Delegacao da Uniao Europeia em Timor-Leste

Cerimónia de Lançamento de Plantação de Sândalo

20/01/2017 - 01:59
News stories

A UE felicita o esforço do Ministério da Agricultura e das Pescas na diversificação das fontes de rendimento em Timor-Leste. A silvicultura é, definitivamente, um sector próspero onde Timor-Leste pode investir para o futuro. É também um dos sectores de intervenção prioritários da UE no país.

Timorese PM: Mr Rui Araujo

A 13 de janeiro de 2017, o Primeiro Ministro Rui Araújo participou da cerimónia de inauguração e destacou a importância da diversificação para a economia em Timor-Leste, e informou publicamente que em 30 anos a plantação de Atabae poderá valer 160 milhões de dólares (de acordo com o crescimento esperado e aplicando o atual valor de mercado do sândalo).

No cimo de uma colina íngreme com vista para Atabae, o Departamento de Silvicultura do Ministério da Agricultura instalou uma plantação de 100 hectares de madeira de sândalo.

As sementes são de origem nacional. Em muitos casos serão possíveis culturas intercalares (milho durante a estação chuvosa), e foram colocadas plantas de sombra de crescimento rápido entre as linhas de sândalo.

O sândalo é uma árvore extremamente valiosa para a extração do óleo, precisando de cerca de 30 anos antes de ser colhida.

 

Languages:
Secções editoriais: