Delegation of the European Union to Chad

O tráfico de crianças, uma grave ameaça na UE

18/10/2021 - 07:09
News stories

As crianças representam 22 % das vítimas de tráfico de seres humanos. A maioria das crianças vítimas deste tráfico (quase 78 %) são raparigas. O Dia europeu contra o tráfico de seres humanos vem-nos recordar que o tráfico de crianças continua a constituir uma ameaça grave na UE.

Sad girl_EU Anti-Trafficking Day

O tráfico de seres humanos é uma realidade chocante que continua a existir nos nossos dias. Mais de metade (64 %) das crianças vítimas deste tráfico são utilizadas para fins de exploração sexual. As crianças são também vítimas de tráfico para fins de exploração laboral, criminalidade e mendicidade forçadas, bem como para crimes relacionados com droga e ainda para casamentos forçados e fictícios. As crianças estão particularmente em risco de serem vítimas de traficantes em linha.

Para assinalar o 15.º Dia europeu contra o tráfico de seres humanos, em 18 de outubro, a Comissária responsável pelos Assuntos Internos, Ylva Johansson, participará num evento em linha no Twitter Spaces. O evento deste ano, que se centrará no tráfico de crianças, surge na sequência da nova Estratégia da UE em matéria de luta contra o tráfico de seres humanos, apresentada pela Comissão em 14 de abril de 2021, que define medidas para identificar e pôr termo a este tráfico numa fase incipiente, proteger as vítimas e ajudá-las a reconstruir as suas vidas.

A Comissária será acompanhada de Ladislav Hamran, presidente da Eurojust, Diane Schmitt, coordenadora da UE para a luta contra o tráfico de seres humanos, Ilias Chatzis, chefe da secção da luta contra o tráfico de seres humanos e a introdução clandestina de migrantes, do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e a Criminalidade (UNODC) e de Stana Buchowska, coordenadora regional para a Europa Oriental e a Ásia Central da ECPAT International (uma rede mundial de organizações da sociedade civil que trabalha para a erradicação da prostituição infantil, pornografia infantil e tráfico de crianças para fins sexuais).

 

Este evento pode ser seguido em direto no Twitter (ligação externa) às 10h00, hora da Europa Central, na segunda-feira.

Languages:
Secções editoriais:

Autor