A Delegação da União Europeia emite uma declaração local, em acordo com os Chefes de Missão dos Estados-Membros da UE, do Canadá e Noruega

08.10.2019

União Europeia, Canadá e Noruega instam as autoridades competentes e Moçambique a investigarem com rapidez e profundidade esse crime chocante, a fim de levar os responsáveis à justiça.

A União Européia (UE), o Canadá e a Noruega condenam veementemente o assassinato de Anastácio Matavel, Director Executivo do Fórum de ONGs FONGA - GAZA, ocorrido ontem, 7 de Outubro em Xai-Xai, após uma sessão de formação com observadores eleitorais, e expressam suas mais profundas condolências à família, amigos e colegas do Senhor Matavel. Instamos as autoridades competentes a investigar com rapidez e profundidade esse crime chocante, a fim de levar os responsáveis à justiça.

 

O ataque de ontem também foi um acto de desrespeito para com o povo moçambicano e o seu direito legítimo de participar no processo democrático - a União Europeia, o Canadá e a Noruega apelam para um decorrer pacífico e ordeiro do restante período do processo eleitoral e instam todos os moçambicanos a absterem-se de quaisquer actos de violência e intimidação.

 

Uma sociedade civil dinâmica é essencial para a consolidação da democracia em Moçambique. As ONGs moçambicanas e outras organizações da sociedade civil devem poder observar as eleições de acordo com a lei e, assim, contribuir para um processo eleitoral credível e transparente.

 

Estas eleições, historicamente importantes, são particularmente relevantes para a implementação bem-sucedida do processo de paz e para a estabilidade e prosperidade a longo prazo de Moçambique.

 

 

Contacte sobre este comunicado:

Sonia Muchate,Coordenadora de Comunicação. Tel: 21 481000 - Delegação da União Europeia n.2820, Maputo


See Also