Delegation of the European Union to Rwanda

#EUBeachCleanup: Unidos para proteger a vida marinha

18/09/2021 - 08:00
News stories

Da UE para o mundo... a campanha #EUBeachCleanup atinge o seu auge quando se assinala o Dia Mundial da Limpeza Costeira. Pessoas de todo o mundo estão a limpar praias, lagos, rios e outros locais perto das suas casas para evitar que o lixo acabe nos oceanos e impedir a destruição da nossa fascinante vida marinha.

#EUBeachCleanup, beach cleaning, climate action, #EUGreenDeal, ocean protection, protecting marine biodiversity

 

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos, com efeitos diretos e fatais na fauna selvagem, desde as aves marinhas às baleias e dos peixe aos invertebrados. A poluição marinha começa em terra e é uma das principais causas da erosão da biodiversidade marinha. Por isso, a UE organiza desde 2017 a campanha anual #EUBeachCleanup, fazendo um forte apelo à ação a nível mundial para proteger os oceanos, tanto em zonas sem litoral como nas zonas costeiras.

 

"As nossas ações têm impacto nos nossos oceanos. A escolha é nossa: ou continuamos a poluir os nossos oceanos com lixo marinho ou tomamos medidas e limpamos os nossos mares. A campanha #EUBeachCleanup é uma grande iniciativa individual e coletiva de voluntários de todo o mundo destinada a manter as praias limpas e proteger a vida marinha. Restaurar o nosso planeta é necessário, é urgente, e todos podem contribuir."

– Alto representante e vice-presidente Josep Borrell

"A restauração da biodiversidade, a proteção dos oceanos e a capacitação dos cidadãos estão no topo da agenda da UE. O verdadeiro poder da campanha #EUBeachCleanup está em reunir todos estes elementos e atrair a atenção mundial. Trata-se de cumprir as promessas e traduzir o Pacto Ecológico Europeu numa ação mundial em prol dos oceanos. Participem. Juntos podemos fazer a diferença."

– Comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas Virginijus Sinkevičius

#EUBeachCleanup é uma campanha de sensibilização mundial criada para promover ações concretas de proteção dos oceanos. Este ano, a campanha centra-se na proteção da biodiversidade marinha sob o tema "Unidos para proteger a vida marinha", em consonância com a 15.ª Conferência das Partes na Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP15).

 

Para a edição de 2021 da campanha #EUBeachCleanup, a UE uniu forças com a ActNow, a campanha das Nações Unidas para a ação individual no domínio das alterações climáticas e da sustentabilidade. Os participantes têm aderido ao movimento não só em eventos físicos, mas também por via da aplicação ActNow, através da qual têm criado equipas e partilhado o número de sacos de lixo recolhidos.

Este fim de semana, para assinalar o Dia Mundial da Limpeza Costeira, vários países do mundo estão a participar em iniciativas de limpeza, que se vêm realizando desde junho. Vamos viajar à volta do mundo para conhecer melhor alguns dos eventos deste ano!

E, claro, tal como nos anos anteriores, os Estrunfes viajam connosco!

 

Bélgica

Cazaquistão

Nova Zelândia

Portugal

Indonésia

Moçambique

Grécia

Equador

Irlanda

Albânia

Salvador

Senegal

Países Baixos

Hong Kong

Chicago

Bombaim

Burúndi

Singapura

 

 

Nova Iorque

 

Tanzânia

 

Maurícia

 

Rússia

Click on the image to read the full story

 

Angola

Click on the image to view the photo gallery

 

Durante a edição especial deste ano da campanha #EUBeachCleanup, visitámos também a costa da Bélgica para acompanhar a história de Simba, a jovem foca que foi encontrada na praia com um anel de plástico à volta do pescoço. Ver a história de Simba.

 

A história da foca Simba tem um final feliz, pois foi resgatada, tratada e devolvida ao oceano, mas, infelizmente, muitos animais marinhos não têm a mesma sorte. Em Singapura, Raphaël Mang mergulhou até às profundezas para explorar o que se esconde para lá da superfície. Quando admirava as coloridas lesmas-do-mar e a beleza dos cavalos marinhos, deparou-se com a triste visão de peixes e caranguejos presos em fios e outros resíduos de plástico, desde garfos a redes fantasma... Ver a história de Raphaël.

 

 

Das profundezas até às alturas... o céu não é o limite para a #EUBeachCleanup – estamos também a ser seguidos a partir do espaço!

 

E haverá mais iniciativas...

 

We also remind you that ocean protection begins at home - cleaning up our neighbourhoods is an important first step to prevent litter from getting into the ocean and protecting our sealife!

 

#CleanUpTheWoods

#EUBeachCleanup Bois de la CambreClick on the image to view the photo gallery with some images from a clean-up by volunteers in Brussels, that took place on Sunday 26 September at Bois de La Cambre

 

Os oceanos agradecem!

 

 

 

 

 

Autor