Delegation of the European Union to Russia

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 98

A Comissão Europeia e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança apresentaram hoje um ambicioso plano para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no contexto da ação externa da União Europeia.

9.11.2020 - Blogue do VP/AR – A vitória de Joe Biden como presidente eleito foi acolhida calorosamente na Europa. Importa agora aproveitar as oportunidades que esta vitória nos oferece para reconstruir a cooperação UE-EUA. A nova liderança dos EUA está pronta para restabelecer a parceria, e a UE, por seu turno, deverá preparar-se para reforçar o seu contributo. O mundo precisa de Estados Unidos dispostos a escutar e de uma Europa capaz de agir.

31/10/20200 – Blog do AR/VP – Desde o início do meu mandato que tenho vindo a trabalhar num novo regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos. Neste momento, encontramo-nos na fase final de um processo longo e complexo para levar à sua criação. Depois de serem adotados os devidos instrumentos jurídicos pelo Conselho, este regime permitir-nos-á agir rapidamente contra os autores das violações dos direitos humanos, onde quer que ocorram. Permitam-me explicar em que consiste este novo regime e como funciona o mecanismo institucional da UE.

27/10/20 - blogue do AR/VP – O Mediterrâneo Ocidental sempre foi e continua a ser uma região fundamental para a Europa. Contudo, para que as relações entre as duas margens do Mediterrâneo se desenvolvam de forma mutuamente benéfica, teremos de conseguir atenuar as crescentes disparidades entre elas, nomeadamente em termos económicos.

A pobreza é uma calamidade que afeta milhões de pessoas e que deve ser superada nos dias de hoje. A erradicação da pobreza tem sido uma prioridade fundamental da ação externa da UE. O apoio da UE contribuiu para o surgimento de uma tendência positiva global no sentido de acabar com este fenómeno. A pandemia mundial veio pôr em causa esta tendência. No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, chegou o momento de refletir sobre a forma como as sociedades devem unir forças para combater a pobreza à escala mundial.

A alimentação é a essência da vida; contudo, é algo que damos por adquirido. A crise sanitária mundial de COVID-19 levou-nos a repensar as coisas que apreciamos verdadeiramente, bem como as nossas necessidades mais básicas. A alimentação é uma delas. A preservação do acesso a alimentos seguros e nutritivos constitui uma parte essencial da resposta à pandemia de COVID-19, especialmente para as comunidades pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas pela pandemia. A UE está empenhada em combater a fome mundial e em contribuir para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 2 das Nações Unidas: a erradicação da fome.

A UE tem lutado pela aplicação e pelo respeito dos direitos humanos e a abolição global da pena de morte continua a ser uma prioridade de destaque. Celebramos o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, reiterando a nossa firme posição contra a pena de morte.

06/10/2020 - Devemos reforçar os nossos laços com África, um continente jovem e dinâmico. Em primeiro lugar, para fazer face à crise atual, sendo esse o objetivo da minha missão à Etiópia esta semana; mas também, mais estruturalmente, com o objetivo de privilegiar em conjunto um desenvolvimento económico que seja simultaneamente verde, digital e equitativo nos dois continentes.

A biodiversidade e a natureza são essenciais para toda a vida que existe no planeta. A biodiversidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e no bem¬ estar do ser humano. A biodiversidade pode também consolidar a paz quando é posta em prática uma gestão inclusiva dos recursos naturais, no respeito dos direitos dos povos indígenas, combatendo o tráfico de espécies selvagens ou promovendo o diálogo internacional sobre recursos partilhados. Num dos seus primeiros discursos na qualidade de alto representante da UE, Josep Borrell salientara que "hoje em dia, a gestão das terras e dos recursos naturais é um dos maiores desafios com que o mundo se vê confrontado."

Pages