Delegation of the European Union
to the United Nations - New York

Mulheres Parlamentares reúnem para avançarem com Orçamento Sensível ao Género

Maputo, 10/09/2020 - 17:25, UNIQUE ID: 200910_7
Press releases

Entre os dias 7, 11 e 14 de Setembro, o Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste (Pro PALOP-TL ISC (FASE II), organiza o Grupo de Trabalho de Alto Nível das Redes de Mulheres Parlamentares dos PALOP e Timor Leste: Orçamento Sensível ao Género - experiências e perspetivas de implementação com vista a partilha de informação entre os beneficiários sobre o percurso até o momento e traçar os desafios e compromissos naconais e regionais por forma a garantir a integração da abordagem género no processo de planificação e orçamentação.

No dia 7 de Setembro, discutiu-se os temas orçamentação sensível ao género, Orçamento Programa e o impacto do COVID-19 n a implementação dos compromissos para igualdade de género.
Agora, no segundo dia de trabalho, 11 de Setembro, tem lugar a mesa-redonda em que cada país apresenta o seu ponto de situação, com a participação dos Ministérios de Finanças e Instituições nacionais do Género, neste dia teremos as palavras de abertura, dos representantes do PNUD Cabo Verde e da Delegação da União Europeia de Moçambique, o Sr. Opia Kumay e a Sra. Isabel Faria de Almeida, respetivamente. No dia 14 de Setembro as deputadas dos 6 países desenham uma estratégia conjunta e uma carta compromisso.


Sobre Pro PALOP-TL ISC Fase II


O Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste (Pro PALOP-TL ISC (FASE II)) é financiado pela União Europeia com uma contribuição de 7,750,000 Euros (equivalente a 8,813,300 USD) para um orçamento total de 7,843,700 Euros (8,919,856 USD) por um período de 3 anos (2019 - 2021).
O Programa visa a melhoria da governação económica nos PALOP-TL, tendo como objetivo específico a melhoria do desempenho da prestação de contas, eficácia e transparência das finanças públicas nos PALOP-TL.


“A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19.”

Secções editoriais: