Delegacao da Uniao Europeia em Timor-Leste

A União Europeia e a UNICEF apresentaram um livro de receitas e outros materiais de comunicação para combater a má nutrição em Timor-Leste

DILI, 10/08/2017 - 09:33, UNIQUE ID: 170810_4
Local Statements

O livro faz parte de uma gama de materiais de comunicação sobre nutrição, saúde materna, neonatal e infantil e higiene e saneamento para a promoção de práticas básicas para a consciencialização pública.

Dili, 11 de Agosto de 2017. Com o mote "Família Saudável e Família Feliz", a vice-Ministra da Saúde, o Embaixador da União Europeia e a Representante da UNICEF lançaram hoje uma série de publicações relacionadas com nutrição, saúde materna e infantil e saneamento para a promoção de práticas básicas para a consciencialização pública. Os materiais de comunicação em apreço resultam da colaboração entre o Ministério da Saúde, a UNICEF e a União Europeia que financia o programa com 5,3 milhões de Euros (aproximadamente seis milhões de Dólares).

Esta iniciativa insere-se no quadro, mais vasto, do apoio da União Europeia ao Governo de Timor-Leste à luta contra a malnutrição. No total, o contributo sectorial da União Europeia para o Orçamento do Estado é de cerca de 10 milhões de Euros para o período 2018-2022 (aproximadamente 11,5 milhões de Dólares).

O livro de receitas intitulado “Reseita Hahán Saudável” “Receitas para uma alimentação saudável” é o primeiro exemplo de como usar ingredientes locais para uma dieta equilibrada e nutritiva. As receitas foram recolhidas diretamente junto de mulheres de vários municípios, de acordo com as tradições rurais combinadas com as práticas diárias, o que respeita a biodiversidade e permite alimentar melhor as comunidades. Assim, as receitas do livro vão contribuir para o reforço da capacidade das assistentes sociais responsáveis pela promoção das melhores práticas sobre nutrição e saúde.

Na ocasião, o Embaixador da União Europeia, Alexandre Leitão, considerou que “para promover uma mudança, precisamos de uma comunicação eficaz e de um modelo positivo para seguir. A colaboração entre a União Europeia, o Ministério da Saúde e a UNICEF tem dado bons resultados e este é, pois, o momento de felicitar as nossas equipas pelo trabalho desenvolvido. Neste caso, elaborámos uma publicação que será certamente muito útil, pois, numa recente visita ao município de Ermera tive a oportunidade de constatar que ainda há muito trabalho para fazer para erradicar a malnutrição em Timor-Leste. Mas tive, também, o prazer de notar que a maioria dos Coordenadores de nutrição são mulheres, o que contribui para um futuro melhor, pois acreditamos, na União Europeia, que o nosso desenvolvimento e bem-estar passa pelo igualdade de direitos entre homens e mulheres.”

Secções editoriais: