Delegation of the European Union to the Philippines

EEAS RSS Feeds

Displaying 1 - 10 of 124

9.11.2020 - Blogue do VP/AR – A vitória de Joe Biden como presidente eleito foi acolhida calorosamente na Europa. Importa agora aproveitar as oportunidades que esta vitória nos oferece para reconstruir a cooperação UE-EUA. A nova liderança dos EUA está pronta para restabelecer a parceria, e a UE, por seu turno, deverá preparar-se para reforçar o seu contributo. O mundo precisa de Estados Unidos dispostos a escutar e de uma Europa capaz de agir.

6/11/2020 – Blogue do AR/VP – Na passada terça¬ feira realizámos o 5.º Diálogo Estratégico UE Paquistão. Face à prolongada crise da COVID¬ 19, que se tem agravado, à luta contra o terrorismo e a radicalização e às crescentes tensões internacionais na região e no mundo, importa, mais do que nunca, que a UE aprofunde as relações com países como o Paquistão.

31/10/20200 – Blog do AR/VP – Desde o início do meu mandato que tenho vindo a trabalhar num novo regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos. Neste momento, encontramo-nos na fase final de um processo longo e complexo para levar à sua criação. Depois de serem adotados os devidos instrumentos jurídicos pelo Conselho, este regime permitir-nos-á agir rapidamente contra os autores das violações dos direitos humanos, onde quer que ocorram. Permitam-me explicar em que consiste este novo regime e como funciona o mecanismo institucional da UE.

27/10/20 - blogue do AR/VP – O Mediterrâneo Ocidental sempre foi e continua a ser uma região fundamental para a Europa. Contudo, para que as relações entre as duas margens do Mediterrâneo se desenvolvam de forma mutuamente benéfica, teremos de conseguir atenuar as crescentes disparidades entre elas, nomeadamente em termos económicos.

22/10/2020 - blogue do AR/VP - No mês passado, o presidente da China, Xi Jinping, prometeu que, até 2060, a China se tornará neutra em termos de carbono. Este anúncio poderá constituir um ponto de inflexão na luta contra as alterações climáticas a nível mundial, indo ao encontro dos esforços europeus no domínio da diplomacia climática.

18/10/2020 - blogue do AR/VP No último Conselho dos Negócios Estrangeiros, fizemos um balanço das nossas relações com a América Latina e as Caraíbas (ALC), numa altura em que esta região está a atravessar uma crise dramática devido à COVID-19. Esta análise também era particularmente necessária pois, ultimamente, a região não tem tido o devido destaque na nossa agenda: temos de inverter esta tendência.

No Dia Europeu de Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, a União Europeia reafirma o seu empenho em proteger as vítimas, apoiar os sobreviventes e perseguir penalmente os seus autores.

A pobreza é uma calamidade que afeta milhões de pessoas e que deve ser superada nos dias de hoje. A erradicação da pobreza tem sido uma prioridade fundamental da ação externa da UE. O apoio da UE contribuiu para o surgimento de uma tendência positiva global no sentido de acabar com este fenómeno. A pandemia mundial veio pôr em causa esta tendência. No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, chegou o momento de refletir sobre a forma como as sociedades devem unir forças para combater a pobreza à escala mundial.

A alimentação é a essência da vida; contudo, é algo que damos por adquirido. A crise sanitária mundial de COVID-19 levou-nos a repensar as coisas que apreciamos verdadeiramente, bem como as nossas necessidades mais básicas. A alimentação é uma delas. A preservação do acesso a alimentos seguros e nutritivos constitui uma parte essencial da resposta à pandemia de COVID-19, especialmente para as comunidades pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas pela pandemia. A UE está empenhada em combater a fome mundial e em contribuir para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 2 das Nações Unidas: a erradicação da fome.

14/10/2020 – Blogue do AR/VP – Em tempos de crise, tendemos logicamente a centrarmo nos nas nossas próprias dificuldades. Acabado de regressar de África, gostaria de debruçar me sobre a forma como a COVID-19 está a redefinir a economia mundial. Comecemos por dar uma volta ao mundo para ver como a pandemia está a alterar o equilíbrio entre riqueza e poder.

Pages