Bonaire and the EU

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 80

How has the European Union’s foreign policy evolved in the last years? What have been the main achievements? What are the biggest opportunities and the main challenges for the EU in a rapidly changing landscape?

A Comissão Europeia e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança apresentaram hoje um ambicioso plano para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no contexto da ação externa da União Europeia.

9.11.2020 - Blogue do VP/AR – A vitória de Joe Biden como presidente eleito foi acolhida calorosamente na Europa. Importa agora aproveitar as oportunidades que esta vitória nos oferece para reconstruir a cooperação UE-EUA. A nova liderança dos EUA está pronta para restabelecer a parceria, e a UE, por seu turno, deverá preparar-se para reforçar o seu contributo. O mundo precisa de Estados Unidos dispostos a escutar e de uma Europa capaz de agir.

31/10/20200 – Blog do AR/VP – Desde o início do meu mandato que tenho vindo a trabalhar num novo regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos. Neste momento, encontramo-nos na fase final de um processo longo e complexo para levar à sua criação. Depois de serem adotados os devidos instrumentos jurídicos pelo Conselho, este regime permitir-nos-á agir rapidamente contra os autores das violações dos direitos humanos, onde quer que ocorram. Permitam-me explicar em que consiste este novo regime e como funciona o mecanismo institucional da UE.

27/10/20 - blogue do AR/VP – O Mediterrâneo Ocidental sempre foi e continua a ser uma região fundamental para a Europa. Contudo, para que as relações entre as duas margens do Mediterrâneo se desenvolvam de forma mutuamente benéfica, teremos de conseguir atenuar as crescentes disparidades entre elas, nomeadamente em termos económicos.

22/10/2020 - blogue do AR/VP - No mês passado, o presidente da China, Xi Jinping, prometeu que, até 2060, a China se tornará neutra em termos de carbono. Este anúncio poderá constituir um ponto de inflexão na luta contra as alterações climáticas a nível mundial, indo ao encontro dos esforços europeus no domínio da diplomacia climática.

18/10/2020 - blogue do AR/VP No último Conselho dos Negócios Estrangeiros, fizemos um balanço das nossas relações com a América Latina e as Caraíbas (ALC), numa altura em que esta região está a atravessar uma crise dramática devido à COVID-19. Esta análise também era particularmente necessária pois, ultimamente, a região não tem tido o devido destaque na nossa agenda: temos de inverter esta tendência.

A pobreza é uma calamidade que afeta milhões de pessoas e que deve ser superada nos dias de hoje. A erradicação da pobreza tem sido uma prioridade fundamental da ação externa da UE. O apoio da UE contribuiu para o surgimento de uma tendência positiva global no sentido de acabar com este fenómeno. A pandemia mundial veio pôr em causa esta tendência. No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, chegou o momento de refletir sobre a forma como as sociedades devem unir forças para combater a pobreza à escala mundial.

A UE tem lutado pela aplicação e pelo respeito dos direitos humanos e a abolição global da pena de morte continua a ser uma prioridade de destaque. Celebramos o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, reiterando a nossa firme posição contra a pena de morte.

Pages