Delegation of the European Union to Uganda

Na política externa europeia, somos permanentemente confrontados com conflitos na nossa vizinhança, crescente competição entre potências rivais, desafios ao sistema multilateral e aos nossos valores, disputas sobre termos de comércio, quem estabelece as regras para as tecnologias e os efeitos globais das alterações climáticas – para nomear apenas alguns dos assuntos que lidamos todos os dias.

O cargo de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice Presidente da Comissão Europeia (AR/VP) oferece uma janela aberta para o mundo. Como qualquer observador, sou influcenciado pela minha própria perspetiva. Não concordo com o relativismo do filósofo espanhol do século XIX,  De Campoamor, que reivindica num poema famoso que nada é verdadeiro ou falso e que tudo depende da ‘cor das suas lentes’. Algumas coisas são definitivamente verdadeiras e outras falsas, mas temos de lidar com posições diferentes em quase todos os tópicos. Vivemos numa permanente ‘batalha de narrativas’ sobre os assuntos que determinam o nosso futuro. Temos de compreender estas posições diferentes se queremos procurar pontos em comum. Em particular pontos em comum entre europeus, que é a tarefa do AR/VP.

Com este blog, pretendo dar um passo atrás e contribuir para a construção de uma cultura estratégica europeia comum. As responsabilidades do AR/VP nem sempre me permitem falar tão claramente como desejaria. Mas tentarei manter aqui presente as minhas visões pessoais, olhando através das lentes de um europeu convicto, sobre os principais temas em causa para a Europa e o seu papel global. Obrigado por dispenderem do vosso tempo e atenção a estes pensamentos. Eu espero que este blog possa contribuir para a criar uma melhor compreensão dos assuntos nos quais estamos envolvidos.

Em adição às minhas publicações no blog, poderão também encontrar aqui um repositório de intrevistas, discursos, artigos de opinião e vídeos.

Blog posts

06/12/2020 – HR/VP blog – Earlier this week, the EU and ASEAN took the decision together to establish a Strategic Partnership. It worth telling the story of the long road to this historic decision and what it means. At heart the EU and ASEAN are “partners in integration” working together for multilateral solutions. 

20/11/2020 — Blogue do AR/VP — Os ministros da Defesa da UE debateram a forma de enfrentar os desafios do futuro e de a UE se poder tornar um parceiro mais forte em matéria de segurança. As orientações estratégicas, a cooperação estruturada permanente e a análise anual coordenada da defesa são fundamentais para alcançar este objetivo.

19/11/2020 — Blog do AR/VP — Os dez países da ASEAN e cinco países da Ásia e do Pacífico (a China, o Japão, a Coreia, a Austrália e a Nova Zelândia) acabaram de celebrar um importante acordo comercial que abrange 30 % da população e do PIB mundiais. Enquanto União Europeia, congratulamo¬ nos com a integração económica multilateral e assente em regras e deveremos ser pró¬ ativos, reforçando o nosso empenhamento e diálogo com a ASEAN e a região do Indo¬ Pacífico.

16/11/2020 — Blogue do AR/VP — Na passada sexta-feira, participei na terceira edição do Fórum de Paris para a Paz, consagrado à resposta à crise da pandemia e aos princípios que deverão reger a ordem internacional no pós¬ Covid.

13/11/2020 – Blogue do AR/VP – Com o anúncio da vacina feito pela BioNTech, começamos a ver luz ao fundo do túnel da COVID¬ 19. Os progressos vêm, porém, acompanhados do risco de "nacionalismo vacínico". Nós, UE, assumimos claramente desde o início uma postura multilateral. Esta terá também de ser a escolha mundial.

9.11.2020 - Blogue do VP/AR – A vitória de Joe Biden como presidente eleito foi acolhida calorosamente na Europa. Importa agora aproveitar as oportunidades que esta vitória nos oferece para reconstruir a cooperação UE-EUA. A nova liderança dos EUA está pronta para restabelecer a parceria, e a UE, por seu turno, deverá preparar-se para reforçar o seu contributo. O mundo precisa de Estados Unidos dispostos a escutar e de uma Europa capaz de agir.

6/11/2020 – Blogue do AR/VP – Na passada terça¬ feira realizámos o 5.º Diálogo Estratégico UE Paquistão. Face à prolongada crise da COVID¬ 19, que se tem agravado, à luta contra o terrorismo e a radicalização e às crescentes tensões internacionais na região e no mundo, importa, mais do que nunca, que a UE aprofunde as relações com países como o Paquistão.

03/11/20 – Blogue do AR/VP – Não há nunca justificação para atos de selvajaria como os que foram recentemente cometidos em França e na Áustria. A UE está unida no apelo que lança aos seus parceiros de todo o mundo para que com ela colaborem estreitamente no combate ao terrorismo, ao discurso de ódio e à desinformação.

31/10/20200 – Blog do AR/VP – Desde o início do meu mandato que tenho vindo a trabalhar num novo regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos. Neste momento, encontramo-nos na fase final de um processo longo e complexo para levar à sua criação. Depois de serem adotados os devidos instrumentos jurídicos pelo Conselho, este regime permitir-nos-á agir rapidamente contra os autores das violações dos direitos humanos, onde quer que ocorram. Permitam-me explicar em que consiste este novo regime e como funciona o mecanismo institucional da UE.

27/10/20 - blogue do AR/VP – O Mediterrâneo Ocidental sempre foi e continua a ser uma região fundamental para a Europa. Contudo, para que as relações entre as duas margens do Mediterrâneo se desenvolvam de forma mutuamente benéfica, teremos de conseguir atenuar as crescentes disparidades entre elas, nomeadamente em termos económicos.

22/10/2020 - blogue do AR/VP - No mês passado, o presidente da China, Xi Jinping, prometeu que, até 2060, a China se tornará neutra em termos de carbono. Este anúncio poderá constituir um ponto de inflexão na luta contra as alterações climáticas a nível mundial, indo ao encontro dos esforços europeus no domínio da diplomacia climática.

18/10/2020 - blogue do AR/VP No último Conselho dos Negócios Estrangeiros, fizemos um balanço das nossas relações com a América Latina e as Caraíbas (ALC), numa altura em que esta região está a atravessar uma crise dramática devido à COVID-19. Esta análise também era particularmente necessária pois, ultimamente, a região não tem tido o devido destaque na nossa agenda: temos de inverter esta tendência.

15/10/2020 - Na semana passada, juntamente com o comissário Janez Lenarčič, viajei para entregar material de proteção contra a COVID-19 ao Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana, para debater com os nossos homólogos da União Africana a forma de reforçar a parceria UE-UA num mundo pós-pandémico e para reforçar o nosso apoio às reformas em curso na Etiópia, que atravessa um momento difícil.

14/10/2020 – Blogue do AR/VP – Em tempos de crise, tendemos logicamente a centrarmo nos nas nossas próprias dificuldades. Acabado de regressar de África, gostaria de debruçar me sobre a forma como a COVID-19 está a redefinir a economia mundial. Comecemos por dar uma volta ao mundo para ver como a pandemia está a alterar o equilíbrio entre riqueza e poder.

08/10/2020 - Esta quarta-feira, debatemos no Parlamento Europeu a situação dramática da Venezuela. O país sofre de uma profunda crise política com enormes consequências humanitárias. Nas últimas semanas, temos procurado ajudar a criar condições mínimas para a realização de eleições legislativas livres e justas. Até à data, o Governo de Maduro recusou-se a adiá-las. No entanto, continuarei a trabalhar para uma solução democrática, que é a única saída possível.

06/10/2020 - Devemos reforçar os nossos laços com África, um continente jovem e dinâmico. Em primeiro lugar, para fazer face à crise atual, sendo esse o objetivo da minha missão à Etiópia esta semana; mas também, mais estruturalmente, com o objetivo de privilegiar em conjunto um desenvolvimento económico que seja simultaneamente verde, digital e equitativo nos dois continentes.

02/10/2020 - A UE tem por vezes dificuldade em tomar decisões em matéria de política externa devido a divergências entre os Estados-Membros. Apesar disso, muitos são os que desejam que a UE desempenhe um papel geopolítico mais forte num mundo perigoso. Precisamos de um debate honesto, sem tabus, sobre a melhor forma de o conseguir, nomeadamente sobre a forma como tomamos decisões.

29/09/2020 - Na semana passada, participei com a minha colega, a vice presidente Dubravka Šuica, num evento organizado conjuntamente com a UNICEF. O objetivo era enviar um SOS aos decisores políticos em todo o mundo, pedindo¬ lhes que dessem a máxima prioridade às escolas nos planos de reabertura das suas economias. Uma questão decisiva para o nosso futuro comum.

22/09/2020 - Na terça-feira, visitei pela primeira vez a Ucrânia na minha qualidade de alto representante. Há quase dois meses que a situação na linha da frente no leste da Ucrânia está calma, o período mais longo desde que começou a guerra. A UE tem sido, desde 2014, o parceiro mais sólido da Ucrânia. O nosso apoio, que não esmorecerá, está também associado à necessidade urgente de consolidar o Estado de direito e intensificar a luta contra a corrupção.

22/09/2020 - Ao longo de várias semanas, a população da Bielorrússia desceu à rua para protestar contra as eleições presidenciais fraudulentas e a vaga de repressão que se lhe seguiu. No último domingo, em manifestações em massa exigia, uma vez mais, a saída de Lukashenko. Durante a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, sublinhámos o nosso inteiro apoio: o futuro da Bielorrússia deve ser decidido pelo povo da Bielorrússia, e só por ele.

20/09/2020 - Em 12 de setembro, participei numa videoconferência com os meus colegas ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A União Europeia partilha de muitas opiniões comuns com esta organização. E, em particular, da vontade de não apoiar a China ou os EUA na crescente rivalidade estratégica que entre ambos se instalou. Temos de reforçar os nossos laços - e fá-lo-emos.

09/09/2020 - Ultimamente, tem¬ se falado muito de "Europa Global": como fazer da União um interveniente verdadeiramente global num mundo marcado pela rivalidade estratégica entre os EUA e a China, as dúvidas acerca do multilateralismo e as crises sanitárias e ambientais. Aqui fica uma síntese dos meus pontos de vista, que recentemente discuti com os meus colegas comissários.

04/09/2020 - Na passada terça-feira, visitei a Líbia, onde me encontrei com as autoridades de um país devastado pela guerra. Logo após o acordo de cessar¬ fogo anunciado a 21 de agosto, a visita teve por objetivo estudar a possibilidade de a UE conceder mais apoio para implementar o cessar-fogo e ajudar a resolver o conflito na Líbia. Há uma réstia de esperança que temos de aproveitar.

26/08/2020 - A política externa nunca está parada, mas o verão de 2020 tem sido extraordinariamente agitado, com uma série de crises que parece não ter fim: no Líbano, na Bielorrússia, no Mali e no Mediterrâneo Oriental. Na reunião informal "Gymnich" a realizar em Berlim (27-28 de agosto), temos de estabelecer uma via comum para o futuro. É urgente e viável reforçar a influência internacional da Europa.

21/08/2020 - Na passada segunda¬ feira, inaugurei a Universidade de Verão da Universidad Internacional Menéndez Pelayo, em Santander (Espanha). Debatemos sobretudo as consequências da atual crise para a Europa e para o mundo. Nesta fase, o risco parece grave ao ponto de desestabilizar muitos países em desenvolvimento e de acentuar a tendência para regimes autoritários. Nestas circunstâncias, a Europa tem a enorme responsabilidade de defender o multilateralismo efetivo e de ajudar os países em desenvolvimento mais carenciados.

13/08/2020 - A situação na Bielorrússia tornou¬ se motivo de grande preocupação. Após as eleições presidenciais de domingo passado, Alexander Lukashenko e as autoridades bielorrussas têm de pôr termo à repressão contra o povo bielorrusso e de encetar negociações com a sociedade em geral. Ao longo dos últimos meses, os bielorrussos demonstraram claramente que anseiam pela democracia e pelo respeito pelos direitos humanos. Para que as relações entre a UE e a Bielorrússia possam progredir, é indispensável que haja uma mudança política substancial.

10/08/2020 - As explosões devastadoras que ocorreram em Beirute na semana passada mataram e feriram inúmeras pessoas. Destruíram igualmente uma grande parte da cidade, bem como os meios de subsistência de muitos dos seus habitantes. A comunidade internacional e, em primeiro plano, a União Europeia e os seus Estados-Membros reagiram rapidamente no intuito de aliviar o sofrimento e minimizar os enormes prejuízos causados. Não obstante, como sucede frequentemente com catástrofes desta envergadura, perfilam-se desafios ainda mais importantes e mais difíceis no futuro: milhares de cidadãos libaneses exigem soluções para problemas profundamente enraizados. Enquanto parceiro de longa data do Líbano, a UE colaborará com estes cidadãos para criar um país mais próspero e democrático. Trata-se do nosso dever, por respeito pelas vítimas de 4 de agosto.

31/07/2020 - Todos os dias assistimos a um agravamento das tensões entre os EUA e a China, com antagonismos em diversas questões. As posições estão a endurecer e aumentam os defensores de um distanciamento, tanto em Washington como em Pequim. Esta rivalidade estratégica entre os EUA e a China será provavelmente o princípio organizador dominante da política mundial, independentemente de quem vencer as próximas eleições presidenciais nos EUA. Neste contexto, temos de nos manter firmes e de definir  uma abordagem própria da UE. Gostaria de refletir aqui sobre alguns princípios que nos deverão nortear.

30/07/2020 - A Internet desempenha um papel fundamental nas nossas vidas, razão pela qual temos de nos proteger de ciberataques. A UE impôs hoje pela primeira vez sanções contra ciberataques, a fim de proteger os seus cidadãos e as suas empresas de ciberameaças.

23/07/2020 - Após negociações difíceis, os dirigentes da UE chegaram a acordo quanto a um pacote de recuperação financiado de forma ambiciosa. Com este acordo, a UE dá provas da sua resiliência interna e solidariedade, o que é crucial para os cidadãos europeus, mas lança também as bases da interação da Europa com o resto do mundo. A nossa unidade interna é que determina a nossa força externa.

19/07/2020 - A água é vida. Podemos sobreviver vários dias sem comer, mas não sem beber. A água é também o ingrediente de base, essencial para a produção de todo o tipo de alimentos, vegetais ou animais. É por isso que a questão do acesso à água doce tem sido sempre fulcral para o ser humano e portanto sempre fonte de inúmeros conflitos. Intrinsecamente ligados às alterações climáticas, ao desenvolvimento económico e ao crescimento demográfico, tais conflitos assumem hoje uma dimensão cada vez mais preocupante: o acesso à água está a tornar¬ se um dos principais problemas geopolíticos do nosso século.

17/07/2020 - Acompanhado pelo novo representante especial da UE, Miroslav Lajčák, tive ontem o prazer de receber o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, e o primeiro¬ ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, para a primeira reunião presencial, depois de vinte meses do diálogo Belgrado- Pristina sob a égide da UE.

16/07/2020 - Na quarta-feira, participei, por videoconferência, na companhia do presidente Charles Michel e da presidente Ursula von der Leyen, na 15.ª Cimeira UE-Índia com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. De início, estava previsto que a Cimeira tivesse lugar presencialmente, em Bruxelas, no passado mês de março. Agora, quatro meses depois, o contexto em que se realizou foi bastante diferente: a pandemia de Covid-19 afetou-nos a todos. Vivemos num mundo cada vez mais dominado pela rivalidade estratégica entre a China e os Estados Unidos, de que o multilateralismo se encontra refém. Sublinhámos muitas vezes já que, neste contexto, a Europa tem de trilhar o seu próprio caminho, seguindo à frente daqueles que querem não só salvar o multilateralismo, mas reforçá-lo.

10/07/2020 - Em 9 de julho tive o prazer de participar num painel de eminentes peritos em assuntos internacionais de todos os continentes, organizado pelo nosso Instituto de Estudos da Defesa da UE e pela Fundação Carnegie, para debater de que maneira podemos navegar juntos pelas águas deste mundo em tempos de pandemia.

08/07/2020 - Em 7 de julho, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, da França, do Egito e da Jordânia procederam a um debate importante sobre os riscos associados à anexação unilateral de partes da Cisjordânia. Infelizmente, não pude estar presente, por me encontrar em viagem para tratar de outros assuntos igualmente importantes. A UE esteve representada pela secretária-geral do SEAE e pelo Representante Especial da UE para o Médio Oriente.

05/07/2020 - "A demografia é o destino", disse o sociólogo Auguste Comte. A ideia subjacente é a de que a evolução e a distribuição demográficas determinam o futuro de um país ou de uma região. Recentemente, a minha colega Dubravka Šuica, vice presidente da Comissão Europeia responsável pela Demografia e Democracia, forneceu¬ nos uma análise das consequências previsíveis das alterações demográficas em curso na Europa e no mundo. Este trabalho merece toda a nossa atenção, pois este tema é determinante tanto para os assuntos internos da União como para o lugar da União no mundo.

04/07/2020 - Precisamos de construir uma cultura estratégica comum na Europa. Se concordarmos mais sobre a forma como vemos o mundo e os desafios que ele comporta, será mais fácil chegarmos a acordo sobre o que fazer em relação a eles. Atendendo a que temos histórias diferentes, isso levará algum tempo. São necessários muitos debates entre todos os que participam na definição da política externa da Europa, tanto em Bruxelas como nas capitais. Precisamos de compreender de onde vem cada um de nós; o que preocupa as pessoas e porquê; mas também o que temos em comum.

02/07/2020 - Ao longo dos já quase dez anos de guerra civil na Síria, tenho acompanhado de perto a sua devastadora evolução e os horrores de que o povo sírio tem sido vítima. Venho de um país que passou por uma guerra civil e sei perfeitamente como ela divide e destrói uma sociedade. Mais de 12 milhões de sírios, metade da população que existia antes da guerra, teve de abandonar as suas casas. Mais de meio milhão perdeu a vida. Uma geração inteira de crianças sírias só conheceu a guerra. Europeus que somos, fomos incapazes de, coletivamente, acabar com os massacres perpetrados às portas do nosso continente. Quando prosseguimos os esforços no sentido de criar uma política externa e de segurança comum mais forte para a UE, penso muitas vezes na Síria e no que por ela poderíamos ter feito.

27/06/2020 - Garantir que uma transição democrática seja bem sucedida nunca é fácil, inclusive nos melhores tempos. No ano passado, o Sudão iniciou um percurso rumo à democracia, com os jovens e as mulheres do país a abrir o caminho. Queriam um futuro melhor para o seu país, depois de muitos anos de ditadura, abusos, má gestão e corrupção.

26/06/2020 - No passado dia 23 de junho, no Congresso dos Deputados, tive a oportunidade de intervir perante a Comissão para a Reconstrução Económica e Social de Espanha na sequência da pandemia de COVID-19. Foi uma grande honra comparecer no Parlamento espanhol pela primeira vez desde a minha nomeação como alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

25/06/2020 - Na Europa debate¬ se atualmente um plano de recuperação ambicioso para fazer face às consequências da grave crise económica causada pela epidemia de coronavírus. Na sequência da proposta conjunta apresentada por Emmanuel Macron e Angela Merkel, os 750 mil milhões de euros de despesas adicionais propostas pela Comissão deverão ser financiadas através da emissão de títulos de dívida nos mercados financeiros.

21/06/2020 - Os crescentes conflitos e tensões internacionais à porta da Europa alertam-nos para cuidar da nossa segurança coletiva com as nossas próprias mãos. Recentemente, quatro grandes Estados-Membros defenderam que a segurança e a defesa deveriam tornar-se uma das principais prioridades da União. Concordo plenamente: desde o início do mandato desta Comissão, colocámos a nossa política comum de segurança e defesa no cerne da política externa da UE. E embora tenhamos um longo caminho a percorrer, existe agora uma dinâmica cada vez maior para reforçar a nossa capacidade de ação coletiva.

18/06/2020 - Amanhã, os líderes europeus debaterão a proposta de novo orçamento da UE, também conhecido no nosso jargão por «Quadro Financeiro Plurianual (QFP)» para o período de 2021-2027. O montante adicional de 750 mil milhões de euros a título do instrumento Next Generation EU vem introduzir uma alteração considerável em relação ao projeto de orçamento inicial apresentado pela Comissão em 2019.

14/06/2020 - A crise da COVID-19 está a criar um contexto global mais competitivo, em que a confrontação evolui de forma mais rápida do que a cooperação. Enquanto UE, navegamos em águas cada vez mais turbulentas e corremos o risco de ser apanhados nas correntes cruzadas das grandes potências, que nos pressionam a tomar partido por um dos lados.

HRVP Josep Borrell on the Eastern Partnership

12/06/2020 - A UE tem um interesse estratégico em que os seus vizinhos sejam países estáveis e prósperos: só podemos viver em segurança e prosperar se o mesmo acontecer aos nossos vizinhos. Perante a atual crise de COVID-19, é mais importante do que nunca conseguir apoiar os nossos parceiros a construírem sociedades mais resilientes e democráticas.

10/06/2020 - Na passada segunda¬ feira, o Dr. Tedros Adhanom, Diretor¬ Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), participou na nossa videoconferência com os ministros da UE responsáveis pela pasta do Desenvolvimento. Aproveitou a oportunidade para debater a epidemia de Covid¬ 19 e o papel desempenhado pela OMS e para fazer o balanço do estado atual desta pandemia. E esse balanço foi bastante alarmante: embora a Covid¬ 19 pareça estar sob controlo na Europa graças à envergadura das medidas tomadas pelos Estados¬ Membros e pela União, não é isso que acontece ainda no resto do mundo.

29/05/2020 - Se há algo que reúne o consenso dos 27 Estados-Membros da UE é o facto de acreditarmos no multilateralismo assente em regras. Repetimos, quase como um mantra, que queremos uma ONU forte que seja o motor do sistema multilateral. O Conselho de Segurança é a mais alta autoridade multilateral mundial e tem a última palavra em matéria de paz e segurança. Apraz-me ter proferido um discurso perante o Conselho de Segurança relativamente à cooperação UE-ONU (ver aqui) e manifestar o forte apoio da UE ao trabalho da ONU, com contributos concretos em muitos domínios e, em especial, em matéria de paz e segurança.

27/05/2020 - Em 2019, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, visitei a ponte Simon Bolívar, uma ponte com 300 metros de comprimento que liga a Venezuela e a Colômbia. Esta ponte, que deve o seu nome ao estadista venezuelano, era - até à eclosão da crise económica na Venezuela - um ponto de passagem muito concorrido pelos cidadãos para irem fazer compras no outro lado da fronteira. Atualmente, é a partir desta ponte que muitos refugiados venezuelanos iniciam a sua viagem para procurar um futuro melhor. Nessa altura, fui testemunha das situações terríveis às quais muitos migrantes e refugiados venezuelanos procuravam escapar, bem como dos riscos e da miséria em que viviam. Até à data, cinco milhões de refugiados e migrantes venezuelanos procuraram refúgio e novas oportunidades por todo o mundo, sobretudo nos países vizinhos. Durante a minha visita, já tinha sido nomeado Alto Representante da UE e estava empenhado em organizar o apoio europeu e internacional para os refugiados e os migrantes. A visita que efetuei ao ponto de travessia do rio Táchira confirmou de forma inequívoca esta necessidade.

25/05/2020 - Fiquei contente pelo facto de o meu amigo Heiko Maas me ter pedido para tomar da palavra na abertura da conferência anual de embaixadores alemães, juntamente com a Chanceler Angela Merkel. Foi uma oportunidade de sublinhar quão grandes são as expectativas que aguardam a futura Presidência alemã da UE, que deverá guiar a Europa no meio da crise e garantir que dela saiamos mais fortes.

17/05/2020 - Assinala-se hoje o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (IDAHOTB). Como tal, aproveito a ocasião para dedicar esta publicação às pessoas que continuam a ser vítimas de discriminação e de violência devido à sua identidade e a sofrer por não poderem viver e amar livremente, de acordo com a sua escolha. Mais especificamente, quero prestar homenagem à comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e intersexual (LGBTI+) e a todos os ativistas LGBTI+ que defendem o direito de cada pessoa a ser quem é.

HRVP Blog on European defence: fighting COVID-19, preparing for the future

14/05/2020 - A pandemia de coronavírus vai muito provavelmente deteriorar o nosso clima de segurança nos próximos anos, aumentando a necessidade de fortalecer a política de segurança e defesa da União Europeia e de a União ter mais força no mundo.

HRVP Josep Borrell on Europe Day

08/05/2020 - No dia 9 de maio assinalamos o Dia da Europa. O 70.º aniversário da Declaração de Schuman é uma oportunidade para refletir sobre o significado da integração europeia e sobre o papel da UE no mundo. Quero aproveitar esta publicação no blogue para o fazer de uma perspetiva pessoal, para explicar por que razão vale a pena defender a Europa enquanto ideia e projeto político.

HRVP Blog on Sahel

08/05/2020 - A atenção mundial está justificadamente centrada na resposta global à crise do coronavírus. Embora apresente uma dimensão e intensidade históricas, a COVID-19 não faz desaparecer os inúmeros outros desafios regionais e mundiais. Muito pelo contrário. Ao enfraquecer os esforços de promoção da estabilidade e do desenvolvimento de alguns países, a COVID-19 atua como fator agravante. Por isso, devemos não só manter o nosso compromisso para com os nossos parceiros, como também reforçá-lo.

World Press Freedom Day pictoquote

03/05/2020 - Este ano assinalamos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em plena pandemia mundial. Esta situação dᬠnos um motivo especial para prestar homenagem a todos os jornalistas e profissionais da comunicação social que fazem chegar as notícias até nós e analisam o mundo em que vivemos.

24/04/2020 - De crise sanitária à partida, a pandemia de coronavírus transformou¬ se rapidamente numa crise económica e social sem precedentes. Num artigo publicado com vários grupos de reflexão europeus, traço uma panorâmica da forma como a COVID¬ 19 poderá amplificar três grandes acontecimentos à escala mundial.

19/04/2020 - Faz agora mais de um mês que o coronavírus tem a Europa sob o seu controlo. Embora trabalhemos todos os dias infatigavelmente para fazer face a todos os aspetos da crise, convém parar para refletir sobre o que significa, para a Europa e para o resto do mundo, viver com a COVID-19 no quotidiano e sobre a forma como a pandemia afetará a nossa sociedade.

11/04/2020 - O coronavírus não assola só a Europa, mas toda a comunidade mundial, tendo-se tornado o inimigo comum do mundo inteiro. Um inimigo que só poderemos derrotar com uma abordagem global e uma coordenação transfronteiras. Embora tenhamos de mobilizar todos os nossos recursos para combater o vírus dentro da Europa, chegou o momento de olharmos para o que se passa além das nossas fronteiras, mais especificamente em África, o nosso continente irmão, e nos países da vizinhança meridional, bem como nos Balcãs Ocidentais, no Médio Oriente e em certas zonas da Ásia, na América Latina e nas Caraíbas. Porque solidariedade não pode ser uma palavra oca, e porque enquanto o vírus não for erradicado em todo mundo continuará a ser uma ameaça para todos nós.

07/04/2020 - A luta contra a pandemia à escala global exige uma mobilização sem precedentes a todos os níveis.

irini, hrvp blog, josep borrell

01/04/2020 - Mesmo nestes tempos difíceis com o surto de coronavírus, a UE está a tomar decisões importantes para reforçar o seu empenhamento no mundo. Os Estados-Membros da UE decidiram ontem lançar uma nova operação de gestão de crises da PCSD no mar Mediterrâneo, denominada «EUNAVFOR MED IRINI». A operação IRINI é a mais recente operação militar da UE, que tem como principal objetivo contribuir para a aplicação do embargo ao armamento imposto pela ONU à Líbia e promover a paz na nossa vizinhança. Trata-se de uma forma tangível de apoio da UE para ajudar a pôr termo ao longo conflito em curso na Líbia, às portas da UE.

30/03/2020 - Deixámos todos para trás uma semana muito difícil, com a pandemia de coronavírus e as suas consequências mundiais a dominar as notícias e os nossos pensamentos. Esta situação acabou também por ofuscar uma decisão importante que não recebeu a atenção que lhe era devida. Em plena crise do coronavírus, a União Europeia decidiu encetar conversações de adesão com a Macedónia do Norte e com a Albânia. Trata¬ se de uma boa notícia para os dois países, para os Balcãs Ocidentais e para toda a Europa.

23/03/2020 - A COVID¬ 19 redefinirá o nosso mundo. Ainda não sabemos quando é que a crise terminará. Contudo, podemos estar seguros de que, quando tal acontecer, o nosso mundo será muito diferente. Até que ponto o será, vai depender das escolhas que fizermos hoje.

01/12/2019 - I am privileged and honoured to take up the role of the European Union’s High Representative for Foreign Affairs and Security Policy and Vice-President of the European Commission.

Vlog posts

Para além dos posts escritos no blogue, o Blog pessoal da HR/VP irá a partir de agora apresentar regularmente vlogs sobre questões pertinentes da política externa da UE, apresentando a sua opinião.

HR/VP's Vlog | #01 On the partnership between Europe and Africa

29/10/2020 — vídeo blogue do AR/VP —Precisamos de reforçar a nossa parceria com a África porque o nosso futuro político, económico e de segurança está em jogo quando se trata das nossas relações com este continente jovem e dinâmico. A UE continua a ser o primeiro parceiro da África em muitos domínios, mas a concorrência é cada vez maior.

Op-eds

25/11/2020 - Artigo de opinião, por Josep Borrell e Jutta Urpilainen - No início de 2020, Awa acabara de completar 15 anos quando soube que o seu casamento estava a ser arranjado. Evitᬠlo parecia difícil, mas Awa teve a coragem de desafiar a decisão de seu pai. Na sua pequena aldeia do Mali existia um comité para a prevenção do casamento precoce e ela apresentou¬ lhes o seu caso. Este grupo de pessoas respeitadas apresentou ao pai de Awa todos os argumentos contra o casamento precoce e conseguiu convencê¬ lo. É para ajudar raparigas como Awa que a União Europeia apoia esse comité e muitos outros projetos neste domínio em todo o mundo.

21/09/2020 - Terranova - Nous sommes très heureux d'accueillir aujourd'hui Josep Borrell, Haut représentant de l’Union Européenne pour les affaires étrangères et la politique de sécurité et Vice-Président de la Commission européenne, pour rouvrir la série de contributions extérieures "Coronavirus : regards sur une crise" de Terra Nova lancée en mars. Il s'interroge ici sur les conséquences de la crise actuelle pour la position de l'Europe dans le monde.

18/09/2020 - Several outlets - On 12 September I had the pleasure to discuss with my ASEAN counterparts how we can strengthen cooperation between the EU and ASEAN. In a world hit by the pandemic and characterised by power politics, we have a lot in common. Our joint work should ensure that we defend the rules-based international system and ensure every human being can enjoy the security and rights we sometimes take for granted.

14/07/2020 - Several Outlets - Five years after the Joint Comprehensive Plan of Action was concluded, it is on life support, following the US's reinstatement of sanctions and Iran's return to enrichment activities. Before two decades of diplomacy are squandered, all parties involved must step back from the precipice.

13/07/2020 - Several outlets - Latin America, the Caribbean and the European Union (EU) have strong relations and share a common history, universal values and political interests. Yet there is more than that underpinning our relationship.

11/07/2020 - Several outlets - In Srebrenica, 25 years ago, the darkest page of Europe’s modern history was written. In the early 1990’s, European integration was making progress and former communist states were looking towards the West and to Brussels for building peaceful and prosperous democracies on our continent.

30/06/2020 - Several Outlets - For many of us in Europe, the relationship with Israel and Palestine is quite personal. For me, for instance, it is a longstanding one.

29/06/2020 - Several Outlets - The conflict in Syria has entered its 10th year. Ten years of war, suffering and grief. And it’s still not over. Syrians continue to live in fear and despair, their future held hostage.

24/06/2020 - Several Outlets - Last year, the world watched in admiration as hundreds of thousands of Sudanese women and men took to the streets to peacefully demand change in one of the world’s most brutal dictatorships.

08/06/2020 - Several Outlets - HR/VP Josep Borrell and the Commissioner for the Internal Market Thierry Breton publish an article in several European media on the EU’s reaction to the Coronavirus crisis and the lessons learned “For a united, resilient and sovereign Europe”.

01/06/2020 - Several Outlets - En un artículo de opinión, publicado por varios periódicos españoles, Josep Borrell reflexiona sobre la propuesta de la Comisión Europea de un importante plan de recuperación para hacer frente a las consecuencias de la crisis del coronavirus.

29/04/2020 - Several Outlets - After so many years of conflict and so many lives lost, there is a chance for a new beginning.

22/04/2020 - Several Outlets - Hace pocos años, la Unión Europea situó el concepto de “resiliencia” en el centro de su Estrategia Global y de Seguridad. En un mundo más complejo, disputado e interconectado, se asumía que la seguridad y el bienestar enfrentaba nuevos desafíos geopolíticos y los riesgos transnacionales de la globalización. 

22/04/2020 - Bruxelles2 - Alors que le processus de Berlin est en danger d’enlisement dans les sables, le haut représentant de l’UE, Josep Borrell, lance un appel pour mettre en place un cessez-le-feu sur le terrain, engager des discussions politiques, et surtout convaincre de la nécessité de soutenir et mettre en place l’opération Irini qui n’a toujours pas les moyens nécessaires pour commencer ses opérations maritimes de contrôle de l’embargo sur les armes.

13/04/2020 - Antena 3 - Josep Borrell, alto representante de la UE en política Exterior, asegura que la conflictividad y los reproches hacia el Gobierno son más fuertes en España que en cualquier otro país de Europa y añade que de esta crisis solo se podrá salir con una gran coordinación mundial.

03/04/2020 - Le Monde - Le Haut représentant pour la politique étrangère et de sécurité de l’Union européenne souligne dans une tribune au « Monde » les trois défis du Covid-19, sanitaire, économique, géopolitique au projet européen

30/03/2020 - Several Outlets - The contrast between the silence of Europe’s streets and squares and the tumultuous, painful reality in many of its hospitals is heartbreaking. COVID-19 has not only Europe but the entire global community in its grip. It is already clear that the pandemic will reshape our world. But precisely how will depend on the choices that we make today.

24/03/2020 - Several Outlets - To ensure our partnership continues to deliver in the fast changing world of today, we need to do even more and better. To shape our priorities, we consulted last year with people, businesses, organisations and governments of 33 countries from across our shared region.

08/03/2020 - Several Outlets - Europe looks increasingly at Africa – but with new eyes. There is ambition to lift our partnership to another level. We want to engage Africa’s youth are determined to build their own future, ideally in partnership with others.

28/02/2020 - Le Monde - Tout le monde parle de la Chine en Afrique, mais la présence européenne y est beaucoup plus importanteLe haut représentant de l’UE Josep Borrell détaille la stratégie de la nouvelle Commission européenne pour le continent, considéré comme une priorité

22/02/2020 - Al Jazeera - The European Union's high representative for foreign affairs and security policy on building a common foreign policy.

11/02/2020 - Die Welt - Der EU-Außenbeauftragte Josep Borrell fordert, dass eine europäische Marinemission das Waffenembargo für Libyen im Mittelmeer überwacht. Die Bedenken, dass deswegen mehr Migranten die Überfahrt wagen, teilt er nicht. Er sieht Bedrohungen für Europa aus anderen Gründen.

11/02/2020 - Washington Post - The past three years have placed heavy strains on the transatlantic relationship. President Trump has cheered the European Union’s dismemberment, called into question American participation in the West’s most important military alliance and used the threat of punitive tariffs to bend traditional allies to his will.

10/02/2020 - Project Syndicate - Europeans must deal with the world as it is, not as they wish it to be. And that means relearning the language of power and combining the European Union's resources in a way that maximizes their geopolitical impact.

24/01/2020 - Several Outlets - On 28 January 2020, friends from Central Asia, Afghanistan and the European Union will gather in Berlin for a conference organised by the German Foreign Ministry, entitled “Green Central Asia”. I was glad to accept the invitation and join Foreign Ministers from the region, for two main reasons:

16/12/2019 - The Hindu - At meetings like ASEM, we create the conditions to enhance the connections we have between our societies and our citizens.

16/12/2019 - El Pais - En reuniones como ASEM creamos el ambiente y las condiciones para mejorar las conexiones que tenemos entre nuestras sociedades y nuestros ciudadanos

Interviews

La pandemia da Covid19 cambia anche la geopolitica. E l'Europa cosa fa? Josep Borrell, Alto rappresentante per la politica estera dell'Unione Europea, è ospite in esclusiva di Caffè Europa.

European Union member states will lose their technology-led supremacy unless they are prepared to invest more in innovation and development, the head of European diplomacy Josep Borrell has told Euronews.

1/12/2020 - The killing of an Iranian scientist "puts difficulties" on the road to reviving the Iran nuclear deal, the EU's foreign affairs chief Josep Borrell has told Euronews.

26/11/2020 - La UE vive pendiente del bloqueo de Hungría y Polonia a los fondos de recuperación y de la negociación in extremis del Brexit. "Llevo 40 años trabajando en los temas europeos y los acuerdos siempre llegan en el último minuto, cuando se está al borde del precipicio. Luego, milagrosamente, aparece el acuerdo", dice el jefe de la diplomacia europea.

23/11/2020 - The European Union cannot afford for BiH to become a failed state, and it is in the EU’s interest to help BiH, said Josep Borrell, High Representative of the EU for Foreign Affairs in his exclusive interview to the Nezavisne novine and portal Politicki.ba, on his visit to Sarajevo.

17/11/2020 - Senior European Union officials warned this week that the election of Joe Biden will not bring an immediate return to the trusting partnership between Europe and the U.S. that existed prior to 2016.

16/11/2020 – In an interview with Today’s WorldView of the Washington Post, HR/VP Borrell discusses key policy issues and global developments on the transatlantic agenda.

11/11/2020 – In an interview with several newspapers of the Leading European Newspaper Alliance (LENA) HR/VP Borrell reflects on the election of Joe Biden as American President and what it means for Europe, its strategic autonomy and the future of transatlantic relations.

09/11/2020 - El alto representante de la Unión Europea para Asuntos Exteriores y Política de Seguridad asegura que "el Partido Demócrata también tiene un ramalazo proteccionista nada despreciable"

08/11/2020 - Pulsamos las reacciones de Europa al futuro cambio en la Casa Blanca. En el informativo 14 horas Fin de Semana hablamos con Josep Borrell, alto representante de la UE para Asuntos Exteriores y Política de Seguridad.

L'alt representant de la Unió Europea, Josep Borrell, s'ha mostrat preocupat per les acusacions de frau a les eleccions als Estats Units. Borrell ha dit que del seu resultat en depèn que els Estats Units ajudin a la Unió Europea a construir un ordre multilateral. L'alt representant de la UE ha demanat que els Estats Units puguin tornar a l'acord de París sobre canvi climàtic o a l'acord nuclear amb Iran. Josep Borrell considera que les relacions entre la UE i els EEUU es ressentiran després dels 4 anys de Donald Trump, i que la UE haurà de "desenvolupar estratègies pròpies".

4/11/2020 - Responsable de política exterior de la Unión Europea, Josep Borrell, analiza en Más de uno los resultados de las elecciones en Estados Unidos.

04/11/2020 - Josep Borrell, alto representante de la UE para Asuntos Exteriores, ha valorado los primeros resultados que nos llegan de las elecciones americanas. Borrell se ha mostrado muy prudente. Te lo contamos en La Hora de La 1.

29/10/2020 - Josep Borrell, High Representative for Foreign Affairs and Security Policy and Vice-President of the Commission of the European Union – the EU’s foreign affairs chief and effectively the ‘Minister of Foreign Affairs of the EU’ – completes in these days his first year in office. He granted this interview to Professor J.H.H Weiler, Co-Editor-in-Chief of the European Journal of International Law (EJIL) and the International Journal of Constitutional Law (ICON).

15/10/2020 - Pour le haut représentant de l’Union européenne, Donald Trump a placé le Vieux Continent face à son « somnambulisme stratégique ». (behind paywall)

08/10/2020 - Las cristaleras de la planta 12 del Berlaymont, zona noble de la sede central de la Comisión Europea en Bruselas, dejan pasar los primeros rayos después de días de lluvias y vientos. Josep Borrell, el Alto Representante para la Política Exterior de la Unión Europea, concede entrevistas horas después de un bronco debate en el Parlamento Europeo.

07/10/2020 - Tras un bronco debate en el hemiciclo europeo este miércoles, Borrell subraya en una entrevista con EL PAÍS, celebrada en su despacho de la Comisión, su intención de seguir buscando, por todas las vías posibles, “un acuerdo político entre venezolanos”.

04/10/2020 - Si queremos existir «tenemos que apostar por ser más Europa», sostiene

03/10/2020 - Borrell pediulles máis unidade ás forzas políticas españolas. Nos micrófonos da TVG tamén falou de Europa. Apelou a construír unha Europa máis solidaria.

13/09/2020 – HR/VP Josep Borrell on why “Europe has to chart its own way", and on tensions in EU neighbourhood, relations with China, US and Russia, and EU foreign policymaking (behind paywall).

06/09/2020 - Il responsabile della politica estera Ue: Mosca e Ankara hanno nostalgia degli imperi e vogliono cambiare l’ordine mondiale. “Dinanzi a certi comportamenti dobbiamo ricorrere alla nostra cassetta degli attrezzi, cioè rapporti commerciali e sanzioni” (Behind Paywall)

05/09/2020 - Vodja evropske diplomacije Josep Borrell o trenjih med ZDA in Kitajsko, globalnem pozicioniranju EU ter napetostih v soseščini. (Behind Paywall)

22/08/2020 - HR/VP Josep Borrell on the situation in Belarus, EU-Russia relations, the EU recovery fund, European strategic autonomy and other foreign affairs issues.

20/07/2020 - HR/VP Josep Borrell on various EU foreign policy issues, geopolitical challenges, the German EU Presidency and the unanimity principle in EU foreign policy.

14/07/2020 - The European Union will seek to diversify its supply chains to cut reliance on other nations for crucial assets such as medicines, even as it works to strengthen trade ties with India, the bloc’s top diplomat said.

13/07/2020 - The 15th edition of the India-EU Summit takes place on July 15 in the backdrop of the disengagement of troops along the Line of Actual Control with China. Ahead of the summit, Josep Borrell told ET that the EU was not naïve about China and will stand firm on values as it strengthens ties with.

29/06/2020 - HR/VP Josep Borrell hoped that Tuesday’s donor conference on Syria will match last year’s pledge of 6 billion euros. In an extensive interview with Asharq Al-Awsat, he said the Europeans have provided some 20 billion euros to Syria since the eruption of its crisis in 2011.

HR/VP Josep Borrell

19/06/2020 - Josep Borrell says the U.S. stance means Europe is more determined than ever to forge its own path in confronting global challenges. (behind paywall)

05/06/2020 - Josep Borrell ha comentat les últimes mesures de la Unió i del Banc Central Europeu: "Fa no massa dies semblava difícil imaginar un programa de rellançament econòmic d'aquesta dimensió. Són molts milers de milions però ho hem de comprar amb el PIB europeu. [...]"

04/06/2020 - El líder de la diplomacia de la Unión Europea afirma que es fundamental la cooperación internacional para superar las consecuencias de la pandemia de cornavirus. "No podemos desmantelar el orden multilateral", afirma.

HRVP Josep Borrell

30/05/2020 - Josep Borrell discusses EU-China relations and other current EU foreign policy issues and global developments

02/06/2020 - Für Josep Borrell wirft das Sicherheitsgesetz für Hongkong die Frage auf, ob Peking seine internationalen Verpflichtungen einhalten werde. Dass China Europa unbedingt als Markt brauche, müsse man nutzen.

HRVP Josep Borrell

28/05/2020 - El Alto Representante de la Unión Europea para Asuntos Exteriores y Política de Seguridad ha sido entrevistado en 'Hora 25' con Pepa Bueno.

26/05/2020 - Entrevista con el canciller de la UE, Josep Borrell. Habla de la crisis por el virus y de Venezuela.

Josep Borrell, el pasado octubre en el palacio de Santa Cruz en Madrid - Luis Sevillano

20/05/2020 - El alto representante de la UE para la Política Exterior considera que la organización de la solidaridad en la unión “está dando un salto cualitativo”

20/05/2020 - There will be modified globalisation, a renewed push on climate change and a battle of narratives, says Josep Borrell

11/05/2020 - In an exclusive interview with Euronews, which covered a host of issues including the Covid-19 pandemic and the EU's relationship with China and the US, Borrell called for the construction of a new multilateral system.

06/05/2020 - High Representative Borrell on the EU-Western Balkans Summit, the challenges presented to the European Union by the coronavirus, and international affairs.

07/05/2020 - The coronavirus pandemic has effectively destroyed the global governance model and the EU should play a key role in rebuilding the international order, the bloc’s High Representative Vice-President Josep Borrell told reporters on Thursday (7 May).

06/05/2020 - Josep Borrell, haut représentant de l’Union européenne pour les affaires étrangères et la politique de sécurité, explique à Jeune Afrique la nouvelle stratégie de l’Europe à l’égard du continent.

Josep Borrell

05/05/2020 - High Representative/Vice-President Josep Borrell gave interviews with several media outlets ahead of the EU – Western Balkans Zagreb summit which took place via videoconference on 6 May.

30/04/2020 - This interview has been published in various countries and languages.

04/05/2020 - Josep Borrell, the EU's High Representative for Foreign Affairs and Security Policy, spoke to FRANCE 24 about the Covid-19 pandemic, which has particularly affected his home country of Spain.

04/05/2020 - En pleine surenchère entre la Chine et les Etats-Unis sur les responsabilités de l'origine du coronavirus, le chef de la diplomatie européenne Josep Borrell répond aux accusations de complaisance...

30/04/2020 - In an interview with RBC, EU High Representative for Foreign Affairs and Security Policy Josep Borrell responded to criticism of the European approach to the fight against coronavirus and assessed the possibility of restoring relations with Russia.

30/04/2020 - В Евросоюзе всегда готовы посмотреть на отношения с Россией новым взглядом, но только если для этого будут созданы объективные условия, о которых ЕС не раз говорил и о которых Россия также осведомлена. Когда это произойдет, мы будем готовы позитивно взаимодействовать с Россией, не забывая о важных вопросах, которые необходимо разрешить. Ведь эти вопросы крайне значимы для ЕС.

26/04/2020 - Josep Borrell considera muy positivo el último Consejo Europeo porque trasladó el debate de cómo financiar la solidaridad europea a cómo distribuirla.

21/04/2020 - El vicepresidente de la Comisión Europea y alto representante para la Política Exterior de la UE, Josep Borrell, explica en Más de uno que los países tendrán que endeudarse para salir de la crisis económica tras el coronavirus, aunque no podrá ser a nivel individual, sino europeo.

Die Zeit © Julien Warnand/​Reuters

16/04/2020 - Only if the European Union is there for the people will it have a future: A discussion with Foreign Affairs Commissioner Josep Borrell on burning EU flags, competition with China and Europe's weight in the world

Die Zeit © Julien Warnand/​Reuters

16/04/2020 - Nur wenn die Europäische Union für die Menschen da ist, hat sie eine Zukunft: Ein Gespräch mit dem Außenbeauftragten Josep Borrell über brennende EU-Fahnen, die Konkurrenz mit China und Europas Gewicht in der Welt (Bitte beachten Sie, dass Sie abonniert sein müssen, um diesen Artikel zu lesen) (behind paywall)

09/04/2020 - Josep Borrell: "La paraula rescat és improcedent. Es tracta de saber com ens endeutem i com anem al mercat de fons per estats"

08/04/2020 - L’Alto rappresentante per la politica estera dell’Unione sostiene il Fondo per la ripresa proposto dalla Francia e appoggiato dai mediterranei (behind paywall)

07/04/2020 - Confinado en Bruselas, el Alto Representante de la UE para Asuntos Exteriores concede la entrevista a este diario vía telemática

04/04/2020 - Interview avec RTS Suisse

04/03/2020 - Visoki predstavnik Europske komisije za vanjsku i sigurnosnu politiku, ujedno i potpredsjednik Komisije, u Zagrebu je na sastancima ministara obrane i vanjskih poslova. I razgovarao je za Jutarnji list i Euractiv.hr

04/03/2020 - High representative and EC Vice president Josep Borrell is in Zagreb. On Thursday here are ministers of defence, on Friday ministers of foreign affairs. Borrell made an email interview with Euractiv.hr.

21/01/2020 - India and the EU are both highly exposed to the terrorist threat. We have already brought together counter-terrorism experts from Europe and India to exchange experiences and best practices. As a result, an enhanced working relationship between our police officers is taking shape.

Spiegel interview with HRVP Borrell

17/01/2020 - Der neue EU-Chefdiplomat Josep Borrell zum Einsatz europäischer Soldaten in Libyen und im Irak und zur Zukunft des Atomabkommens. Insgesamt müsse Europa endlich die "Sprache der Macht" lernen, auch gegenüber den USA. (behind paywall)

12/01/2020 - Entretien avec le chef de la diplomatie européenne, Josep Borrell, à la veille d’un sommet, à Pau, entre Emmanuel Macron et les chefs d’État de la région. (behind paywall)

01/12/2019 - Naravno da ćemo nastaviti slati novac migrantima u Tursku. Migranti, a ne država, dobivaju novac na kreditnu karticu za kupnju hrane, plaćanje smještaja, školovanja, kazao je Borrell

01/12/2019 - Der neue Außenbeauftragte Josep Borrell will über Kampfeinsätze der EU weiterhin einstimmig entscheiden. Fürs Erste.

01/12/2019 - Quién es quién en la nueva Comisión de Ursula von der Leyen

01/12/2019 - Alto Representante de Política Exterior de la Unión Europea, Josep Borrell - Eduardo Parra

30/11/2019 - Intervista al neo-Alto Rappresentante per la Politica Estera e Sicure: "Dobbiamo prendere il destino nelle nostre mani e guardare al di fuori dei nostri confini occupandoci di temi come il clima e le migrazioni" (behind paywall)

01/12/2019 - El máximo responsable de la política exterior de la UE que “hay problemas de defensa y seguridad que los europeos deberían poder afrontar solos"

Speeches

14/10/2020, Africa Week, S&D Group, Brussels.

HR/VP Josep Borrell sets out the need for the EU to invest in its partnership with Africa, helping the continent to fight pandemic and its consequences. He stresses how Africa is changing and how the EU and the African Union can be strong partners for multilateralism.

18/09/2020 - FEPS, Brussels and on-line.

HR/VP Josep Borrell analyses the causes behind the current crisis in multilateralism. And he sets out the European agenda for a new, revived multilateral system fit for the 21st century.  

14/09/2020 - EU Cyber Forum, Brussels.
HR/VP Josep Borrell underlines that cyber issues are geo-political in nature and have a strong security dimension. The EU wants everyone to reap the benefits that the Internet and the use of technologies provide. At the same time we need effective answers to fast-changing cyber threats. Achieving both objectives lies at the heart of the EU’s approach to cybersecurity.

9/07/2020 – Carnegie Europe/EU Institute for Security Studies, Brussels
HR/VP Josep Borrell analyses the ways in which COVID-19 is changing the international landscape and how the EU is addressing the challenges it created in terms of health, economy and security. The EU should present itself as a partner of choice, defending its model of society of democracy and solidarity.

28/05/2020 – United Nations, New York
HR/VP Josep Borrell sets out the EU’s strong support for effective multilateralism and the work of the United Nations. He gives detailed examples of how the EU is working to promote peace and security in many crises that are on the agenda of the UN Security Council.

25/05/2020 – German Ministry of Foreign Affairs, Berlin
HR/VP Josep Borrell describes the contours of the new world that the coronavirus pandemic is creating. He makes a plea for bold action and greater EU cooperation. He underlines the essential role that Germany plus, notably also as incoming Presidency of the Council of the EU.

08/05/2020 – United Nations, New York
In a special commemorative session of the UN Security Council HR/VP Josep Borrell looks back on the progress that Europe has made in 75 years of freedom, human rights and the rule of law. He stresses that constant efforts are needed to protect these values in a world of evolving threats.

1/03/2020 – University of Khartoum
In a speech to the students of Khartoum University, HR/VP Josep Borrell emphasises the EU’s desire to upgrade its relationship with Africa. He also stresses the EU’s strong support for the wishes of many young people in Sudan for democratic change.

28/01/2020 – German Ministry of Foreign Affairs, Berlin
HR/VP Josep Borrell describes the importance of Central Asia to the EU and in particular how EU support can help the region better address the consequences of climate change.

21/01/2020 – Palais d’Egmont, Brussels
HR/VP Josep Borrell explains the strategic importance of space for overall European security and the growing role that the EU plays in the field of space technology.

16/01/2020, New Delhi
HR/VP Josep Borrell analyses the nature of the current security threats including in Asia and the role that the European Union is playing to address them.

Videos

HR/VP at the EU-Western Balkans Media Literacy Conference

29/09/2020 - Opening remarks on the importance of media literacy, media freedom and fact-checkers with view to global spreading of COVID-19 disinformation and why these elements and youth empowerment are essential elements for democracy and the EU Western Balkan’s path.

HR/VP Josep Borrell -  4th Brussels Conference on the Future of Syria and the Region

30/06/2020 - HR/VP Josep Borrell on the conflict and humanitarian crisis in Syria and EU support (on the occasion of the fourth Brussels Conference on “Supporting the future of Syria and the region”, co-chaired by the European Union and the United Nations, 22 to 30 June 2020).

HRVP Borrell UN 75

26/06/2020 - On the anniversary of the UN Charter signature in San Francisco in 1945, HR/VP Borrell congratulates the UN, and the EU’s commitment to the UN system and multilateralism

HD HRVP Europe Day PT subtitles

09/05/2020 - Mensagem em vídeo de Josep Borrell, Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, por ocasião do Dia da Europa 2020 e da celebração do 70º aniversário da Declaração Schuman

HR/VP Josep Borrell on International Day of Multilateralism and Diplomacy for Peace

24/04/2020 - HR/VP Josep Borrell on the International Day of Multilateralism and Diplomacy for Peace, and why the EU reaffirms its longstanding commitment to international cooperation and to the rules-based international order – above all in the light of tackling the Coronavirus pandemic.

Josep Borrell video message on coronavirus outbreak (subtitles)

23/03/2020 - HR/VP Josep Borrell on the outbreak of the Coronavirus pandemic, focusing on the engagement of different key actors of our society and the EU’s response, including the efforts to coordinate the repatriation of thousands of European stranded abroad.

HR/VP Borrell on Brexit and the new EU Delegation to UK

01/02/2020 - HR/VP Josep Borrell elaborates on the occasion of the entry into force of the withdrawal agreement why the United Kingdom will remain a key partner for the EU, and on the need to establish a close cooperation on common challenges at the regional and global level.

HR/VP Josep Borrell Fontelles Presentation Video

01/12/2019 - HR/VP Josep Borrell presents himself and his agenda at the occasion of taking office as the EU High Representative for Foreign Affairs and Security Policy/Vice-President of the European Commission.

Tweets