Delegation of the European Union to Togo

Crianças celebram os Direitos da Criança numa exposição

25/09/2019 - 10:12
News stories

Crianças em situação de rua ou em conflito com a lei apresentaram a sua leitura dos Direitos da Criança através da exposição de artes "A visão da criança sobre os seus Direitos", inaugurada esta semana no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Luanda.

Convenção Direitos da Criança 30 anos

Crianças beneficiárias de várias acções financiadas pela União Europeia em Angola protagonizaram a abertura da exposição em torno dos seus direitos. Com cantos e coreografias, animaram a sessão em que os presentes puderam apreciar os desenhos e as peças de artesanato que realizaram. A iniciativa, coordenada pelos Salesianos de Dom Bosco, visa dar espaço às crianças para que possam expressar livremente a sua opinião e interpretar os seus próprios direitos.

Esta exposição é parte de um conjunto de actividades que a Delegação da União Europeia promove em Angola para celebrar o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, adoptada há 30 anos pelas Nações Unidas. O tratado, que visa a proteção de crianças e adolescentes de todo o globo, foi assinado por quase todos os países do mundo e foi ratificado por Angola em 1990. No âmbito das celebrações em Angola foi lançado o concurso "Artes e Direitos da Criança” dirigido aos alunos das escolas públicas, igualmente organizado pelos Salesianos de Dom Bosco, cujos prémios serão entregues em Outubro.

A União Europeia apoia os Direitos Humanos em Angola através de vários programas de cooperação. No domínio dos Direitos da Criança, financia projectos para reforçar o registo de nascimento, desenvolver o atendimento aos menores em situação de rua, lutar contra a pobreza das crianças de menos de cinco anos através de transferências monetárias, entre outros.

Informações sobre o concurso: "Artes e Direitos da Criança”: https://cutt.ly/Zw1JjMz

Secções editoriais: