento e de ajuda humanitária. Graças, em parte, ao programa Horizonte 2020 – o maior programa de investigação multinacional do mundo – a Europa está na vanguarda da inovação.

A sua diplomacia tem realmente peso e contribui para que o mundo seja mais seguro e mais sustentável, como ficou demonstrado pelo acordo histórico com o Irão sobre o seu programa nuclear ou pelo papel de liderança desempenhado pela UE no contexto do Acordo de Paris sobre o Clima e da adoção pelas Nações Unidas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Esta influência é reforçada pela nossa estreita cooperação com organizações internacionais, como a ONU e a OTAN.

A Europa continua a ser atrativa para os seus parceiros em todo o mundo. A perspetiva de laços políticos e económicos mais estreitos com a UE ou a expectativa de uma futura adesão são instrumentos poderosos para promover a estabilidade e a segurança ao longo das nossas fronteiras. A UE coopera ativamente com a sua vizinhança a Leste e a Sul. Da nossa parceria reforçada com a Ucrânia à ampla cooperação com os nossos parceiros africanos, o papel da Europa enquanto força positiva a nível mundial é mais importante do que nunca. 

Atividades de comunicação em torno do 60º aniversário dos Tratados de Roma

A Alta Representante/Vice‑Presidente, Federica Mogherini, o SEAE e as delegações da UE estão determinados a desempenhar um papel proeminente na comunicação acerca do aniversário de Roma. Centrar­‑nos­‑emos no impacto positivo da integração europeia e da política externa da UE, tanto para os cidadãos europeus como para os nossos parceiros. Há um enorme capital de histórias positivas à espera de serem contadas: histórias de projetos europeus de apoio ao desenvolvimento humano ou a infraestruturas críticas no estrangeiro, que criam simultaneamente novas oportunidades para as empresas europeias; histórias de jovens a quem é dada a oportunidade de estudar ou de aprender uma profissão nos seus próprios países; histórias do nosso apoio à paz, à democracia e aos direitos humanos nas zonas mais frágeis do mundo.

Languages:
Secções editoriais: