União Europeia, Cooperação Portuguesa e Parceiros Moçambicanos juntos pelo emprego e parcerias público-privadas para os jovens de Cabo Delgado

07.07.2021

Ao todo, são cerca de 1200 jovens dos 15 aos 25 anos, 250 formadores e técnicos de Emprego e 35 pequenas e médias empresas que vão beneficiar-se do projecto orçado em 4,2 milhões de euros pelos próximos quatro anos.

Jovens da província de Cabo Delgado vão beneficiar de novas oportunidades de emprego e de geração de renda em resultado da implementação, ao longo dos próximos quatro anos, do projecto +Emprego, financiado pela União Europeia (UE) e implementado em gestão delegada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Para esse fim, cinco acordos de Implementação do Projecto "+EMPREGO - Promover o emprego em parceria público-privada para jovens em Cabo Delgado" foram rubricados pela Vice-Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões I.P.), Cristina Moniz, e pelos representantes de alguns dos parceiros moçambicanos do Projecto, nomeadamente o Instituto Nacional de Emprego, o Instituto Industrial e Comercial de Pemba, a Universidade Lúrio, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique e o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo. O acto foi testemunhado pelo pelos Embaixadores da UE e de Portugal em Moçambique, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que visitava Moçambique. O acto foi testemunhado pelo pelos Embaixadores da União Europeia e de Portugal em Moçambique, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, que se encontra de visita ao país, e altos representantes do Governo de Moçambique.

Ao todo, são cerca de 1200 jovens dos 15 aos 25 anos, 250 formadores e técnicos de Emprego e 35 pequenas e médias empresas que vão beneficiar-se do projecto orçado em 4,2 milhões de euros (equivalentes a 320 milhões de meticais). Como parte do projecto, um Centro de Emprego de Referência e outro Centro de Excelência de Formação de Formadores na província de Cabo Delgado serão instalados em Cabo Delgado para levarem a cabo acções que incluem a qualificação, a orientação profissional e estágios para jovens, a formação de formadores e de Técnicos de Emprego e Orientadores Profissionais e certificação de pequenas e médias empresas.

Para a União Europeia, o projeto +EMPREGO é parte de uma abordagem integrada e multi-sectorial com os Estados-membros da EU em prol do desenvolvimento e da estabilidade de Cabo Delgado, tendo especialmente presente a deterioração da situação de segurança e humanitária na província.