Delegacao da Uniao Europeia em Timor-Leste

Sobre a Delegação da UE em Timor-Leste

17/05/2016 - 16:06
About us - structure and organisation

A Delegação da União Europeia em Timor-Leste — para que serve, o que pretende alcançar e quem nela trabalha.

A Delegação da Comissão Europeia em Timor-Leste abriu em 22 de junho de 2007.

A partir de 1 de dezembro de 2009, com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a Delegação da Comissão Europeia transformou-se na Delegação da União Europeia em Timor-Leste.

A Delegação tem estatuto de missão diplomática e representa oficialmente a União Europeia em Timor-Leste.

As instituições da União Europeia são o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas.

Em 1 de julho de 2013, a União Europeia concluiu o seu sexto alargamento. Hoje, a União Europeia é composta por 28 Estados-Membros, tem uma população de cerca de 500 milhões de habitantes e é o maior bloco comercial do mundo.

Tal como descrito no Acordo de Cotonu, o mandato da Delegação visa criar uma parceria abrangente assente em três pilares complementares: a cooperação para o desenvolvimento, a cooperação económica e comercial e a promoção de uma dimensão política mais eficaz.

Com prazer dou-lhes as boas-vindas à página inicial da Delegação da União Europeia na República Democrática de Timor-Leste.

 

A União Europeia (UE) e o Timor-Leste têm mantido uma relação estreita e frutuosa desde que o Timor-Leste conquistou sua independência. A União Europeia e o Timor-Leste estão unidos, atentos aos desafios globais de hoje, desde a luta contra as alterações climáticas ao reforço da estabilidade num mundo cada vez mais volátil, e à defesa dos princípios democráticos, dos direitos humanos e do multilateralismo. A nossa estreita parceria torna-nos mais fortes, e reforça a nossa capacidade de produzir mudanças que melhorem vidas.

 

A União Europeia mantém relações políticas fortes com o Timor-Leste e é também um parceiro orgulhoso do desenvolvimento, apoiando o país na sua tentativa de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos a trabalhar em particular nos domínios do desenvolvimento rural, nutrição, gestão das finanças públicas, e descentralização, prestando não apenas assistência técnica, mas também apoio orçamental, o que nos permite canalizar fundos diretamente ao Governo a fim de apoiar a concretização das suas ambições. Estamos também a trabalhar para reforçar a capacidade da sociedade civil, que tem um papel crucial a desempenhar no desenvolvimento.

 

Temos um pesado volume de trabalho, e sinto-me honrado com a responsabilidade de liderar a nossa equipa competente para reforçar a relação UE-Timor-Leste em todos os seus aspetos, tanto em termos bilaterais como através da cooperação regional e de uma parceria forte para enfrentar os desafios globais.

 

Esta página web serve de porta de entrada para as nossas atividades em Timor-Leste e na Europa. Espero sinceramente que considerem a informação apresentada útil. Ao mesmo tempo, gostaria também de vos convidar a seguir-me no Twitter e a Delegação no Facebook e Twitter.

Para qualquer solicitação ou consulta, por favor entrem em contacto com a nossa equipa.

 

Andrew Jacobs : Embaixador

Telma Rayes Geiselmann : Assistente do Embaixador

Alexandre ZafiriouConselheiro Político

 

SECÇÃO DE COOPERAÇÃO

Simon Le Grand : Chefe de Secção 

Paolo Toselli : Gestor de Programas

Paolo Barduagni : Gestor de Programas

Joanna Pliszka Ribeiro : Gestora de Programas

Karla da Silva Leitzke : Gestora de Programas

Juvita Guterres : Gestora de Programas

Johanes Bosco : Gestor de Programas

Dulce Gusmão : Gestora de Programas

Marlina Viegas : Secretária

 

SECÇÃO DE FINANÇAS, CONTRATOS E AUDIT 

Iveta Hronova : Oficial de finanças e contratos

Nélia Chaves : Secretária

 

SECÇÃO DEADMINISTRAÇÃO

Audrey Picard : Chefe de Secção

Wolfango Maia Ximenes : Assistente Administrativo

Juvita Ximenes : Contabilista

Maria Exposto : Secretária

Dionisio Maria de Jesus : Receptionista

Abel Maria Leão : Motorista

Sidin Abdul Pinus : Motorista 

Languages:
Secções editoriais: