Delegacao da Uniao Europeia em Timor-Leste

Sobre a Delegação da UE em Timor-Leste

17/05/2016 - 16:06
About us - structure and organisation

A Delegação da União Europeia em Timor-Leste — para que serve, o que pretende alcançar e quem nela trabalha.

A Delegação da Comissão Europeia em Timor-Leste abriu em 22 de junho de 2007.

A partir de 1 de dezembro de 2009, com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a Delegação da Comissão Europeia transformou-se na Delegação da União Europeia em Timor-Leste.

A Delegação tem estatuto de missão diplomática e representa oficialmente a União Europeia em Timor-Leste.

As instituições da União Europeia são o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas.

Em 1 de julho de 2013, a União Europeia concluiu o seu sexto alargamento. Hoje, a União Europeia é composta por 28 Estados-Membros, tem uma população de cerca de 500 milhões de habitantes e é o maior bloco comercial do mundo.

Tal como descrito no Acordo de Cotonu, o mandato da Delegação visa criar uma parceria abrangente assente em três pilares complementares: a cooperação para o desenvolvimento, a cooperação económica e comercial e a promoção de uma dimensão política mais eficaz.

É com muita honra que apresentei a Sua Excelência o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, no dia 27 de Setembro, as cartas credenciais que me habilitam como Embaixador da União Europeia neste país.

Trata-se de uma tripla honra.
Por exercer o cargo de Embaixador, o corolário de uma carreira diplomática, com todas as responsabilidades e deveres que implica.
Por ser em Timor-Leste, um país irmão do meu e ao qual dediquei anos inesquecíveis da minha carreira, entre 1999 e 2002, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Por representar a União Europeia, o projeto mais ambicioso e bem sucedido de paz e união entre nações diversas (e, por vezes, desavindas ao longo da longa História do nosso continente), mas também, uma referência em matéria de democracia, estado de direito, cultura e promoção de direitos sociais e ambientais, bem como de solidariedade - o maior doador de cooperação do mundo.

Desde a sua acessão à Independência plena, a jovem Nação timorense tem conseguido atingir importantes metas de desenvolvimento, entre as quais a consolidação da prática democrática com a realização de eleições regulares, o que deve ser realçado e apoiado. Desde o início, Timor-Leste pôde também contar com o apoio empenhado da União Europeia, não apenas no plano político e diplomático, como através de grandes programas de cooperação que obtiveram, na generalidade, bons resultados. Esta parceria bem sucedida foi coroada pela criação da Delegação permanente da União Europeia em Dili, em 2007.

Para o futuro, importa continuar a trabalhar com Timor-Leste para, no quadro do diálogo político estabelecido e dos princípios diretores do Acordo de Cotonou, apoiar o desenvolvimento deste país, consolidar os progressos já feitos e encarar os novos e importantes desafios com empenho, rigor e optimismo, procurando sempre beneficiar o povo Timorense no seu todo. É esta a missão que, com uma equipa competente e motivada, me proponho cumprir nos próximos anos.

Viva a União Europeia, viva Timor-Leste!

Alexandre LeitãoChefe de Delegação

Iveta Hronova : Assistente do Chefe de Delegação 

Alexandros ZafiriouConselheiro Político

 

SECÇÃO DE COOPERAÇÃO

Simon Le Grand : Chefe de Secção 

Paolo Toselli : Gestor de Programas

Paolo Barduagni : Gestor de Programas

Joana Varão : Gestora de Programas

Pierre-Yves Lucas : Gestor de Programas

Juvita Guterres : Gestora de Programas

Johanes Bosco : Gestor de Programas

Dulce Gusmão : Gestora de Programas

Marlina Viegas : Secretária

 

SECÇÃO DE FINANÇAS, CONTRATOS E AUDIT 

Soudaina Wala : Finance Officer

 

SECÇÃO DEADMINISTRAÇÃO

Audrey Picard : Chefe de Secção

Wolfango Maia Ximenes : Assistente Administrativo

Gaudêncio da Silva : Informático & Logístico

Juvita Ximenes : Contabilista

Maria Exposto : Secretária

Dionisio Maria de Jesus : Receptionista

Abel Maria Leão : Motorista

Sidin Abdul Pinus : Motorista 

Languages:
Secções editoriais: