Delegacao da Uniao Europeia em Timor-Leste

NOVO EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA EM TIMOR-LESTE APRESENTA AS SUAS CREDENCIAIS

15/10/2019 - 03:54
News stories

15/10/2019 - Díli, Timor-Leste - O novo Embaixador da União Europeia (UE) em Timor-Leste, Sua Excelência Andrew Jacobs, apresentou as suas credenciais ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Sua Excelência Dr. Francisco Guterres Lú-Olo, numa cerimônia hoje realizada no Palácio Presidencial.

 

Após a cerimónia, o Embaixador Jacobs afirmou: "Sinto-me muito honrado por ter apresentado a minha Carta de Credenciais à Sua Excelência o Presidente e por assumir as minhas funções como Embaixador da União Europeia na República Democrática de Timor-Leste. Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com o Governo e o povo deste belo país e de reforçar a nossa parceria de longa data, estreita e frutuosa. A União Europeia e Timor-Leste estão atentos aos desafios globais de hoje, desde a luta contra as alterações climáticas ao reforço da estabilidade num mundo cada vez mais volátil e à defesa dos princípios democráticos, dos direitos humanos e do multilateralismo.  A nossa estreita parceria torna-nos mais fortes e reforça a nossa capacidade de produzir mudanças que melhorem a vida do povo timorense.

 

O Embaixador Jacobs acrescentou ainda: "A União Europeia goza de fortes relações políticas com Timor-Leste e somos também um orgulhoso parceiro do desenvolvimento, apoiando o país na sua tentativa de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos a trabalhar em especial nos domínios do desenvolvimento rural, nutrição, gestão das finanças públicas e descentralização, prestando não só assistência técnica, mas também apoio orçamental, o que nos permite canalizar fundos diretamente para o Governo. Estamos também a trabalhar para reforçar a capacidade da sociedade civil, que tem um papel crucial a desempenhar no desenvolvimento.  Com os nossos parceiros timorenses, a União Europeia começará em breve a planear o seu programa de cooperação para o período de 2021 a 2026 e estamos empenhados em reforçar o nosso apoio.

 

O Embaixador Jacobs foi anteriormente Embaixador da UE no Pacífico, com sede nas Ilhas Fiji. Teve também destacamentos no Vietname e na Tailândia, onde foi responsável pela cooperação da UE com o Camboja, o Laos e Myanmar.  Para além da Ásia e do Pacífico, trabalhou extensivamente com países do Norte da África, do Médio Oriente, da América Latina e dos Balcãs.  Ele é acompanhado em Timor-Leste por sua esposa Hilary.  Eles têm três filhos crescidos.

 

A União Europeia é constituída por 28 Estados-Membros que decidiram ligar gradualmente os seus conhecimentos, recursos e destinos. Juntos, durante um período de alargamento de 50 anos, construíram uma zona de estabilidade, democracia e desenvolvimento sustentável, mantendo simultaneamente a diversidade cultural, a tolerância e as liberdades individuais. A União Europeia está empenhada em partilhar as suas realizações e os seus valores com países e povos fora das suas fronteiras.

 

Para mais informações, contactar: assessoria de imprensa 77082759

Languages:
Secções editoriais: