Dia Mundial da Diversidade Cultural pelo Diálogo e pelo Desenvolvimento: declaração conjunta do alto representante/vice- presidente, Josep Borrell, e da comissária Mariya Gabriel

20.05.2020

No Dia Mundial da Diversidade Cultural pelo Diálogo e pelo Desenvolvimento, celebramos a diversidade cultural na União Europeia e salientamos a sua importância para promover o diálogo e o respeito entre os povos de todo o mundo. A Europa é um mosaico de diversidade modelado por séculos de intercâmbios entre diferentes nações, línguas e culturas.

A UE empenha­‑se na preservação da diversidade das expressões e tradições culturais em todo o mundo. As indústrias culturais e criativas são o motor da vitalidade cultural. Tendo a pandemia de coronavírus vindo fustigar rudemente o setor cultural e criativo, a União Europeia reafirma a importância que uma indústria cultural dinâmica assume para as sociedades. Neste contexto, ganharam uma importância renovada iniciativas da UE como as Capitais Europeias da Cultura, o Erasmus + e a Europa Criativa.

A UE tem uma participação muito ativa nas relações culturais internacionais, por meio de programas de apoio ao setor cultural dos países seus parceiros. Promove também a cooperação cultural, que contribui grandemente para o diálogo intercultural, a prevenção de conflitos, a reconciliação e a resiliência, demonstrando ser um bastião defensivo contra a intolerância e o extremismo violento.

Com o projeto­‑piloto "Casas da Cultura da Europa", a UE está a testar nos países parceiros modelos e práticas de colaboração de caráter inovador, a fim de criar espaços – físicos ou digitais, permanentes ou temporários – para o intercâmbio cultural, a criação conjunta e os contactos interpessoais.

O património cultural é uma das expressões mais ricas da diversidade cultural. Não nos esqueçamos de que o património cultural é um bem comum não renovável, insubstituível e muitas vezes exposto a ameaças ambientais, conflitos, atos de negligência e degradação. No quadro da Convenção da UNESCO de 2005 sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (ligação externa), em que é parte, a UE continuará a empenhar­‑se na proteção dos sítios do património cultural e a combater o comércio ilícito de bens culturais.

A diversidade cultural alimenta a inovação e novas maneiras de pensar. Foi graças à diversidade cultural que a Europa conseguiu, ao longo dos séculos, adaptar­‑se a um mundo em constante mutação. A UE e os seus Estados­‑Membros continuam empenhados em apoiar e defender a variedade de culturas, criando oportunidades para o intercâmbio cultural, a cooperação e a criação. A cultura está no coração do progresso: pode desempenhar um papel verdadeiramente fundamental no rescaldo da crise atual.

 

Xavier Cifre Quatresols
Press Officer for Foreign Affairs and Security Policy
+32 (0)2 29 73582
+32 (0)460 75 51 56