Delegation of the European Union to Ukraine

Homenagem da Expo 2020 Dubai à União Europeia

22/10/2021 - 16:41
News stories

A exposição mundial celebra o «Dia da União Europeia», um dia inteiro durante o qual decorrerão eventos dedicados à UE, organizados conjuntamente com os Estados-Membros da União, destinados a pôr em destaque «a unidade, a diversidade e a solidariedade europeias»

 

O próximo sábado será um bom dia para nos mostrarmos orgulhosos de ser europeus e de pertencer à União Europeia, uma união económica e política forte entre 27 países. Por ocasião do dia que lhe é dedicado na Expo 2020 Dubai, a União Europeia demonstrará o poder da sua diplomacia pública e cultural durante um dia inteiro de atividades que levarão os visitantes a descobrir a diversidade de um território com quase 500 milhões de habitantes.

O Dia da União Europeia terá início com uma cerimónia inaugural no pavilhão esloveno, que contará com a presença do vice-presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas, seguida de uma vasta série de eventos organizados conjuntamente pelas instituições europeias e pelos Estados-Membros da UE nos respetivos pavilhões. As atividades previstas levarão os visitantes aos pavilhões da Áustria, da Bélgica, da Suécia, de Portugal, dos Países Baixos, da Bulgária, da Eslovénia, da Polónia, da Lituânia, de França, da República Checa, da Roménia e de Espanha, enquanto serão realizados espetáculos nos espaços públicos da Expo 2020. 

Para além das atividades mais tradicionais de diplomacia pública desenvolvidas durante o Dia da União Europeia, a diplomacia cultural da UE desempenhará um papel importante, mostrando não só a diversidade e a harmonia da UE, como também pondo em evidência as políticas europeias e a importância do multilateralismo e das parcerias mundiais sustentáveis. As atividades culturais, nas quais participarão jovens artistas e profissionais do setor da cultura da Europa e do resto do mundo, incluirão espetáculos, bem como um debate sobre a promoção da diversidade e do diálogo intercultural.

A gala do Dia da União Europeia, que se realizará no Dubai Millennium Amphitheatre, será a grande final e o evento de encerramento deste dia. Uma série de espetáculos que combinam música, dança e tecnologia porão em destaque o multilateralismo, a unidade e a solidariedade europeias, bem como o multilinguismo e a diversidade cultural da União Europeia.

Expo 2020 Dubai: uma janela aberta para o mundo pós-COVID

Haverá um mundo pós-pandemia, mas há ainda que o construir. A Expo 2020 Dubai, que teve início em 1 de outubro nos Emirados Árabes Unidos (EAU), oferece ao mundo uma oportunidade única de se reunir e de imaginar um futuro sustentável no qual ninguém é deixado para trás. A União Europeia, juntamente com os seus Estados-Membros, apoia durante este certame no Dubai mais de 40 eventos e atividades que ilustram o papel motor da Europa e o seu contributo fundamental para fazer face a alguns dos desafios mundiais mais prementes do nosso tempo.

«Nesta época de grandes desafios, as sociedades devem fazer frente comum, não só para os superar, mas também para se tornarem mais fortes e cooperarem de forma mais eficaz. A Expo 2020 Dubai constitui uma oportunidade muito visível para sublinhar o empenhamento da UE na cooperação internacional e no multilateralismo como resposta aos desafios mundiais, bem como para construir um entendimento comum sobre a forma de fazer face a esses desafios», afirmou o alto representante/vice-presidente da Comissão, Josep Borrell, à sua chegada aos EAU. 

Na primeira Exposição Mundial realizada na região do Médio Oriente, África e Ásia do Sul desde a sua criação, em 1851, participam 192 países, um número recorde. Sob o tema «Ligar mentes, construir o futuro», centenas de eventos que terão lugar até 31 de março de 2022 configurarão aquilo que os organizadores definiram como «uma mostra mundial das realizações humanas».

* * *

A equipa da UE na Expo 2020 é dirigida por Andrea Matteo Fontana, embaixador da UE junto dos EAU e comissário-geral da UE na Expo 2020, e por Pietro De Matteis, que exerce as funções de comissário-geral adjunto.

* * *

* * *

Consulte o programa completo da #EUatEXPO2020 no nosso sítio Web e siga-nos nas redes sociais:

www.europa.eu/expo2020

@EUintheUAE

Autor